Logo
Regional

Município de Esposende premiado pela intervenção social sénior

19 Outubro, 2022 | 15:28
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

O Município de Esposende alcançou o segundo lugar no concurso “Intervenção Social Sénior 2022”, promovido pela EQ - Cidade Social, no âmbito do programa Autarquia Solidária. A iniciativa visa o reconhecimento das autarquias que desenvolvem intervenção social, no âmbito do envelhecimento, potenciando metodologias e práticas inovadoras de intervenção social.

Esposende classificou-se na categoria “Autarquias com população entre 10.001 a 50.000 habitantes”, ex-aequo com os municípios de Cantanhede e Miranda do Corvo, sendo que a distinção foi entregue no dia 12 de outubro, no II Seminário Autarquia Solidária, realizado no decorrer do FOLIO – Festival Internacional de Literatura de Óbidos. 

Esposende viu reconhecido, entre pares, o seu modelo de intervenção sénior, o qual integra projetos, respostas e serviços disponibilizados às pessoas mais velhas, com evidente impacto na melhoria da sua qualidade de vida. 

O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, refere que “esta distinção é mais um reconhecimento do trabalho colaborativo que tem sido desenvolvido pelo Município e traduz a importância destes projetos que contribuem para fomentar a cidadania e incentivar a participação democrática e cívica das pessoas nas políticas sociais locais”. 

Benjamim Pereira sublinha que “Esposende é um concelho atento às preocupações dos munícipes e muitos têm sido os desafios da Câmara Municipal no plano das políticas sociais locais, que assumem, ao nível do desenvolvimento social e do reforço da sustentabilidade dos territórios, uma importância e necessidade incontornáveis, que exigem que se desenhem intervenções cada vez mais complexas, criativas e mais próximas das pessoas”.

O programa “Ativo + | Programa Colaborativo para a Promoção da Longevidade” consolida as políticas locais para a promoção do envelhecimento ativo e saudável no território de Esposende. Resultado de um percurso colaborativo, de envolvimento e de articulação entre o Município e os parceiros da Rede Social de Esposende, este programa agrega iniciativas que pretendem, de forma holística, fazer face aos demais desafios provocados pela longevidade da população, promovendo a participação ativa e democrática das pessoas mais velhas. 

Neste contexto, a recente constituição do Fórum para a Promoção da Longevidade de Esposende pretende contribuir para a conceção, promoção e avaliação das políticas públicas para a longevidade, numa ótica de desenvolvimento de um ecossistema económico e social sustentável, bem como assegurar a implementação de medidas destinadas a garantir a proteção na fragilidade relacionada com o envelhecimento.

Esta estratégia enquadra-se nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se refere a Saúde de Qualidade (ODS 3), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade (ODS 17).

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Dezembro, 2022

Vianenses Bruna Parente e Miguel Cunha galardoados na Gala “O Minhoto” Troféus Desportivos

Bruna Parente (Viana Remadores do Lima) e Miguel Cunha (Vitoria SC) foram os vianenses galardoados com o Troféu “O Minhoto” nas áreas de remo e voleibol, respetivamente, num total de 28 prémios atribuídos através de votação de um júri composto por 91 elementos (48 órgãos de comunicação social de âmbito local e regional, 12 órgãos de comunicação social de âmbito nacional e 31 entidades ligadas ao desporto).

Regional 30 Novembro, 2022

Solutions30 investe mais de meio milhão de euros em Viana do Castelo

A multinacional francesa Solutions30 investiu cerca de 600.000 euros e inaugurou ontem um novo espaço em Viana do Castelo. O espaço, cuja inauguração contou com a presença do Presidente da Câmara, Luís Nobre, vem dar continuidade à unidade instalada na Zona Industrial do Neiva – Fase II e conta com uma área de 500m2, com capacidade para mais 80 pessoas, e alberga diversos serviços, tais como Recursos Humanos, Contabilidade, Logística e Marketing, assim como os gabinetes da Direção. Em Viana do Castelo, a empresa conta, assim, com 260 colaboradores.

Regional 30 Novembro, 2022

Barcelos Bus gratuito durante todo o mês de dezembro

Os passageiros do Barcelos Bus vão poder usufruir deste meio de transporte de forma gratuita durante todo o mês de dezembro.

Regional 30 Novembro, 2022

10 anos de Renascer de Areosa em exposição

O Grupo Etnofolclórico "RENASCER" de Areosa, cumpre no dia 1 de dezembro de 2022 o seu 10º  aniversário. Neste ano especial de retoma da atividade pós-pandemia, este grupo decidiu marcar de uma  forma especial o 10º ano a longo prazo. A direção, cumprindo o desiderato estabelecido aquando o 9º  aniversário, comemorado em situação condicionada, devido às restrições que ainda se mantinham,  apresentou aos componentes e alguns amigos, a programação prevista para o 10º ano de existência, à qual se  davam forma as atividades de música, canto, dança, colóquios e exposições. 

Regional 30 Novembro, 2022

Regime de Incentivos para 2023 com soluções combinadas para setor tecnológico, serviços partilhados e indústrias criativas

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, em reunião de executivo, o Regime de Incentivos para 2023, que prevê a continuidade das reduções e isenções de taxas diversas e, pela primeira vez, inclui, para o setor tecnológico, serviços partilhados e indústrias/atividades criativas, a oferta de soluções combinadas para empresas e profissionais e para o seu agregado familiar, tais como alojamento a custo controlado, soluções de mobilidade e oferta de soluções ao nível educativo.

Regional 30 Novembro, 2022

HER, um projeto impactante na vida de vítimas de cancro da mama

A iniciativa começou em 2021 e tem tido um impacto muito positivo em termos físicos, mas também psicológicos na vida de quem tem recorrido ao programa. Fomos conhecer três testemunhos que descrevem os benefícios do HER, um projeto que assenta na formação e informação sobre a prática da atividade física e do exercício físico durante e após os tratamentos de cancro.

Regional 30 Novembro, 2022

Arcos de Valdevez comemora “Dia Nacional da Cultura Científica”

Para comemorar o Dia Nacional da Cultura Científica, celebrado anualmente a 24 de novembro, as Oficinas de Criatividade Himalaya receberam mais um Arcuense com Ciência. Desta vez, foi Eliana Silva que falou de Fotossíntese Artificial.