A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Valença vai reconverter um antigo refeitório escolar em lar residencial e remodelar o antigo Centro de Atividades Ocupacionais (CAO). O investimento em ambas as empreitadas ultrapassa os 900 mil euros.
A empreitada de reconversão desenvolve-se no antigo Bloco C da Escola EB 2/3,S do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, onde estava instalado o refeitório escolar, e que passará a ser um lar residencial. A obra foi lançada a concurso público, por mais de 630 mil euros.
Segundo o Município de Valença, este novo lar terá capacidade para “acolher 20 utentes e pretende suprir situações de negligência familiar resultantes da ausência de retaguarda adequada”.

Em fase de conclusão está, também, a remodelação do antigo CAO, que passou a designar-se Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), num investimento de aproximadamente 300 mil euros, financiado pelo Norte 2020.

Para José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença, “o Município tem um papel fundamental, enquanto agente público, na promoção e implementação de políticas de inclusão. O que passa, desde logo, por assegurar que as instituições de solidariedade social disponham dos meios adequados para a realização da sua atividade, contribuindo para o bem-estar de cada utente”.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.
O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.
Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.
O jornal “A Aurora do Lima”, o mais antigo em circulação contínua em Portugal Continental, celebra hoje 170 anos de existência. O jornal nasceu a 15 de dezembro de 1855. Para assinalar a efeméride, a Sala Couto Viana, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, acolhe uma conferência comemorativa às 17h30, subordinada ao tema “170 anos: Resistência e evolução – Esperança na consolidação”.
No XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), realizado este domingo em Viana do Castelo, o primeiro-ministro Luís Montenegro afirmou que a regionalização não será prioridade nesta legislatura, considerando que este ainda não é o momento adequado para avançar com este processo.