O Município de Ponte da Barca reforça o seu compromisso com a educação e o apoio às famílias com um investimento de 183 mil euros destinado às Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) e Componente de Apoio à Família (CAF) no presente ano letivo.
Este investimento visa proporcionar uma resposta eficaz antes e após o horário normal de aulas, garantindo que as crianças do concelho tenham acesso a uma oferta educativa diversificada e de qualidade.
Uma das grandes novidades deste ano é a introdução do ensino de xadrez como parte das AEC, que se junta a outras áreas como Atividade Física e Desportiva, Atividades Lúdicas e de Expressão Artística, e Jogos e Tradições. Esta aposta no xadrez pretende não só desenvolver as capacidades cognitivas das crianças, mas também promover o raciocínio lógico e a concentração.
Na manhã desta sexta-feira, nos Paços do Concelho, decorreu a reunião de receção e acolhimento dos técnicos que estarão responsáveis pela operacionalização destas atividades. Estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, Augusto Marinho, a Vereadora da Educação, Rosa Maria Arezes, técnicos da autarquia e representantes da Cooperativa de Solidariedade Social Múltipla Escolha e do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, assim como 11 técnicos que vão assegurar as atividades.
Ao todo, foram contratados 28 técnicos que estarão envolvidos na execução das AEC e AFF, abrangendo áreas como Dança e Expressão Corporal, Psicomotricidade, Ciências e Jogos de Tabuleiro, Oficinas de Criatividade, Motricidade e Apoio ao Estudo.
Este investimento é uma clara demonstração do empenho da Câmara Municipal de Ponte da Barca em criar condições favoráveis para a educação e o desenvolvimento das crianças, ao mesmo tempo que apoia as famílias no conciliar entre a vida familiar e profissional.
A Câmara de Viana do Castelo aprovou o protocolo de cooperação entre o município, a administração da APDL e a marinha para a instalação, no porto comercial da cidade, de uma base ponto de apoio naval.
O rio Neiva, que atravessa os concelhos de Viana do Castelo e Braga, vai ser alvo de uma intervenção de reabilitação e valorização, num investimento superior a 600 mil euros que arranca este mês.
Entre os dias 14 e 20 de maio, cerca de 1.100 militares estão em Viana do Castelo para assinalar o Dia da Marinha, num evento pensado para estreitar laços com a sociedade, destacando o papel da capital do Alto Minho enquanto cidade anfitriã e terra de tradições marítimas profundas.
O Estádio Dr. Lourenço Raimundo, em Valença, foi palco do Encontro do Alto Minho de Walking Football. O evento reuniu 90 atletas, representando 9 equipas da região, que demonstraram como o desporto – e, em particular, o futebol – pode ser adaptado para todas as idades, mantendo o espírito competitivo e saudável.
A piloto vianense, Mariana Afonso, garantiu o Título Nacional de Enduro 2025 na classe Senhoras, após vencer a penúltima ronda em Pataias – Alcobaça. Apesar das adversidades e de um terreno pouco favorável, Mariana mostrou determinação e sagrou-se Campeã de forma antecipada.
O Santa Luzia entrou a ganhar nas meias-finais do 'Play-off' da Liga Feminina Placard de futsal. A equipa de Viana do Castelo venceu por 3-1 na visita ao Atlético CP, a equipa sensação que tinha eliminado o campeão SL Benfica na ronda anterior.
A Academia de Marinha e o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) organizam, a 16 de maio, o colóquio "O Mar: Tradições e Desafios", uma iniciativa integrada nas Comemorações do Dia da Marinha, que, em 2025, ocorrem em Viana do Castelo, e no âmbito do PRR BDA – Blue Design Alliance, projeto que visa dinamizar a economia azul através da inovação, da tecnologia e da preservação dos recursos oceânicos.