Logo
Regional

Município de Ponte de Lima dá início à formação Património Gastronómico

27 Outubro, 2023 | 16:49
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O Município de Ponte de Lima no âmbito do programa “Formação Mais Próxima” em articulação com a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e com o apoio da Confraria Gastronómica do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, vai iniciar uma formação que vai decorrer nos dias 8, 15, 22 e 29 de novembro na Clara Penha – Casa dos Sabores.

A presente ação insere-se no quadro de valorização e registo do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como Especialidade Tradicional Garantida (ETG) que assume especial relevância no sentido contribuir para a preservação e perpetuação da receita tradicional do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima na medida em que oferece ao consumidor a garantia da sua origem, genuinidade e o respeito pelos métodos de produção tradicionais.

Com efeito, os produtos agroalimentares tradicionais, como é o caso do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima são produtos portadores de elevado conteúdo simbólico, associado à ruralidade, ao espaço geocultural, sentido de pertença imbuída de simbolismo de tradições que urge preservar e dinamizar. Para o efeito, revela-se da maior premência dotar os profissionais da
restauração de Ponte de Lima de competências que consolidem as diretrizes deste importante processo como relevante instrumento, eficaz para criar economias de escala, sendo o processo de certificação uma mais-valia para o produto em si, para a segurança alimentar dos consumidores e um estímulo para a sua comercialização, num contexto em que o consumidor é cada vez mais fidelizado e exigente.

A classificação do Arroz de Sarrabulho como ETG pretende preservar o modo de transformação e composição que corresponde a uma prática tradicional de confecionar este prato gastronómico, produzido a partir de matérias-primas ou ingredientes utilizados tradicionalmente.

Estamos perante um relevante processo para a afirmação do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima num patamar de Excelência visando consolidar Ponte de Lima como Destino Gastronómico capaz de atrair crescentemente, segmentos de mercado mais específicos que valorizam a diferenciação, a confiança e a qualidade no âmbito da sua experienciarão turística.

Património Gastronómico: qualificar para proteger (8 horas)
Dias: 8, 15, 22 e 29 de novembro
Horário: das 15h30 às 17h30
Link da Inscrição: https://bit.ly/PG_PL

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 17 Maio, 2024

APPACDM de Viana do Castelo vence IV Jornadas Inclusivas de Paredes

A Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo conquistou a primeira classificação nas IV Jornadas Inclusivas – Paredes, no Porto.

Regional 17 Maio, 2024

Ponte de Lima organiza segundo simpósio internacional de gastronomia em julho

A Câmara de Ponte de Lima e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) organizam o segundo simpósio dedicado ao património gastronómico do Alto Minho, a 04 e 05 de julho, no Palacete Villa Moraes.

Regional 17 Maio, 2024

Município de Viana do Castelo constitui Conselho Municipal de Baldios

A Câmara de Viana do Castelo instalou o Conselho Municipal de Baldios de Viana do Castelo, órgão de natureza consultivo constituído por representantes das 13 unidades de baldios do concelho.

Regional 17 Maio, 2024

Carlos Plácido vai pedalar cerca de 500 quilómetros até Lisboa

Um transplante pulmonar permitiu a Carlos Plácido, de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, voltar a andar de bicicleta. Agora, em forma de agradecimento e encorajamento de outros doentes em lista de espera, quer realizar um sonho: ir à consulta no hospital de Santa Marta, em Lisboa, a pedalar.

Regional 17 Maio, 2024

Navio NRP Rio Minho aberto a visitas no fim de semana

O navio NRP Rio Minho, em missão naquele troço internacional de água, está atracado no cais do Parque de Lazer do Castelinho, em Vila Nova de Cerveira, de portas abertas a visitantes durante o fim de semana.

Regional 17 Maio, 2024

Mais habitações da freguesia de Mujães com ligação à rede de saneamento

A estação elevatória de águas residuais de Agra da Aldeia, freguesia de Mujães, em Viana do Castelo, entrou em funcionamento, permitindo a ligação ao saneamento da rede pública de 55 fogos, servindo 111 habitantes.

Regional 17 Maio, 2024

Insufláveis, torneio de futebol ou “Festa do Sável” abrilhantam o Dia Mundial da Criança em Lanhelas

A freguesia de Lanhelas, no Município de Caminha, vai assinalar o Dia Mundial da Criança, 1 de junho, com várias atividades, para miúdos e graúdos, no Estádio Ilídio Couto, no Cruzeiro da Independência e nos Jardins de São Gregório.