Logo
Regional

Município de Esposende entrega mais uma habitação requalificada

6 Outubro, 2022 | 17:36
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

O Município de Esposende assinalou, hoje, a conclusão de mais uma intervenção de reabilitação de uma moradia, com a entrega simbólica das chaves à proprietária. Trata-se de uma moradia unifamiliar, em Marinhas, que se traduz num investimento de 43.245,43 euros, totalmente suportado pela Câmara Municipal.

O ato contou com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, da Vereadora da Coesão e Desenvolvimento Social, Alexandra Roeger, e demais membros do executivo municipal, do Presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, Aurélio Neiva, e do Presidente da Associação Esposende Solidário, João Peixoto.

O apoio à requalificação habitacional é uma resposta social criada por iniciativa da Câmara Municipal, tendo como objetivo a melhoria do estado de conservação e salubridade de habitações de famílias proprietárias com parcos recursos financeiros e, consequentemente, a melhoria efetiva das suas condições de vida. Visando a operacionalização desta resposta social e, em resultado do diagnóstico concelhio efetuado, o Município estabeleceu, em 2010, um protocolo de cooperação com a Esposende Solidário – Associação Concelhia para o Desenvolvimento Integrado.

O apoio à requalificação da habitação destina-se a famílias recenseadas no concelho de Esposende, com vulnerabilidades socioeconómicas e habitacionais, que apresentem a titularidade de apenas um artigo urbano, o qual se destina à sua residência permanente. O pedido de apoio deverá ser dirigido à Câmara Municipal, sendo objeto de uma avaliação técnica.

Este mecanismo de apoio tem possibilitado dar resposta a um conjunto de necessidades ao nível habitacional, conforme salientou o Presidente da Câmara Municipal, expressando o agrado do Município por mais uma intervenção. “Trata-se de dar às pessoas condições de habitabilidade e de dignidade”, afirmou, notando que esta estratégia se enquadra nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

Ao abrigo desta resposta social, este ano, foram concluídas cinco obras (reconstrução de habitações e obras de adaptação promovendo a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida), estando duas intervenções em curso (obras de conservação/ beneficiação e elaboração de projeto para construção de raiz), sendo que o investimento executado até à data eleva-se a 94 mil euros. 

Benjamim Pereira agradeceu à Associação Esposende Solidário e a Junta de Freguesia da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra o apoio e colaboração prestada, saudando o trabalho em rede que tem possibilitado sinalizar os casos e executar as intervenções.

Do mesmo modo, o Presidente da Associação Esposende Solidário, João Peixoto, reconheceu a mais-valia desta parceria e salientou o empenho na resolução de cada um dos casos. 

O autarca Aurélio Neiva expressou agrado pela intervenção efetuada nesta moradia em Marinhas, que implicou a reconstrução total de uma casa praticamente em ruínas, dando condições de habitabilidade à proprietária.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Abril, 2024

Ponte da Barca: Maior Bolo de Mel de Portugal atingiu um novo recorde

O Maior Bolo de Mel de Portugal regressou, este domingo, a Ponte da Barca com 216 metros, tendo alcançado um novo recorde. 

Desporto 15 Abril, 2024

Francisco Campos vence Clássica de Viana e Fábio Costa a Taça de Portugal

O português Francisco Campos (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense) venceu, este domingo, ao sprint a Clássica de Viana em bicicleta, que coroou o compatriota Fábio Costa (ABTF-Feirense) como vencedor da Taça de Portugal.

Regional 15 Abril, 2024

Município de Valença promove ação de fogo controlado em Cerdal

A Câmara Municipal de Valença promoveu uma ação de fogo controlado, nos terrenos baldios de Gondim, em Cerdal, na passada quinta-feira, 11 de abril.

Desporto 14 Abril, 2024

Atlético dos Arcos é o novo Campeão da Associação de Futebol de Viana do Castelo

O Atlético dos Arcos sagrou-se, este domingo, campeão distrital da 1 Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. A equipa orientada por Fernando Rego derrotou (3-1) a AD Ponte da Barca e garantiu também o regresso ao Campeonato de Portugal, a duas jornadas do final da prova.

Desporto 14 Abril, 2024

Vianense perde em casa com o Fafe mas continua vivo na Liga 3

A AD Fafe venceu (0-2), no estádio Dr. José de Matos, o SC Vianense, numa das partidas da jornada 8 da fase manutenção da Liga 3, com dois golos de Ivo Braz ainda na primeira parte.

Regional 14 Abril, 2024

Município de Vila Nova de Cerveira aprova apoio de 274 mil euros a associações

A Câmara de Vila Nova de Cerveira aprovou por unanimidade apoios financeiros a 44 associações e coletividades, num investimento a rondar os 274 mil euros, correspondendo a um aumento de 2% face a 2023, revelou, esta sexta-feira, a autarquia.

Regional 14 Abril, 2024

Ponte da Barca pede mais e maior flexibilidade na gestão de fundos para saneamento

O presidente da Câmara de Ponte da Barca reivindicou, esta sexta-feira, ao Governo mais e maior flexibilidade na gestão de fundos comunitários destinados ao ciclo da água, para que os municípios possam investir na rede de saneamento básico.