O Município de Ponte de Lima no âmbito do programa “Formação Mais Próxima” em articulação com a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e com o apoio da Confraria Gastronómica do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, vai iniciar uma formação que vai decorrer nos dias 8, 15, 22 e 29 de novembro na Clara Penha – Casa dos Sabores.
A presente ação insere-se no quadro de valorização e registo do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como Especialidade Tradicional Garantida (ETG) que assume especial relevância no sentido contribuir para a preservação e perpetuação da receita tradicional do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima na medida em que oferece ao consumidor a garantia da sua origem, genuinidade e o respeito pelos métodos de produção tradicionais.
Com efeito, os produtos agroalimentares tradicionais, como é o caso do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima são produtos portadores de elevado conteúdo simbólico, associado à ruralidade, ao espaço geocultural, sentido de pertença imbuída de simbolismo de tradições que urge preservar e dinamizar. Para o efeito, revela-se da maior premência dotar os profissionais da
restauração de Ponte de Lima de competências que consolidem as diretrizes deste importante processo como relevante instrumento, eficaz para criar economias de escala, sendo o processo de certificação uma mais-valia para o produto em si, para a segurança alimentar dos consumidores e um estímulo para a sua comercialização, num contexto em que o consumidor é cada vez mais fidelizado e exigente.
A classificação do Arroz de Sarrabulho como ETG pretende preservar o modo de transformação e composição que corresponde a uma prática tradicional de confecionar este prato gastronómico, produzido a partir de matérias-primas ou ingredientes utilizados tradicionalmente.
Estamos perante um relevante processo para a afirmação do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima num patamar de Excelência visando consolidar Ponte de Lima como Destino Gastronómico capaz de atrair crescentemente, segmentos de mercado mais específicos que valorizam a diferenciação, a confiança e a qualidade no âmbito da sua experienciarão turística.
Património Gastronómico: qualificar para proteger (8 horas)
Dias: 8, 15, 22 e 29 de novembro
Horário: das 15h30 às 17h30
Link da Inscrição: https://bit.ly/PG_PL
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou que fará “tudo ao seu alcance” para que o cinema continue a existir no concelho e no distrito, face ao encerramento das salas da Cineplace.
O Teatro Municipal de Tui acolhe, no próximo sábado, dia 7 de fevereiro, às 19h00, o Concerto do 14.º Aniversário da Eurocidade Tui–Valença, um evento que celebra a união cultural e artística entre as duas cidades fronteiriças.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira o novo regulamento do transporte público urbano, que simplifica tarifas e lança um passe único de 20 euros por mês, válido para todas as linhas do TUViana.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, as tolerâncias de ponto para os trabalhadores municipais, incluindo os serviços municipalizados, ao longo do ano de 2026. A medida permite que os funcionários possam planear as férias em consonância com datas festivas, sem comprometer o funcionamento dos serviços essenciais.
O projeto de regulamento municipal que prevê a atribuição de apoios aos Bombeiros Voluntários de Monção, incluindo comparticipação no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), entrou esta terça-feira em consulta pública, após publicação em Diário da República.
O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a emissão de um parecer favorável ao Projeto de Lei n.º 354/XVII, que propõe a elevação da povoação de Vila de Punhe à categoria de vila.
Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.