O Município de Caminha foi distinguido com o “Prémio Excelência Autárquica”, nas categorias de Educação, Juventude, Coesão Social, Cultura e Turismo, durante o III Congresso da Cidade Social, que teve lugar em Vila Nova de Poiares.
Esta distinção reconhece o investimento contínuo da Câmara Municipal de Caminha em projetos que promovem o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida no concelho. Os projetos premiados foram:
Educação – Projeto Caminha + Comunidade.
Juventude – Cartas com Memória – Diálogo entre Gerações; Caminhadas Sustentáveis e Interpretativas.
Coesão Social – Projeto 65+ Ativ.Idade.
Cultura – Festival de Vilar de Mouros; Arte na Leira; Dois Versos e um Copo; Caminha Medieval.
Turismo – 7 Caminhos; Mercado Peregrino; Mercado Fish; Andainas.
A participação no III Congresso da Cidade Social reforça o compromisso do Município de Caminha com uma governação próxima, inovadora e centrada nas pessoas. Com esperança e ambição, Caminha projeta um novo ciclo de políticas municipais mais fortes, mais conectadas e mais alinhadas com as necessidades reais da sua população.
Esta é uma iniciativa do Observatório das Autarquias Locais que reconhece e incentiva boas práticas no âmbito dos projetos e programas desenvolvidos pelas autarquias portuguesas. O Prémio de Excelência Autárquica tem como objetivo sublinhar a importância de políticas públicas que, além de melhorarem a qualidade de vida dos cidadãos, contribuem para o desenvolvimento sustentável dos territórios.
O Congresso decorreu na passada terça-feira no Centro Cultural de Poiares, reunindo cerca de 600 participantes provenientes de cerca de 200 autarquias de norte a sul do país e das ilhas. Contou com vários momentos de debate e partilha de experiências, com sessões plenárias e paralelas. Os municípios puderam apresentar projetos e práticas inspiradoras nas áreas abrangidas pelas distinções.
Paredes de Coura recebeu na sexta-feira a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, que apresentou no Centro Cultural um programa especial composto por três peças: Public Domain, Eurídice e o Instante e almada E TUDO!.
A 8.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo trouxe emoção e mudanças na liderança da competição. O Atlético dos Arcos venceu este domingo o Âncora Praia FC por 2-1 e assumiu a primeira posição da tabela com 18 pontos, ultrapassando o Atlético de Caminha e o Courense que perderam este fim de semana.
O Távora continua no comando da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo após a 8ª jornada, realizada este domingo, somando 21 pontos. Lanhelas FC e UD Os Raianos seguem logo atrás, ambos com 19 pontos, mantendo a disputa pelo topo da tabela muito intensa.
O SC Vianense sofreu mais um revés no Campeonato de Portugal. Este domingo, a equipa deslocou-se a Celorico de Basto para defrontar o CD Celoricense, na 9.ª jornada da Série A, e perdeu por 2-1.
O Sport Lisboa e Benfica anunciou este domingo, na sua página oficial, a reeleição de Rui Costa como presidente do clube, após vencer a segunda volta das eleições realizadas no sábado, relativas ao quadriénio 2025-2029.
A BebéVida volta a promover, durante o mês de novembro, um novo ciclo de sessões gratuitas dirigidas a grávidas e famílias, com o objetivo de apoiar a maternidade de forma informada, saudável e tranquila. As iniciativas, de caráter online e presencial, reúnem especialistas de diferentes áreas, abordando temas como o bem-estar físico e emocional na gravidez, o sono do bebé, os primeiros socorros pediátricos e a criopreservação de células estaminais.
A Juventude Viana voltou, este sábado, 8 de novembro, a ganhar no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, ao bater o SC Marinhense por 6-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.