Logo
Regional

Município de Ponte da Barca lança concurso para restaurar igreja matriz

19 Julho, 2024 | 10:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Câmara de Ponte da Barca lançou o concurso público para a empreitada de conservação e restauro das fachadas e cobertura da Igreja Matriz, classificada como Monumento Nacional, por pelo menos 249.400 euros.

O anúncio da abertura do procedimento publicado no Diário da República, fixa em 300 dias (cerca de 10 meses) o prazo para os trabalhos, a executar na União das Freguesias de Ponte da Barca, Vila Nova de Muía e Paço Vedro de Magalhães, concelho de Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo.

Em fevereiro, a autarquia revelou a intenção de avançar com obras de requalificação na igreja, indicando que a primeira fase da empreitada rondaria os 250 mil euros.

Na nota de imprensa, a autarquia revelava ter sido aprovada, em reunião de câmara, “a minuta do protocolo que será celebrado entre o município de Ponte da Barca, a ESTAMO – Participações Imobiliárias, S.A. (empresa pública que detém o património do Estado), o Património Cultural, IP. e a Paróquia de S. João Baptista de Ponte da Barca, com vista a proceder a uma intervenção urgente na emblemática Igreja Matriz de Ponte da Barca”.

No protocolo, o município comprometia-se a assumir “o papel de entidade adjudicante nos procedimentos pré-contratuais e contratuais”, ao passo que a ESTAMO – Participações Imobiliárias, S.A. ficava responsável por “colaborar na gestão integrada do património imobiliário do Estado, garantindo a viabilização das intervenções necessárias na igreja”.

O Património Cultural, IP vai “assegurar o cumprimento das obrigações do Estado no que diz respeito à salvaguarda, conservação, restauro, valorização, divulgação e internacionalização do património cultural, uma vez que o edifício da Igreja Matriz pertence formalmente a esta instituição do Estado”, acrescentava a câmara.

“Além disso, poderá mobilizar recursos do Fundo de Salvaguarda do Património Cultural para financiar as medidas necessárias à proteção da igreja”, observava.

A Paróquia de S. João Baptista de Ponte da Barca “participará ativamente no processo, colaborando na definição das necessidades específicas da igreja e na promoção da sua fruição cultural junto da comunidade local e dos visitantes”, referiu o município.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 30 Junho, 2025

Cerveira apresenta Festival Internacional de Cinema e Artes em Movimento

Esta segunda-feira, pelas 18h00, o Palco das Artes, em Vila Nova de Cerveira, acolhe a apresentação pública do Biograf - Festival Internacional de Cinema e Artes em Movimento, um novo evento dedicado à interseção entre o cinema e as artes visuais contemporâneas, cuja primeira edição acontece entre 27 e 31 de agosto.

Regional 30 Junho, 2025

“Marginal” está de volta ao Jardim de Viana do Castelo

De 3 a 13 de julho, o Marginal – Festa no Jardim, está de regresso ao Jardim Público e ao Jardim Marginal de Viana do Castelo, com uma programação que integra animação itinerante, arte, atividades infantis, concertos, DJs, espetáculos de rua, teatro, marionetas, dança, circo contemporâneo, gastronomia, instalações artísticas, percursos interpretativos, ‘silent party’, Viana Beer Fest e Viana STARTS.

Nacional 30 Junho, 2025

Ponte da Barca apela ao Governo para manter helicóptero no Alto Minho

O presidente da Câmara de Ponte da Barca apelou ao Governo para reverter a decisão de deslocalizar o segundo meio aéreo do Alto Minho para Portalegre, “para garantir a maior e melhor resposta no combate aos incêndios”.

Regional 30 Junho, 2025

Viana do Castelo: Trabalhadores da Transcunha vão decidir se avançam para greve

Os 23 motoristas e quatro administrativos da Transcunha, atual concessionária dos transportes urbanos de Viana do Castelo, vão decidir em plenário se avançam para a greve para reclamar a sua integração no serviço que a câmara assume em setembro.

Desporto 30 Junho, 2025

Boavista desce administrativamente à Liga 3

O Boavista, campeão nacional em 2000/01 e emblema histórico do futebol português, foi despromovido à II Liga em 2024/25 e falhou a inscrição nas provas profissionais, enfrentando agora uma queda administrativa para a Liga 3.

Desporto 29 Junho, 2025

Benfica é o novo campeão nacional de futsal

O Benfica sagrou-se campeão português de futsal pela nona vez, ao vencer o Sporting, no quinto e decisivo jogo da final do campeonato, por 4-3, quebrando o ciclo de quatro títulos dos rivais.

Internacional 28 Junho, 2025

Projeto “Gerês-Xurés Mais Sustentável” arrancou em Ourense com participação da CIM Alto Minho

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), Manoel Batista, participou no evento de apresentação pública do projeto "Gerês-Xurés Mais Sustentável", que decorreu na cidade de Ourense, Galiza.