O Município de Valença criou um balcão de inclusão destinado a pessoas com deficiência ou incapacidade e para as respetivas famílias com o objetivo de prestar informação sobre os direitos e deveres, facilitar a mediação e a acessibilidade e encaminhar para as melhores soluções.
O balcão está a funcionar na Avenida da Juventude, nas instalações dos Serviços de Ação Social, no Bloco A. “Com este novo balcão, Valença ganha um atendimento especializado e melhora a qualidade do serviço prestado aos cidadãos, que encontram, num só espaço, uma melhor orientação e encaminhamento para um conjunto de questões que os preocupam”, explicou o Município, num comunicado.
“Entre os serviços disponíveis encontra-se atendimento especializado nas seguintes áreas: Prestações sociais (subsídios e apoios); Respostas sociais (lares residenciais, centros de atividades ocupacionais, centros de reabilitação, etc.); Produtos de Apoios/Ajudas Técnicas; Emprego e apoios às Entidades Empregadoras; Orientação e encaminhamento para outras entidades; Formação Profissional; Benefícios fiscais; Acessibilidades; Transportes; Intervenção Precoce; Educação e Centros de recursos para a inclusão”, completa.
O balcão funciona de segunda a sexta feira, das 9h00 às 12h30 e as 13h30 às 16h00. O serviço está ainda disponível através dos telefones: 964 431 029 | 925 646 490 | 251 249 488 ou através do email: asocial@cm-valenca.pt.
A criação do balcão resulta de uma parceria estabelecida entre o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) e a Câmara Municipal de Valença.

Tui e Valença vão ser, no final deste mês, o centro de debate sobre os desafios atuais da educação. Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Eurocidade acolhe o II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade, um evento destinado a professores, educadores, dirigentes escolares e profissionais da área.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca entregou cerca de 2.000 kg de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias atingidas pelos incêndios de julho e agosto de 2025. Cada colmeia recebeu 2 kg de suplemento alimentar, numa iniciativa que visa garantir a sobrevivência das colónias afetadas e apoiar a recuperação da atividade apícola no concelho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou apoios financeiros às Juntas e Uniões de Freguesia no valor total de 334.200 euros. Os investimentos vão abranger mobilidade, segurança rodoviária, equipamentos e requalificação urbana.
A Webincode, parceira certificada do software de gestão Cegid PHC, promoveu uma sessão de formação no FeelViana Sport Hotel, reunindo empresas da região num encontro dedicado à inovação e à transformação digital.
O Santa Luzia FC saiu derrotado por 4-0 na deslocação ao terreno do Leões de Porto Salvo, em jogo da Liga Feminina Placard, num encontro cujo desfecho final acaba por ser excessivo face ao que se passou, sobretudo, na primeira metade.
Viana do Castelo voltou a ser palco, este domingo, de um dos maiores eventos desportivos do Alto Minho, com a realização da 27ª JSC Meia Maratona Manuela Machado - Viana Fica no Coração e da 25ª Caminhada Viana Fica no Coração.
A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.