O Município de Valença lançou a sua nova logomarca com a assinatura “Valença, Viver Sem Fronteiras”.
No novo logo destaca-se o património histórico, simbolizado na guarita do nosso ex-libris, a Fortaleza de Valença; a natureza e o rio Minho, simbolizados nas ondas do grafismo; a Ponte Centenária Internacional, símbolo maior das relações transfronteiriças, representada pelos losangos da estrutura metálica e pelas arcadas de pedra laterais. Estes elementos chave destacam-se no logo que pretende transportar marcas como a Fortaleza, a ponte centenária internacional, São Teotónio, o rio Minho, a natureza, o comércio, a gastronomia, a multiculturalidade proporcionada pelos Caminhos de Santiago, a cultura transfronteiriça e o património edificado do concelho.
Para o Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, “partindo destes conceitos, reunimos num logotipo e concretizamos num slogan a identidade de Valença. Valença é uma cidade com potencialidades únicas e com uma identidade própria cultivada pela valentia das suas gentes, pela imponência patrimonial e histórica, pela riqueza da sua cultura, costumes e tradições. A nova marca carrega e compila séculos de história e de memórias, mas pretende apresentar-se mais competitiva, inovadora e apelativa”.
A imagem projeta uma história forjada com a valentia e a perseverança do povo valenciano que o Município quer exaltar para apelar ao orgulho dos Valencianos. É com este orgulho nas raízes valencianas que o Município quer ostentar a nova logomarca.
A conceção desta logomarca vai muito além do símbolo e do slogan que a compõem, fazendo parte da estratégia de posicionamento do Município de Valença nas suas relações institucionais, na comunicação externa e na projeção turística nacional e internacional.
A nova imagem institucional do Município de Valença será aplicada, desde já ao longo dos próximos meses em todas as formas de comunicação interna e externa do Município.

O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.