O bairro da Imaculada Conceição, em Monção, está a ser alvo de um investimento de cerca de 5,2 milhões de euros para reabilitar as 50 habitações existentes e construir 32 novas casas a custos controlados, revelou a autarquia.
Em comunicado, o município raiano indicou que já começou a montagem do estaleiro para a construção de 32 novas habitações e respetivos arruamentos naquele bairro de Troviscoso, num investimento de 3,6 milhões de euros.
A intervenção prevista, baseada no projeto da operação de loteamento para a requalificação e ampliação do Bairro da Imaculada Conceição, “compreende sete lotes para habitação unifamiliar a custos controlados”.
A empreitada envolve “a demolição de dois lotes existentes, com habitações em construção pré-fabricada, datada de 1976”.
Está também planeada “a execução de arruamentos, passeios arborizados, estacionamento público e espaços verdes”.
A Câmara vai também prolongar a rua Fernão Magalhães, ligando-a à rua Aristides de Sousa Mendes “a uma cota inferior a sul, que serve de entrada para o centro urbano, a partir da Estrada Nacional 202”.
De acordo com a autarquia, “a criação de mais habitação social no concelho é uma aposta estratégica”.
No âmbito da Estratégia Local de Habitação, o município está a reabilitar as 50 habitações sociais do Bairro da Imaculada Conceição, numa obra orçada em cerca de 1,5 milhões de euros, explicou à Lusa fonte municipal.
“Os trabalhos consistem na reparação/execução de revestimento de paredes exteriores, pintura de paredes interiores, colocação de tetos falsos, bem como substituição de pavimentos, caixilharia, portas e equipamentos sanitários”, descreve a Câmara de Monção numa nota de imprensa.
A empreitada inclui a manutenção/reparação das redes prediais de água, saneamento e eletricidade.
“Nas habitações onde houver necessidade, a intervenção engloba, ainda, a execução da instalação da rede de gás”, acrescenta.
A autarquia esclarece que algumas das casas estão “devolutas e outras em razoável estado de conservação”, pelo que a requalificação é feita “de forma autónoma e diferenciada, de acordo com o grau de debilidade de cada fogo”.
A 6ª edição do Trail Noturno Monte de Santo Antão regressa amanhã, dia 19 de julho, ao concelho de Caminha.
Em Valença, decorre, atualmente, e até 31 de julho, o programa "Verão em Movimento", proporcionando a cerca de 170 crianças valencianas um conjunto diversificado de atividades lúdicas, educativas e saudáveis, pensadas para estimular o bem-estar, a aprendizagem e o desenvolvimento integral na pausa letiva de verão.
A 86ª Volta a Portugal em bicicleta, que vai decorrer entre 6 e 17 de agosto, arranca com um Prólogo na Maia e termina com um Contrarrelógio Individual em Lisboa. A 7 de agosto, Viana do Castelo será palco de partida da 1ª Etapa, que finaliza no Santuário do Sameiro em Braga, após percorridos 162 km.
O Governo vai aprovar esta sexta-feira um novo suplemento extraordinário para todas as pensões até 1.567,50 euros de entre cem e duzentos euros, a ser pago em setembro, anunciou o primeiro-ministro.
Passos Lomba vai continuar a comandar a equipa sénior da Escola Desportiva de Viana no campeonato nacional da terceira divisão de Hóquei em Patins.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo anunciou esta quarta feira o lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico, que terá início a 23 de setembro de 2025.
O futuro do centro urbano de Valença esteve em destaque na mais recente reunião do Conselho Consultivo Estratégico para o Desenvolvimento de Valença (CCEDV).