O Município de Caminha foi distinguido com o “Prémio Excelência Autárquica”, nas categorias de Educação, Juventude, Coesão Social, Cultura e Turismo, durante o III Congresso da Cidade Social, que teve lugar em Vila Nova de Poiares.
Esta distinção reconhece o investimento contínuo da Câmara Municipal de Caminha em projetos que promovem o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida no concelho. Os projetos premiados foram:
Educação – Projeto Caminha + Comunidade.
Juventude – Cartas com Memória – Diálogo entre Gerações; Caminhadas Sustentáveis e Interpretativas.
Coesão Social – Projeto 65+ Ativ.Idade.
Cultura – Festival de Vilar de Mouros; Arte na Leira; Dois Versos e um Copo; Caminha Medieval.
Turismo – 7 Caminhos; Mercado Peregrino; Mercado Fish; Andainas.
A participação no III Congresso da Cidade Social reforça o compromisso do Município de Caminha com uma governação próxima, inovadora e centrada nas pessoas. Com esperança e ambição, Caminha projeta um novo ciclo de políticas municipais mais fortes, mais conectadas e mais alinhadas com as necessidades reais da sua população.
Esta é uma iniciativa do Observatório das Autarquias Locais que reconhece e incentiva boas práticas no âmbito dos projetos e programas desenvolvidos pelas autarquias portuguesas. O Prémio de Excelência Autárquica tem como objetivo sublinhar a importância de políticas públicas que, além de melhorarem a qualidade de vida dos cidadãos, contribuem para o desenvolvimento sustentável dos territórios.
O Congresso decorreu na passada terça-feira no Centro Cultural de Poiares, reunindo cerca de 600 participantes provenientes de cerca de 200 autarquias de norte a sul do país e das ilhas. Contou com vários momentos de debate e partilha de experiências, com sessões plenárias e paralelas. Os municípios puderam apresentar projetos e práticas inspiradoras nas áreas abrangidas pelas distinções.
O Festival Viana Bate Forte está de regresso à cidade nos dias 12 e 13 de setembro, trazendo dois dias de música, cultura e animação ao centro histórico de Viana do Castelo. Um dos destaques da programação é o concerto de Gil do Carmo, que sobe ao Palco da República, na Praça da República, no sábado, dia 13, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) anunciou esta semana a nomeação de Carlos Cunha como selecionador da equipa sénior distrital, que vai disputar a 1.ª Fase Nacional da Taça Regiões – UEFA. Esta competição apura a seleção portuguesa que irá representar o país na fase europeia.
Portugal viveu este verão o período mais quente desde 1931, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Com uma temperatura média de 23,51ºC, o país registou um aumento de 1,55ºC face ao normal (período 1991-2020), acompanhado por três ondas de calor que marcaram a estação.
Após o sucesso do colar (2024) e dos brincos (2025), o Município de Vila Nova de Cerveira dá mais um passo na diversificação da coleção única da “Conta de Cerveira – Joia Municipal”. Com o objetivo de aproximar diferentes públicos e reforçar a ligação à história local, foram lançadas duas novas peças: a pulseira e o pin.
Viana do Castelo terminou uma nova etapa do projeto europeu STANDOUT, que decorreu na Suécia, reforçando o papel da cidade como uma das pioneiras na criação de uma rede de cidades certificadas para o desporto ao ar livre. A cidade integra este projeto inovador como cidade piloto, juntamente com Silkeborg, na Dinamarca, que será a outra cidade inaugural da rede.
A Liga Feminina Placard, principal campeonato feminino de futsal em Portugal, inicia-se este sábado, 6 de setembro, com um novo formato que contará com dez equipas, menos duas em relação à temporada anterior, numa tentativa de aumentar a competitividade e o equilíbrio da prova.
A Câmara de Monção lançou um concurso público para o aluguer de instalações provisórias onde irá funcionar o Centro de Saúde durante as obras de requalificação. O contrato, com duração de 16 meses, tem um valor base de cerca de 205 mil euros, segundo anúncio publicado em Diário da República.