Logo
Regional

Município de Monção abriu sala de estimulação multissensorial

10 Janeiro, 2024 | 15:42
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O Município de Monção procedeu à abertura, na primeira semana do ano, de uma Sala Snoezelen. Esta sala possibilita a estimulação multissensorial a crianças e adultos com dificuldades, deficiências ou outras necessidades, configurando-se como um complemento à fisioterapia, à animação sociocultural e à terapia ocupacional.

Com a criação deste espaço, o município garante o acesso às vantagens da metodologia Snoezelen, proporcionando aos utilizadores um ambiente terapêutico baseado no lazer, relaxamento e experiências sensoriais agradáveis, através da utilização controlada dos estímulos.

Equipada com materiais e equipamentos específicos e adequados à dinamização das sessões, a Sala Snoezelen, orientada por um técnico especializado, permite trabalhar as aferências sensoriais individuais e “construir” as respostas mais eficazes para cada pessoa.

 A Sala Snoezelen promove o conforto interior, através do uso controlado de estímulos sensoriais, podendo ser usados individualmente ou combinados com a estimulação auditiva (música), a estimulação visual (luz, cor), a estimulação tátil (colchão de água, texturas diferentes) e a estimulação olfativa (aromas).

Assim, o ambiente multissensorial proporcionada pela Sala Snoezelen aos utilizadores, permite estimular os sentidos primários, com recurso apenas às capacidades sensoriais de cada pessoa, contribuindo, dessa forma, para aumentar os níveis de relaxamento e confiança.

A Sala Snoezelen, encontra nas instalações da Piscina Municipal, no Parque das Caldas, e funciona de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 16h00 às 19h00

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo prepara-se para receber novo ano com muito glamour

O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.

Música 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Evento “Remember Luziamar” cancelado por falta de acordo sobre marca registada

O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.

Música 15 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”

Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.

Regional 15 Dezembro, 2025

Ponte de Lima: Concurso para criação do Cartaz Oficial das Feiras Novas 2026 já está aberto

A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.

Nacional 15 Dezembro, 2025

APPACDM de Viana do Castelo recebe Bandeira da Ética pelo Projeto “Náutica Para Todos”

A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.

Regional 15 Dezembro, 2025

Tiago Brandão Rodrigues é o novo Presidente do Conselho Geral do Politécnico de Viana do Castelo

Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.

Nacional 15 Dezembro, 2025

Autarcas de todo o país reúnem-se em Viana do Castelo e aprovam resolução estratégica

Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.