Decorreu no Auditório Municipal, uma reunião com as Juntas de Freguesia do concelho de Ponte de Lima com o objetivo da prestação de informação e debate relativo ao Serviço de Recolha de Resíduos Urbanos.
Para esta reunião, que contou com a presença do Sr. Vereador do Ambiente, Eng.º Gonçalo Rodrigues, foram convidados a participar todos os Presidentes de Junta de Freguesia, parceiros ativos e fundamentais na operação pelo conhecimento que detêm no que se refere às reais necessidades relativas a esta temática na sua freguesia.
Participou, ainda, a convite um representante da Resulima, bem como trabalhadores do Município de Ponte de Lima com responsabilidade na organização e gestão das equipas de recolha de resíduos urbanos com o objetivo de serem prestados todos os esclarecimentos necessários.
Foram debatidos os pontos que constavam da ordem de trabalhos nomeadamente, informação sobre a plataforma de apoio à recolha de resíduos que irá entrar em funcionamento ainda no decorrer do mês de agosto e que se pretende que vá otimizar os circuitos, recolhas e produzir informação útil para relatórios sobre o desempenho do serviço de recolha de resíduos.
Foi ainda prestada informação sobre as ações de sensibilização a realizar pelo Município de Ponte de Lima e pela Resulima nas diferentes freguesias e Instituições de Ensino.
O serviço de recolha de monstros foi outro dos assuntos debatidos, sendo que foi reforçado o apelo à utilização da linha “SOS Resíduos” de forma a que todos os pedidos possam ficar registados e tenham o posterior e devido tratamento, contribuindo para aumentar o sucesso já obtido com a disponibilização desta linha que tem conhecido um aumento exponencial de chamadas e emails a solicitar a recolha de monstros.
Na sequência da reunião, as Juntas de Freguesia vão receber um conjunto de pedidos de informação visando a recolha de contributos com o intuito de manter a participação ativa no processo em curso de melhoria deste serviço prestado à população.
No final da reunião houve ainda lugar à assinatura de Protocolos de Cooperação entre as Juntas de Freguesia e a Resulima relativos aos Ecolugares já instalados em freguesias com maior potencial de produção de resíduos diferenciados.
A reunião permitiu alcançar objetivos pretendidos e todos os presentes tiveram a oportunidade de participar expondo o seu ponto de vista, críticas e sugestões. Quer o Município de Ponte de lima, através do Sr. Vereador Eng.º Gonçalo Rodrigues e dos responsáveis pelas equipas, quer a Resulima, responderam às várias questões colocadas e sugestões apontadas.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.