O Município de Ponte de Lima vai promover o lançamento do livro "Primus Inter Pares", de Maria de Magalhães, no dia 27 de abril, pelas 18h00, no Auditório dos Paços do Concelho.
Trata-se de uma obra que mergulha na profundidade de um grande amor, contada na primeira pessoa, onde a narrativa segue a trajetória de uma vida, desde a construção de uma relação e de uma família até à criação de um mundo apaixonado, que é desafiado por situações difíceis e mundanas.
A autora explora os sentimentos e as expectativas de uma mulher na jornada de construir e manter um relacionamento, uma família e um lar, apenas para enfrentar o desmoronamento desse sonho mais tarde.
Uma obra descomplicada que retrata um amor verdadeiro, vivido, relatado e sonhado na primeira pessoa, prometendo cativar os leitores com a sua sinceridade e intensidade emocional.
Maria de Magalhães nasceu em Ponte de Lima e com apenas 17 anos, ruma a Braga para ingressar na Universidade do Minho, onde se licenciou em ensino de Português/Inglês (1996). Desde cedo que manifesta uma grande paixão pelo ensino e pela literatura. Em 2000 casa-se e vai residir para Esposende, onde nascem os seus dois filhos. Os vinte anos seguintes foram dedicados à família e ao ensino. De regresso a terras limianas, desempenha entre outras as funções de Professora, Vice-Presidente do Conselho Executivo, Subdiretora e Formadora.

Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.
A Cabo Eva Santos entrou para a história do Comando Territorial de Viana do Castelo ao tornar-se a primeira mulher a alcançar o posto de Cabo-Mor, o nível mais elevado da categoria de Guardas da GNR neste distrito.
A Associação Sócio Cultural de Moradores do Núcleo Habitacional da Abelheira esteve na Câmara Municipal de Viana do Castelo, onde deu voz à tradição das janeiras, levando música, alegria e votos de um Feliz 2026 ao executivo municipal.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo abriu um concurso para a atribuição de 32 habitações sociais, em regime de arrendamento apoiado, distribuídas pelas freguesias de Alvarães, Areosa, Barroselas e Darque. O período de apresentação de candidaturas decorre entre 2 e 27 de fevereiro de 2026.