O Município de Esposende alcançou o segundo lugar no concurso “Intervenção Social Sénior 2022”, promovido pela EQ - Cidade Social, no âmbito do programa Autarquia Solidária. A iniciativa visa o reconhecimento das autarquias que desenvolvem intervenção social, no âmbito do envelhecimento, potenciando metodologias e práticas inovadoras de intervenção social.
Esposende classificou-se na categoria “Autarquias com população entre 10.001 a 50.000 habitantes”, ex-aequo com os municípios de Cantanhede e Miranda do Corvo, sendo que a distinção foi entregue no dia 12 de outubro, no II Seminário Autarquia Solidária, realizado no decorrer do FOLIO – Festival Internacional de Literatura de Óbidos.
Esposende viu reconhecido, entre pares, o seu modelo de intervenção sénior, o qual integra projetos, respostas e serviços disponibilizados às pessoas mais velhas, com evidente impacto na melhoria da sua qualidade de vida.
O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, refere que “esta distinção é mais um reconhecimento do trabalho colaborativo que tem sido desenvolvido pelo Município e traduz a importância destes projetos que contribuem para fomentar a cidadania e incentivar a participação democrática e cívica das pessoas nas políticas sociais locais”.

Benjamim Pereira sublinha que “Esposende é um concelho atento às preocupações dos munícipes e muitos têm sido os desafios da Câmara Municipal no plano das políticas sociais locais, que assumem, ao nível do desenvolvimento social e do reforço da sustentabilidade dos territórios, uma importância e necessidade incontornáveis, que exigem que se desenhem intervenções cada vez mais complexas, criativas e mais próximas das pessoas”.
O programa “Ativo + | Programa Colaborativo para a Promoção da Longevidade” consolida as políticas locais para a promoção do envelhecimento ativo e saudável no território de Esposende. Resultado de um percurso colaborativo, de envolvimento e de articulação entre o Município e os parceiros da Rede Social de Esposende, este programa agrega iniciativas que pretendem, de forma holística, fazer face aos demais desafios provocados pela longevidade da população, promovendo a participação ativa e democrática das pessoas mais velhas.
Neste contexto, a recente constituição do Fórum para a Promoção da Longevidade de Esposende pretende contribuir para a conceção, promoção e avaliação das políticas públicas para a longevidade, numa ótica de desenvolvimento de um ecossistema económico e social sustentável, bem como assegurar a implementação de medidas destinadas a garantir a proteção na fragilidade relacionada com o envelhecimento.
Esta estratégia enquadra-se nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se refere a Saúde de Qualidade (ODS 3), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade (ODS 17).
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.