O Município de Ponte de Lima no âmbito do programa “Formação Mais Próxima” em articulação com a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo e com o apoio da Confraria Gastronómica do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, vai iniciar uma formação que vai decorrer nos dias 8, 15, 22 e 29 de novembro na Clara Penha – Casa dos Sabores.
A presente ação insere-se no quadro de valorização e registo do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como Especialidade Tradicional Garantida (ETG) que assume especial relevância no sentido contribuir para a preservação e perpetuação da receita tradicional do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima na medida em que oferece ao consumidor a garantia da sua origem, genuinidade e o respeito pelos métodos de produção tradicionais.
Com efeito, os produtos agroalimentares tradicionais, como é o caso do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima são produtos portadores de elevado conteúdo simbólico, associado à ruralidade, ao espaço geocultural, sentido de pertença imbuída de simbolismo de tradições que urge preservar e dinamizar. Para o efeito, revela-se da maior premência dotar os profissionais da
restauração de Ponte de Lima de competências que consolidem as diretrizes deste importante processo como relevante instrumento, eficaz para criar economias de escala, sendo o processo de certificação uma mais-valia para o produto em si, para a segurança alimentar dos consumidores e um estímulo para a sua comercialização, num contexto em que o consumidor é cada vez mais fidelizado e exigente.
A classificação do Arroz de Sarrabulho como ETG pretende preservar o modo de transformação e composição que corresponde a uma prática tradicional de confecionar este prato gastronómico, produzido a partir de matérias-primas ou ingredientes utilizados tradicionalmente.
Estamos perante um relevante processo para a afirmação do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima num patamar de Excelência visando consolidar Ponte de Lima como Destino Gastronómico capaz de atrair crescentemente, segmentos de mercado mais específicos que valorizam a diferenciação, a confiança e a qualidade no âmbito da sua experienciarão turística.
Património Gastronómico: qualificar para proteger (8 horas)
Dias: 8, 15, 22 e 29 de novembro
Horário: das 15h30 às 17h30
Link da Inscrição: https://bit.ly/PG_PL
A Capela de Santa Catarina, no coração da Ribeira de Viana do Castelo, recebe na próxima terça-feira, 25 de novembro, às 16h30, uma missa solene em homenagem ao aniversário de Santa Catarina.
A Juventude Viana continua imparável no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão – Zona Norte. Este sábado, a formação orientada por André Torres deslocou-se ao terreno da AD OH Sports, em Oliveira do Hospital, onde somou mais uma vitória expressiva (3-9), em jogo referente à 8.ª jornada da competição.
A Associação Desportiva da Camacha recebeu este domingo, na Ilha da Madeira, o SC Vianense para concluir o encontro referente à 7.ª jornada do Campeonato de Portugal, interrompido ao intervalo no passado dia 26 de outubro devido ao denso nevoeiro que impossibilitou a continuação da partida.
O Coro Ars Vocalis, da Escola de Música de Esposende, prepara-se para atuar no Palau da Música Catalã, em Barcelona, uma das salas mais prestigiadas da Europa. A seleção do coro português para este palco, reconhecido pela excelência artística e acústica, confirma a qualidade do trabalho desenvolvido no concelho.
O Teatro Municipal Sá de Miranda prepara-se para viver dias de festa com a chegada da «Zé Pedro Associação Musical». O grupo sobe ao palco com uma revista à portuguesa especialmente criada para celebrar os 50 anos da Escola de Música José Pedro.
A 20ª edição do Festival Internacional de Jardins encerrou, deixando um saldo positivo em termos de visitantes e qualidade dos projetos apresentados. Este ano, o tema foi “Jardins da Paz – Jardim para a Paz”, que inspirou designers de todo o mundo a refletirem sobre o conceito de Paz através do paisagismo.
A Associação Desportiva da Camacha recebe este domingo, na Ilha da Madeira, o SC Vianense para a conclusão do encontro referente à 7.ª jornada do Campeonato de Portugal, suspenso ao intervalo no passado dia 26 de outubro devido ao denso nevoeiro que impediu a continuidade da partida.