Logo
Regional

Município de Esposende entrega mais uma habitação requalificada

6 Outubro, 2022 | 17:36
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

O Município de Esposende assinalou, hoje, a conclusão de mais uma intervenção de reabilitação de uma moradia, com a entrega simbólica das chaves à proprietária. Trata-se de uma moradia unifamiliar, em Marinhas, que se traduz num investimento de 43.245,43 euros, totalmente suportado pela Câmara Municipal.

O ato contou com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, da Vereadora da Coesão e Desenvolvimento Social, Alexandra Roeger, e demais membros do executivo municipal, do Presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, Aurélio Neiva, e do Presidente da Associação Esposende Solidário, João Peixoto.

O apoio à requalificação habitacional é uma resposta social criada por iniciativa da Câmara Municipal, tendo como objetivo a melhoria do estado de conservação e salubridade de habitações de famílias proprietárias com parcos recursos financeiros e, consequentemente, a melhoria efetiva das suas condições de vida. Visando a operacionalização desta resposta social e, em resultado do diagnóstico concelhio efetuado, o Município estabeleceu, em 2010, um protocolo de cooperação com a Esposende Solidário – Associação Concelhia para o Desenvolvimento Integrado.

O apoio à requalificação da habitação destina-se a famílias recenseadas no concelho de Esposende, com vulnerabilidades socioeconómicas e habitacionais, que apresentem a titularidade de apenas um artigo urbano, o qual se destina à sua residência permanente. O pedido de apoio deverá ser dirigido à Câmara Municipal, sendo objeto de uma avaliação técnica.

Este mecanismo de apoio tem possibilitado dar resposta a um conjunto de necessidades ao nível habitacional, conforme salientou o Presidente da Câmara Municipal, expressando o agrado do Município por mais uma intervenção. “Trata-se de dar às pessoas condições de habitabilidade e de dignidade”, afirmou, notando que esta estratégia se enquadra nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

Ao abrigo desta resposta social, este ano, foram concluídas cinco obras (reconstrução de habitações e obras de adaptação promovendo a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida), estando duas intervenções em curso (obras de conservação/ beneficiação e elaboração de projeto para construção de raiz), sendo que o investimento executado até à data eleva-se a 94 mil euros. 

Benjamim Pereira agradeceu à Associação Esposende Solidário e a Junta de Freguesia da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra o apoio e colaboração prestada, saudando o trabalho em rede que tem possibilitado sinalizar os casos e executar as intervenções.

Do mesmo modo, o Presidente da Associação Esposende Solidário, João Peixoto, reconheceu a mais-valia desta parceria e salientou o empenho na resolução de cada um dos casos. 

O autarca Aurélio Neiva expressou agrado pela intervenção efetuada nesta moradia em Marinhas, que implicou a reconstrução total de uma casa praticamente em ruínas, dando condições de habitabilidade à proprietária.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 29 Novembro, 2025

Exposição interativa sobre Amália Rodrigues patente em Viana do Castelo

Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.

Regional 29 Novembro, 2025

Município de Monção incentiva comércio local com a “Tômbola de Natal”

Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.

Desporto 29 Novembro, 2025

Portugal derrota Montenegro e lidera Grupo B na qualificação para o Mundial

Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.

Regional 29 Novembro, 2025

Moradia em Portuzelo vai ser reconvertida em alojamento turístico para famílias com animais

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.

Regional 29 Novembro, 2025

Ponte da Barca recebe sessão sobre turismo fluvial

Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).

Internacional 29 Novembro, 2025

Amnistia alerta para retrocessos globais em direitos humanos

A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.

Desporto 29 Novembro, 2025

Juventude Viana joga hoje em Valado dos Frades para a Taça de Portugal

A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.