O Município de Valença criou um balcão de inclusão destinado a pessoas com deficiência ou incapacidade e para as respetivas famílias com o objetivo de prestar informação sobre os direitos e deveres, facilitar a mediação e a acessibilidade e encaminhar para as melhores soluções.
O balcão está a funcionar na Avenida da Juventude, nas instalações dos Serviços de Ação Social, no Bloco A. “Com este novo balcão, Valença ganha um atendimento especializado e melhora a qualidade do serviço prestado aos cidadãos, que encontram, num só espaço, uma melhor orientação e encaminhamento para um conjunto de questões que os preocupam”, explicou o Município, num comunicado.
“Entre os serviços disponíveis encontra-se atendimento especializado nas seguintes áreas: Prestações sociais (subsídios e apoios); Respostas sociais (lares residenciais, centros de atividades ocupacionais, centros de reabilitação, etc.); Produtos de Apoios/Ajudas Técnicas; Emprego e apoios às Entidades Empregadoras; Orientação e encaminhamento para outras entidades; Formação Profissional; Benefícios fiscais; Acessibilidades; Transportes; Intervenção Precoce; Educação e Centros de recursos para a inclusão”, completa.
O balcão funciona de segunda a sexta feira, das 9h00 às 12h30 e as 13h30 às 16h00. O serviço está ainda disponível através dos telefones: 964 431 029 | 925 646 490 | 251 249 488 ou através do email: asocial@cm-valenca.pt.
A criação do balcão resulta de uma parceria estabelecida entre o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) e a Câmara Municipal de Valença.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
Bluay, autor do single “Faz bem”, com a participação especial de Julinho KSD, é o cabeça de cartaz da passagem de ano de Viana do Castelo, que decorrerá no Centro Cultural da capital do Alto Minho.
Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.