Decorreu no Auditório Municipal, uma reunião com as Juntas de Freguesia do concelho de Ponte de Lima com o objetivo da prestação de informação e debate relativo ao Serviço de Recolha de Resíduos Urbanos.
Para esta reunião, que contou com a presença do Sr. Vereador do Ambiente, Eng.º Gonçalo Rodrigues, foram convidados a participar todos os Presidentes de Junta de Freguesia, parceiros ativos e fundamentais na operação pelo conhecimento que detêm no que se refere às reais necessidades relativas a esta temática na sua freguesia.
Participou, ainda, a convite um representante da Resulima, bem como trabalhadores do Município de Ponte de Lima com responsabilidade na organização e gestão das equipas de recolha de resíduos urbanos com o objetivo de serem prestados todos os esclarecimentos necessários.
Foram debatidos os pontos que constavam da ordem de trabalhos nomeadamente, informação sobre a plataforma de apoio à recolha de resíduos que irá entrar em funcionamento ainda no decorrer do mês de agosto e que se pretende que vá otimizar os circuitos, recolhas e produzir informação útil para relatórios sobre o desempenho do serviço de recolha de resíduos.
Foi ainda prestada informação sobre as ações de sensibilização a realizar pelo Município de Ponte de Lima e pela Resulima nas diferentes freguesias e Instituições de Ensino.
O serviço de recolha de monstros foi outro dos assuntos debatidos, sendo que foi reforçado o apelo à utilização da linha “SOS Resíduos” de forma a que todos os pedidos possam ficar registados e tenham o posterior e devido tratamento, contribuindo para aumentar o sucesso já obtido com a disponibilização desta linha que tem conhecido um aumento exponencial de chamadas e emails a solicitar a recolha de monstros.
Na sequência da reunião, as Juntas de Freguesia vão receber um conjunto de pedidos de informação visando a recolha de contributos com o intuito de manter a participação ativa no processo em curso de melhoria deste serviço prestado à população.
No final da reunião houve ainda lugar à assinatura de Protocolos de Cooperação entre as Juntas de Freguesia e a Resulima relativos aos Ecolugares já instalados em freguesias com maior potencial de produção de resíduos diferenciados.
A reunião permitiu alcançar objetivos pretendidos e todos os presentes tiveram a oportunidade de participar expondo o seu ponto de vista, críticas e sugestões. Quer o Município de Ponte de lima, através do Sr. Vereador Eng.º Gonçalo Rodrigues e dos responsáveis pelas equipas, quer a Resulima, responderam às várias questões colocadas e sugestões apontadas.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.