O Município de Ponte de Lima vai promover o lançamento do livro "Primus Inter Pares", de Maria de Magalhães, no dia 27 de abril, pelas 18h00, no Auditório dos Paços do Concelho.
Trata-se de uma obra que mergulha na profundidade de um grande amor, contada na primeira pessoa, onde a narrativa segue a trajetória de uma vida, desde a construção de uma relação e de uma família até à criação de um mundo apaixonado, que é desafiado por situações difíceis e mundanas.
A autora explora os sentimentos e as expectativas de uma mulher na jornada de construir e manter um relacionamento, uma família e um lar, apenas para enfrentar o desmoronamento desse sonho mais tarde.
Uma obra descomplicada que retrata um amor verdadeiro, vivido, relatado e sonhado na primeira pessoa, prometendo cativar os leitores com a sua sinceridade e intensidade emocional.
Maria de Magalhães nasceu em Ponte de Lima e com apenas 17 anos, ruma a Braga para ingressar na Universidade do Minho, onde se licenciou em ensino de Português/Inglês (1996). Desde cedo que manifesta uma grande paixão pelo ensino e pela literatura. Em 2000 casa-se e vai residir para Esposende, onde nascem os seus dois filhos. Os vinte anos seguintes foram dedicados à família e ao ensino. De regresso a terras limianas, desempenha entre outras as funções de Professora, Vice-Presidente do Conselho Executivo, Subdiretora e Formadora.

Viana do Castelo será palco de duas iniciativas dedicadas à música de órgão este sábado, 22 de novembro. A partir das 11h00, a Igreja de Nossa Senhora da Agonia recebe a conferência “Órgão – Herança Histórica e Cultural”, conduzida pelo organista e investigador João Vaz. Durante a sessão, será abordada a evolução do instrumento ao longo dos séculos e a sua importância na tradição musical portuguesa.
O jornalista Paulo Julião, natural de Viana do Castelo, foi um dos vencedores dos Prémios Lusa do 3.º trimestre de 2025, distinção atribuída pelo Conselho de Administração da agência noticiosa. O repórter integrou a equipa que assinou um conjunto de trabalhos realizados em Cabo Delgado, Moçambique, durante a última semana de julho.
Três iniciativas nacionais – incluindo duas desenvolvidas na região Centro e uma no Norte – foram distinguidas com os Prémios ODSlocal, que reconhecem projetos exemplares na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.
O Município de Valença vai aderir à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos com uma campanha especial de recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), a decorrer de 22 a 30 deste mês. A iniciativa pretende mobilizar a comunidade para a deposição responsável de aparelhos elétricos e eletrónicos em fim de vida, promovendo práticas ambientais mais sustentáveis.
O Dia Jubilar da Música 2025, que reúne bandas filarmónicas do distrito e da diocese de Viana do Castelo, sofreu uma alteração de última hora devido às previsões de chuva para domingo, 23 de novembro.
Vila Nova de Cerveira vai receber este sábado, dia 22 de novembro, às 11 horas, a estreia do espetáculo infantil “Faz-me um Resumo”, uma criação de Joana Magalhães encomendada pelas Comédias do Minho. A sessão decorre na Biblioteca Municipal e é de entrada livre, antecedendo apresentações para escolas do concelho entre 24 e 27 de novembro.
Aproveitando o bom tempo que se tem feito sentir, a Câmara Municipal de Caminha está a acelerar várias intervenções de manutenção no exterior dos Paços do Concelho. As equipas municipais encontram-se no terreno a realizar trabalhos de limpeza, reparação e conservação, numa ação que visa melhorar a imagem e a funcionalidade do edifício.