Decorreu no Auditório Municipal, uma reunião com as Juntas de Freguesia do concelho de Ponte de Lima com o objetivo da prestação de informação e debate relativo ao Serviço de Recolha de Resíduos Urbanos.
Para esta reunião, que contou com a presença do Sr. Vereador do Ambiente, Eng.º Gonçalo Rodrigues, foram convidados a participar todos os Presidentes de Junta de Freguesia, parceiros ativos e fundamentais na operação pelo conhecimento que detêm no que se refere às reais necessidades relativas a esta temática na sua freguesia.
Participou, ainda, a convite um representante da Resulima, bem como trabalhadores do Município de Ponte de Lima com responsabilidade na organização e gestão das equipas de recolha de resíduos urbanos com o objetivo de serem prestados todos os esclarecimentos necessários.
Foram debatidos os pontos que constavam da ordem de trabalhos nomeadamente, informação sobre a plataforma de apoio à recolha de resíduos que irá entrar em funcionamento ainda no decorrer do mês de agosto e que se pretende que vá otimizar os circuitos, recolhas e produzir informação útil para relatórios sobre o desempenho do serviço de recolha de resíduos.
Foi ainda prestada informação sobre as ações de sensibilização a realizar pelo Município de Ponte de Lima e pela Resulima nas diferentes freguesias e Instituições de Ensino.
O serviço de recolha de monstros foi outro dos assuntos debatidos, sendo que foi reforçado o apelo à utilização da linha “SOS Resíduos” de forma a que todos os pedidos possam ficar registados e tenham o posterior e devido tratamento, contribuindo para aumentar o sucesso já obtido com a disponibilização desta linha que tem conhecido um aumento exponencial de chamadas e emails a solicitar a recolha de monstros.
Na sequência da reunião, as Juntas de Freguesia vão receber um conjunto de pedidos de informação visando a recolha de contributos com o intuito de manter a participação ativa no processo em curso de melhoria deste serviço prestado à população.
No final da reunião houve ainda lugar à assinatura de Protocolos de Cooperação entre as Juntas de Freguesia e a Resulima relativos aos Ecolugares já instalados em freguesias com maior potencial de produção de resíduos diferenciados.
A reunião permitiu alcançar objetivos pretendidos e todos os presentes tiveram a oportunidade de participar expondo o seu ponto de vista, críticas e sugestões. Quer o Município de Ponte de lima, através do Sr. Vereador Eng.º Gonçalo Rodrigues e dos responsáveis pelas equipas, quer a Resulima, responderam às várias questões colocadas e sugestões apontadas.
O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.