A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Valença vai reconverter um antigo refeitório escolar em lar residencial e remodelar o antigo Centro de Atividades Ocupacionais (CAO). O investimento em ambas as empreitadas ultrapassa os 900 mil euros.
A empreitada de reconversão desenvolve-se no antigo Bloco C da Escola EB 2/3,S do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, onde estava instalado o refeitório escolar, e que passará a ser um lar residencial. A obra foi lançada a concurso público, por mais de 630 mil euros.
Segundo o Município de Valença, este novo lar terá capacidade para “acolher 20 utentes e pretende suprir situações de negligência familiar resultantes da ausência de retaguarda adequada”.

Em fase de conclusão está, também, a remodelação do antigo CAO, que passou a designar-se Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), num investimento de aproximadamente 300 mil euros, financiado pelo Norte 2020.

Para José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença, “o Município tem um papel fundamental, enquanto agente público, na promoção e implementação de políticas de inclusão. O que passa, desde logo, por assegurar que as instituições de solidariedade social disponham dos meios adequados para a realização da sua atividade, contribuindo para o bem-estar de cada utente”.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.
A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.
Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?