O Município de Monção foi distinguido, pelo quinto ano consecutivo, como município amigo das famílias pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis. No auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, João Oliveira recebeu a bandeira verde.
Este prémio resulta da estratégia do município na defesa e valorização da família, um trabalho feito em parceria com os organismos estatais, as instituições sociais e a sociedade civil, assegurando condições efetivas para garantir conforto, bem-estar e qualidade de vida aos naturais e residentes em Monção.
Em 2020, Monção foi o primeiro município do distrito de Viana do Castelo a receber este honroso reconhecimento público. Em 2022, recebeu a bandeira palma, correspondente a três distinções consecutivas.
Este reconhecimento nacional, que orgulha todos os monçanenses, constitui um indicador preciso e inquestionável do trabalho meritório da autarquia monçanense na implementação e desenvolvimento de medidas e ações em matéria de política familiar.
O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, criado pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, em 2008, tem como principais objetivos “acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar”.
Nesta 16ª edição, foram reconhecidos os concelhos do território nacional que, de acordo com o observatório, promovem políticas de família globais, integradas e transversais, capazes de garantir às famílias o pleno exercício das suas responsabilidades e competências.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.
O Centro de Saúde de Darque vai ser totalmente requalificado, após a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovar, por unanimidade, a adjudicação da empreitada no valor de 935 mil euros, acrescido do IVA em vigor.
Nos últimos quatro dias, GNR e PSP detiveram uma média diária de 76 condutores por condução sob efeito de álcool, totalizando 304 detenções desde 18 de dezembro — 182 pela GNR e 122 pela PSP.
Viana do Castelo prepara-se para receber, no próximo dia 27 de dezembro, a 12ª edição da Corrida de S. Silvestre CLS Brands, que contará com a participação de mais de 3.300 atletas.
Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC) anunciaram alterações na recolha de resíduos sólidos urbanos durante o período festivo do Natal e do Ano Novo.
O Governo anunciou a concessão de três dias de tolerância de ponto aos trabalhadores da função pública durante o período festivo: 24, 26 e 31 de dezembro.