Logo
Regional

Município de Esposende premiado pela intervenção social sénior

19 Outubro, 2022 | 15:28
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

O Município de Esposende alcançou o segundo lugar no concurso “Intervenção Social Sénior 2022”, promovido pela EQ - Cidade Social, no âmbito do programa Autarquia Solidária. A iniciativa visa o reconhecimento das autarquias que desenvolvem intervenção social, no âmbito do envelhecimento, potenciando metodologias e práticas inovadoras de intervenção social.

Esposende classificou-se na categoria “Autarquias com população entre 10.001 a 50.000 habitantes”, ex-aequo com os municípios de Cantanhede e Miranda do Corvo, sendo que a distinção foi entregue no dia 12 de outubro, no II Seminário Autarquia Solidária, realizado no decorrer do FOLIO – Festival Internacional de Literatura de Óbidos. 

Esposende viu reconhecido, entre pares, o seu modelo de intervenção sénior, o qual integra projetos, respostas e serviços disponibilizados às pessoas mais velhas, com evidente impacto na melhoria da sua qualidade de vida. 

O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, refere que “esta distinção é mais um reconhecimento do trabalho colaborativo que tem sido desenvolvido pelo Município e traduz a importância destes projetos que contribuem para fomentar a cidadania e incentivar a participação democrática e cívica das pessoas nas políticas sociais locais”. 

Benjamim Pereira sublinha que “Esposende é um concelho atento às preocupações dos munícipes e muitos têm sido os desafios da Câmara Municipal no plano das políticas sociais locais, que assumem, ao nível do desenvolvimento social e do reforço da sustentabilidade dos territórios, uma importância e necessidade incontornáveis, que exigem que se desenhem intervenções cada vez mais complexas, criativas e mais próximas das pessoas”.

O programa “Ativo + | Programa Colaborativo para a Promoção da Longevidade” consolida as políticas locais para a promoção do envelhecimento ativo e saudável no território de Esposende. Resultado de um percurso colaborativo, de envolvimento e de articulação entre o Município e os parceiros da Rede Social de Esposende, este programa agrega iniciativas que pretendem, de forma holística, fazer face aos demais desafios provocados pela longevidade da população, promovendo a participação ativa e democrática das pessoas mais velhas. 

Neste contexto, a recente constituição do Fórum para a Promoção da Longevidade de Esposende pretende contribuir para a conceção, promoção e avaliação das políticas públicas para a longevidade, numa ótica de desenvolvimento de um ecossistema económico e social sustentável, bem como assegurar a implementação de medidas destinadas a garantir a proteção na fragilidade relacionada com o envelhecimento.

Esta estratégia enquadra-se nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se refere a Saúde de Qualidade (ODS 3), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade (ODS 17).

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Opinião 17 Abril, 2024

OPINIÃO: “Arbitragem – O Refúgio dos Incompetentes”

De Norte a Sul do país, das competições regionais até às competições profissionais de futebol o tema recorrente foi, é e será, a arbitragem.

Nacional 18 Abril, 2024

Ministra avalia dificuldades na aquisição de vacinas pelas Unidades Locais de Saúde

A ministra da Saúde disse, esta quarta-feira, desconhecer formalmente a existência de ruturas de vacinas, mas espera que a Direção Executiva forneça a “informação necessária” para avaliar dificuldades que Unidades Locais de Saúde possam estar a ter para as adquirir.

Desporto 17 Abril, 2024

FC Porto volta a vencer Guimarães e vai disputar final da Taça de Portugal com o Sporting

O FC Porto avançou para a final da Taça da Portugal em futebol, ao vencer o Vitória de Guimarães, por 3-1, na segunda mão das ‘meias’, indo defender frente ao Sporting o troféu conquistado nas duas últimas edições.

Regional 17 Abril, 2024

Colisão envolvendo autocarro e táxi fere 5 crianças e um adulto em Viana do Castelo

Uma colisão que envolveu um autocarro e um táxi hoje, em Darque, Viana do Castelo, provocou ferimentos ligeiros em cinco crianças e um adulto, disse à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários.

Regional 17 Abril, 2024

Trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente em “fase bastante adiantada”

Encontram-se em "fase bastante adiantada" os trabalhos de reabilitação das ruas da Retorta e do Bulhente, em Vila Praia de Âncora, uma das zonas bastante afetadas pelas intempéries que, no início do ano passado, causaram profundos estragos por todo o concelho de Caminha.

Nacional 17 Abril, 2024

Desmantelada em Portugal e Espanha rede de narcotráfico e branqueamento

Uma rede criminosa internacional de tráfico de estupefacientes e branqueamento de capitais, ativa há oito anos na União Europeia e América do Sul, foi desmantelada em Portugal e Espanha e detidos 20 suspeitos, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Regional 17 Abril, 2024

Assembleia Jovens de Abril fez-se ouvir nos Paços do Concelho de Valença

Dezenas de alunos do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, em Valença, deram corpo e voz às suas ideias e anseios na Assembleia Jovens de Abril, que decorreu, esta quarta-feira, 17 de Abril, nos Paços do Concelho. 

Regional 17 Abril, 2024

Ponte de Lima: Museu dos Terceiros expõe festa e procissão de Nossa Senhora das Dores

O Museu dos Terceiros, em Ponte de Lima, inaugura, esta sexta-feira, pelas 18h00, a exposição "A Festa e Procissão de Nossa Senhora das Dores em Ponte de Lima" que “põe em evidência a devoção” do concelho àquela santa, foi hoje divulgado.