O Município de Ponte da Barca reforça o seu compromisso com a educação e o apoio às famílias com um investimento de 183 mil euros destinado às Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) e Componente de Apoio à Família (CAF) no presente ano letivo.
Este investimento visa proporcionar uma resposta eficaz antes e após o horário normal de aulas, garantindo que as crianças do concelho tenham acesso a uma oferta educativa diversificada e de qualidade.
Uma das grandes novidades deste ano é a introdução do ensino de xadrez como parte das AEC, que se junta a outras áreas como Atividade Física e Desportiva, Atividades Lúdicas e de Expressão Artística, e Jogos e Tradições. Esta aposta no xadrez pretende não só desenvolver as capacidades cognitivas das crianças, mas também promover o raciocínio lógico e a concentração.
Na manhã desta sexta-feira, nos Paços do Concelho, decorreu a reunião de receção e acolhimento dos técnicos que estarão responsáveis pela operacionalização destas atividades. Estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, Augusto Marinho, a Vereadora da Educação, Rosa Maria Arezes, técnicos da autarquia e representantes da Cooperativa de Solidariedade Social Múltipla Escolha e do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, assim como 11 técnicos que vão assegurar as atividades.
Ao todo, foram contratados 28 técnicos que estarão envolvidos na execução das AEC e AFF, abrangendo áreas como Dança e Expressão Corporal, Psicomotricidade, Ciências e Jogos de Tabuleiro, Oficinas de Criatividade, Motricidade e Apoio ao Estudo.
Este investimento é uma clara demonstração do empenho da Câmara Municipal de Ponte da Barca em criar condições favoráveis para a educação e o desenvolvimento das crianças, ao mesmo tempo que apoia as famílias no conciliar entre a vida familiar e profissional.


O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.