O Município de Valença criou um balcão de inclusão destinado a pessoas com deficiência ou incapacidade e para as respetivas famílias com o objetivo de prestar informação sobre os direitos e deveres, facilitar a mediação e a acessibilidade e encaminhar para as melhores soluções.
O balcão está a funcionar na Avenida da Juventude, nas instalações dos Serviços de Ação Social, no Bloco A. “Com este novo balcão, Valença ganha um atendimento especializado e melhora a qualidade do serviço prestado aos cidadãos, que encontram, num só espaço, uma melhor orientação e encaminhamento para um conjunto de questões que os preocupam”, explicou o Município, num comunicado.
“Entre os serviços disponíveis encontra-se atendimento especializado nas seguintes áreas: Prestações sociais (subsídios e apoios); Respostas sociais (lares residenciais, centros de atividades ocupacionais, centros de reabilitação, etc.); Produtos de Apoios/Ajudas Técnicas; Emprego e apoios às Entidades Empregadoras; Orientação e encaminhamento para outras entidades; Formação Profissional; Benefícios fiscais; Acessibilidades; Transportes; Intervenção Precoce; Educação e Centros de recursos para a inclusão”, completa.
O balcão funciona de segunda a sexta feira, das 9h00 às 12h30 e as 13h30 às 16h00. O serviço está ainda disponível através dos telefones: 964 431 029 | 925 646 490 | 251 249 488 ou através do email: asocial@cm-valenca.pt.
A criação do balcão resulta de uma parceria estabelecida entre o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) e a Câmara Municipal de Valença.

O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.
A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.
Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.
O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.