O bairro da Imaculada Conceição, em Monção, está a ser alvo de um investimento de cerca de 5,2 milhões de euros para reabilitar as 50 habitações existentes e construir 32 novas casas a custos controlados, revelou a autarquia.
Em comunicado, o município raiano indicou que já começou a montagem do estaleiro para a construção de 32 novas habitações e respetivos arruamentos naquele bairro de Troviscoso, num investimento de 3,6 milhões de euros.
A intervenção prevista, baseada no projeto da operação de loteamento para a requalificação e ampliação do Bairro da Imaculada Conceição, “compreende sete lotes para habitação unifamiliar a custos controlados”.
A empreitada envolve “a demolição de dois lotes existentes, com habitações em construção pré-fabricada, datada de 1976”.
Está também planeada “a execução de arruamentos, passeios arborizados, estacionamento público e espaços verdes”.
A Câmara vai também prolongar a rua Fernão Magalhães, ligando-a à rua Aristides de Sousa Mendes “a uma cota inferior a sul, que serve de entrada para o centro urbano, a partir da Estrada Nacional 202”.
De acordo com a autarquia, “a criação de mais habitação social no concelho é uma aposta estratégica”.
No âmbito da Estratégia Local de Habitação, o município está a reabilitar as 50 habitações sociais do Bairro da Imaculada Conceição, numa obra orçada em cerca de 1,5 milhões de euros, explicou à Lusa fonte municipal.

“Os trabalhos consistem na reparação/execução de revestimento de paredes exteriores, pintura de paredes interiores, colocação de tetos falsos, bem como substituição de pavimentos, caixilharia, portas e equipamentos sanitários”, descreve a Câmara de Monção numa nota de imprensa.
A empreitada inclui a manutenção/reparação das redes prediais de água, saneamento e eletricidade.
“Nas habitações onde houver necessidade, a intervenção engloba, ainda, a execução da instalação da rede de gás”, acrescenta.
A autarquia esclarece que algumas das casas estão “devolutas e outras em razoável estado de conservação”, pelo que a requalificação é feita “de forma autónoma e diferenciada, de acordo com o grau de debilidade de cada fogo”.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.