O Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho, marcou presença na Sessão de Escritura Pública da Constituição da Associação de Municípios Portugueses do Cavalo.
O evento decorreu no emblemático Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, e contou com a presença do Presidente da Assembleia da República , José Pedro Aguiar Branco, e reuniu representantes de diversos municípios portugueses com forte ligação à cultura e tradição equestre.
A nova associação, da qual o Município de Ponte da Barca é fundador, nasce com o objetivo de valorizar, promover e preservar o património equestre nacional e representa um passo importante na cooperação entre autarquias com interesses comuns na dinamização do setor do cavalo, tanto a nível cultural como económico.
Augusto Marinho sublinhou a importância da iniciativa para “reforçar a identidade e o potencial turístico de territórios como Ponte da Barca, onde o cavalo assume um papel central nas tradições locais”.
O autarca destacou ainda que esta união entre municípios permitirá “trabalhar em rede para projetar o cavalo como ativo estratégico do mundo rural”.
A cerimónia, para além da assinatura da escritura pública, contou com momentos simbólicos que celebraram a herança equestre nacional, num dos espaços mais icónicos dedicados à história do cavalo em Portugal.
A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.
Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.