A 3º edição da rota que atravessa vários lugares da vila desfrutando de um copo de Vinho Verde Loureiro e de um petisco, regressa a Ponte de Lima de 22 de setembro a 22 de outubro.
O Lourear a Pevide, 100 por cento limiano, visa incentivar hábitos de consumo e conquistar novos consumidores de vinho a copo. São 23 cartões-de-visita do melhor que se produz em Ponte de Lima, sempre com o vinho da casta Loureiro como ponto de partida para um festim enogastronómico.
“Os aromas, os sabores, o empratamento funde-se com as colheitas produzidas no concelho, com os seus toques cítricos e florais, alguma acidez que despertam os sentidos a pratos como um pastel liminar, criações à volta do bacalhau, desde o típico bolinho a um pão recheado e cremoso.”
Há pratos com passagem pelo forno, como o arranque do outono já pede, como cabrito, folar tostado com lombo do cachaço, ou
até folhadinhos de queijo com doce de abóbora. O leitão também chega à mesa, as batatas bravas, pimentos e tortilhas com cebolada, e tábuas, muitas tábuas de queijos e enchidos acompanhados de todos os vinhos Loureiro.
São vinhos e petiscos à moda de Ponte de Lima, para conhecer e descobrir de 22 de setembro a 22 de outubro na Vila Mais Antiga de Portugal e ao preço de 3,5 euros em mais um Lourear a Pevide.

Tal como na edição anterior há prémios associados aos melhores caçadores dos tesouros limianos. O primeiro é um fim-de-semana aos Açores para duas pessoas, se conquistar o segundo prémio prepara-se para uma experiência sensorial no Bom Jesus de Braga, e o terceiro é um passeio num elegante cavalo numa terra onde o desporto equestre valoriza as tradições do seu povo.
Para ficar habilitado é preciso juntar dez carimbos em cada visita a um dos estabelecimentos, colocar o mesmo folheto na tômbola existente na Loja Interativa de Turismo, de Ponte de Lima, existente na Torre da Cadeia Velha, em pleno centro histórico, e fica, automaticamente habilitado a um dos três prémios.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.
O alto do Monte de São Silvestre, em Cardielos, Viana do Castelo, será novamente palco da secular romaria em honra de S. Silvestre, uma das celebrações religiosas mais emblemáticas do concelho.
A Viana TV faz uma retrospetiva dos acontecimentos mais marcantes de maio, destacando conquistas desportivas, eventos culturais e, especialmente, as comemorações do Dia da Marinha 2025, que reforçaram a tradição marítima da cidade.