Logo
Regional

Município de Caminha conta com solidariedade do Governo para trabalhos mais complexos

3 Janeiro, 2023 | 12:02
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages, afirmou que a Câmara tem capacidade para realizar a primeira intervenção dos danos causados pelo mau tempo da madrugada do passado domingo, mas conta com a solidariedade do Governo para os trabalhos mais complexos e profundos.

Em visita a três freguesias do concelho de Caminha, Vila Praia de Âncora, Moledo e Lanhelas, com a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, Rui Lages, afirmou que a Câmara tem capacidade para realizar esta primeira intervenção, porém conta com a solidariedade do Governo para os trabalhos mais complexos e profundos. Lembrou também que as zonas visitadas são as que apresentam danos maiores e mais impactantes, porém “há estragos e prejuízos em praticamente todas as freguesias, que terão também de ser resolvidos”.

O Presidente da Câmara Municipal de Caminha, agradeceu a todos os que se envolveram, no terreno, na resposta rápida às populações, desde forças de segurança, bombeiros voluntários, sapadores florestais, baldios, autarcas locais, funcionários do Município e a própria população. “Uma união de esforços e solidariedade que funcionaram sem horário, em dia feriado, noite e dia, e sem as quais não teria sido possível colmatar tão rapidamente os problemas mais imediatos e mais graves, nomeadamente realizar a limpeza das ruas e encaminhamento de águas pluviais, assim como a reposição de infraestruturas, trabalho que não está terminado e que terá continuidade nos próximos dias e semanas”.

Ana Abrunhosa defendeu, que não basta repor infraestruturas e pavimentos, mas que terá de ser realizada uma ação mais profunda, aproveitando-se a oportunidade para implementar soluções mais fortes e mais adequadas, tendo em conta as necessidades das populações e a possível ocorrência de outras tempestades no futuro. Minimizar, pelo menos, as suas possíveis consequências, deverá ser um dos objetivos.

A Ministra garantiu o apoio do Governo às intervenções estruturais que tiverem de ser executadas, de forma a salvaguardar o território de futuras intempéries.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 22 Dezembro, 2025

Mais de 3.300 atletas confirmados para a São Silvestre de Viana do Castelo

Viana do Castelo prepara-se para receber, no próximo dia 27 de dezembro, a 12ª edição da Corrida de S. Silvestre CLS Brands, que contará com a participação de mais de 3.300 atletas.

Regional 22 Dezembro, 2025

Alterações na recolha de resíduos durante o Natal e Ano Novo em Viana do Castelo

Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC) anunciaram alterações na recolha de resíduos sólidos urbanos durante o período festivo do Natal e do Ano Novo.

Nacional 22 Dezembro, 2025

Três dias de tolerância de ponto para a função pública no Natal

O Governo anunciou a concessão de três dias de tolerância de ponto aos trabalhadores da função pública durante o período festivo: 24, 26 e 31 de dezembro.

Desporto 21 Dezembro, 2025

SC Vianense deixa escapar vantagem e perde em Ponte de Lima

O SC Vianense saiu derrotado de Ponte de Lima ao perder por 2-1 frente à AD Limianos, este domingo, em encontro da 13.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.

Desporto 21 Dezembro, 2025

Valenciano segura liderança na Primeira Divisão da AF Viana do Castelo

A 14.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o equilíbrio do campeonato e manteve acesa a luta pelos lugares cimeiros da tabela classificativa.

Desporto 21 Dezembro, 2025

Távora perde mas mantém a liderança da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo

A 14.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, confirmou o grande equilíbrio na luta pelos primeiros lugares, com o Távora a manter-se na liderança apesar da derrota.

Regional 21 Dezembro, 2025

Dois corpos dão à costa em Moledo e Afife

Dois corpos deram à costa na manhã deste domingo nas praias de Moledo, no concelho de Caminha, e de Afife, no concelho de Viana do Castelo. Segundo a Polícia Marítima, ambos poderão pertencer a pescadores desaparecidos no seguimento do naufrágio de uma embarcação de pesca ocorrido no passado dia 14 de dezembro, ao largo da Ínsua.