O bairro da Imaculada Conceição, em Monção, está a ser alvo de um investimento de cerca de 5,2 milhões de euros para reabilitar as 50 habitações existentes e construir 32 novas casas a custos controlados, revelou a autarquia.
Em comunicado, o município raiano indicou que já começou a montagem do estaleiro para a construção de 32 novas habitações e respetivos arruamentos naquele bairro de Troviscoso, num investimento de 3,6 milhões de euros.
A intervenção prevista, baseada no projeto da operação de loteamento para a requalificação e ampliação do Bairro da Imaculada Conceição, “compreende sete lotes para habitação unifamiliar a custos controlados”.
A empreitada envolve “a demolição de dois lotes existentes, com habitações em construção pré-fabricada, datada de 1976”.
Está também planeada “a execução de arruamentos, passeios arborizados, estacionamento público e espaços verdes”.
A Câmara vai também prolongar a rua Fernão Magalhães, ligando-a à rua Aristides de Sousa Mendes “a uma cota inferior a sul, que serve de entrada para o centro urbano, a partir da Estrada Nacional 202”.
De acordo com a autarquia, “a criação de mais habitação social no concelho é uma aposta estratégica”.
No âmbito da Estratégia Local de Habitação, o município está a reabilitar as 50 habitações sociais do Bairro da Imaculada Conceição, numa obra orçada em cerca de 1,5 milhões de euros, explicou à Lusa fonte municipal.

“Os trabalhos consistem na reparação/execução de revestimento de paredes exteriores, pintura de paredes interiores, colocação de tetos falsos, bem como substituição de pavimentos, caixilharia, portas e equipamentos sanitários”, descreve a Câmara de Monção numa nota de imprensa.
A empreitada inclui a manutenção/reparação das redes prediais de água, saneamento e eletricidade.
“Nas habitações onde houver necessidade, a intervenção engloba, ainda, a execução da instalação da rede de gás”, acrescenta.
A autarquia esclarece que algumas das casas estão “devolutas e outras em razoável estado de conservação”, pelo que a requalificação é feita “de forma autónoma e diferenciada, de acordo com o grau de debilidade de cada fogo”.
Paredes de Coura recebeu na sexta-feira a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, que apresentou no Centro Cultural um programa especial composto por três peças: Public Domain, Eurídice e o Instante e almada E TUDO!.
A 8.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo trouxe emoção e mudanças na liderança da competição. O Atlético dos Arcos venceu este domingo o Âncora Praia FC por 2-1 e assumiu a primeira posição da tabela com 18 pontos, ultrapassando o Atlético de Caminha e o Courense que perderam este fim de semana.
O Távora continua no comando da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo após a 8ª jornada, realizada este domingo, somando 21 pontos. Lanhelas FC e UD Os Raianos seguem logo atrás, ambos com 19 pontos, mantendo a disputa pelo topo da tabela muito intensa.
O SC Vianense sofreu mais um revés no Campeonato de Portugal. Este domingo, a equipa deslocou-se a Celorico de Basto para defrontar o CD Celoricense, na 9.ª jornada da Série A, e perdeu por 2-1.
O Sport Lisboa e Benfica anunciou este domingo, na sua página oficial, a reeleição de Rui Costa como presidente do clube, após vencer a segunda volta das eleições realizadas no sábado, relativas ao quadriénio 2025-2029.
A BebéVida volta a promover, durante o mês de novembro, um novo ciclo de sessões gratuitas dirigidas a grávidas e famílias, com o objetivo de apoiar a maternidade de forma informada, saudável e tranquila. As iniciativas, de caráter online e presencial, reúnem especialistas de diferentes áreas, abordando temas como o bem-estar físico e emocional na gravidez, o sono do bebé, os primeiros socorros pediátricos e a criopreservação de células estaminais.
A Juventude Viana voltou, este sábado, 8 de novembro, a ganhar no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, ao bater o SC Marinhense por 6-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.