O Município de Ponte da Barca reforça o seu compromisso com a educação e o apoio às famílias com um investimento de 183 mil euros destinado às Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) e Componente de Apoio à Família (CAF) no presente ano letivo.
Este investimento visa proporcionar uma resposta eficaz antes e após o horário normal de aulas, garantindo que as crianças do concelho tenham acesso a uma oferta educativa diversificada e de qualidade.
Uma das grandes novidades deste ano é a introdução do ensino de xadrez como parte das AEC, que se junta a outras áreas como Atividade Física e Desportiva, Atividades Lúdicas e de Expressão Artística, e Jogos e Tradições. Esta aposta no xadrez pretende não só desenvolver as capacidades cognitivas das crianças, mas também promover o raciocínio lógico e a concentração.
Na manhã desta sexta-feira, nos Paços do Concelho, decorreu a reunião de receção e acolhimento dos técnicos que estarão responsáveis pela operacionalização destas atividades. Estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, Augusto Marinho, a Vereadora da Educação, Rosa Maria Arezes, técnicos da autarquia e representantes da Cooperativa de Solidariedade Social Múltipla Escolha e do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, assim como 11 técnicos que vão assegurar as atividades.
Ao todo, foram contratados 28 técnicos que estarão envolvidos na execução das AEC e AFF, abrangendo áreas como Dança e Expressão Corporal, Psicomotricidade, Ciências e Jogos de Tabuleiro, Oficinas de Criatividade, Motricidade e Apoio ao Estudo.
Este investimento é uma clara demonstração do empenho da Câmara Municipal de Ponte da Barca em criar condições favoráveis para a educação e o desenvolvimento das crianças, ao mesmo tempo que apoia as famílias no conciliar entre a vida familiar e profissional.


Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.
A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.
Vila Nova de Cerveira volta a encher as ruas de cor, criatividade e alegria com o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas, que se realiza na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 14h30. Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema “Culturas pelo Mundo” e envolve cerca de 1000 participantes, entre crianças, jovens e seniores dos estabelecimentos de ensino do concelho.
A tradição do vira minhoto volta a animar Paredes de Coura já no próximo domingo, 1 de fevereiro, a partir das 15h00, no Largo Visconde de Mozelos. A iniciativa, organizada pelo Município, convida todos os interessados a dançar, cantar, tocar concertina ou simplesmente assistir a esta manifestação cultural genuína do folclore minhoto.
Viana do Castelo recebe esta sexta-feira, no Pavilhão José Natário, um duelo entre vizinhos que pode ter fortes impactos na classificação da Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC defronta a Casa do Povo de Freixo, em jogo da 15.ª jornada, marcado para as 20h30, com transmissão televisiva no Canal 11.
O troço da Ecopista do Rio Minho que liga Moutorros, na União de Freguesias de Campos e Vila Meã, a Valença encontra-se temporariamente intransitável, na sequência dos danos provocados pelo mau tempo nos últimos dias.