Logo
Regional

Município de Valença avança com a requalificação de dois espaços da APPACDM

12 Setembro, 2023 | 9:53
Partilhar
Isabel Marques
Menos de 1 minuto de leitura

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Valença vai reconverter um antigo refeitório escolar em lar residencial e remodelar o antigo Centro de Atividades Ocupacionais (CAO). O investimento em ambas as empreitadas ultrapassa os 900 mil euros. 

A empreitada de reconversão desenvolve-se no antigo Bloco C da Escola EB 2/3,S do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, onde estava instalado o refeitório escolar, e que passará a ser um lar residencial. A obra foi lançada a concurso público, por mais de 630 mil euros.

Segundo o Município de Valença, este novo lar terá capacidade para “acolher 20 utentes e pretende suprir situações de negligência familiar resultantes da ausência de retaguarda adequada”.

Pode ser uma imagem de texto

Em fase de conclusão está, também, a remodelação do antigo CAO, que passou a designar-se Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), num investimento de aproximadamente 300 mil euros, financiado pelo Norte 2020.

Pode ser uma imagem de rua

Para José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença, “o Município tem um papel fundamental, enquanto agente público, na promoção e implementação de políticas de inclusão. O que passa, desde logo, por assegurar que as instituições de solidariedade social disponham dos meios adequados para a realização da sua atividade, contribuindo para o bem-estar de cada utente”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 13 Dezembro, 2025

Bela Trama leva música de Viana do Castelo às dunas do Saara

A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).

Regional 13 Dezembro, 2025

Ponte da Barca celebra Natal com exposição de velas nos Paços do Concelho

Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.

Cultura 13 Dezembro, 2025

Viana do Castelo despede-se de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com concerto de Rodrigo Leão

Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.

Regional 13 Dezembro, 2025

Igreja de São Domingos recebe “Adoração dos Reis Magos” com presépio vivo e concerto de Natal

A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.

Desporto 13 Dezembro, 2025

Liga Feminina Placard regressa este sábado a Viana do Castelo com duelo de gigantes

A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.

Cultura 13 Dezembro, 2025

João Baião apresenta “Baião d’Oxigénio” em Viana do Castelo

O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.

Regional 13 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Feirão do Mel anima a Praça da República este sábado

A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.