O presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Esteves e o bispo de Viana do Castelo, D. João Labrador, reuniram recentemente no Santuário de Nossa Senhora da Peneda com o presidente e o vice-presidente da CCDR-Norte para apresentar o "Plano de Valorização do Santuário de Nossa Senhora da Peneda".
Segundo uma nota do Município de Arcos de Valdevez, o ‘Plano de Valorização da Peneda’ prevê a “realização de diversas intervenções, ao nível do edificado e do espaço público da área do Santuário, nomeadamente na reabilitação do templo e envolvente; na reabilitação da área a norte do templo; na reabilitação do acesso e do grande terreiro e entrada; na reabilitação do escadório das virtudes e da via sacra e das capelas e na requalificação da área de lazer”.
A autarquia esclarece também que o plano de valorização será desenvolvido em parceria com várias entidades locais, regionais e nacionais, em várias fases de execução. “Com a execução deste plano pretende-se conservar e valorizar o património cultural e natural, promover e dinamizar o turismo, o comércio e os produtos locais, e contribuir para a criação de emprego e rendimento, bem como para a fixação e atração de pessoas e investimento”, explica.
A reunião contou ainda com a presença da Confraria de Nossa Senhora da Peneda, com o Reitor do Santuário e o responsável do património na diocese, com a equipa autora do plano e com o serviço de cultura do Município.
O Santuário de Nossa Senhora da Peneda recentemente classificado como Monumento Nacional e situado no coração do Parque Nacional Peneda Gerês é um dos maiores santuários Marianos do Minho e conta já com uma história com mais de 800 anos, sendo por isso um local de referência no concelho e na região Norte e na Galiza.
A Câmara de Viana do Castelo aprovou o protocolo de cooperação entre o município, a administração da APDL e a marinha para a instalação, no porto comercial da cidade, de uma base ponto de apoio naval.
O rio Neiva, que atravessa os concelhos de Viana do Castelo e Braga, vai ser alvo de uma intervenção de reabilitação e valorização, num investimento superior a 600 mil euros que arranca este mês.
Entre os dias 14 e 20 de maio, cerca de 1.100 militares estão em Viana do Castelo para assinalar o Dia da Marinha, num evento pensado para estreitar laços com a sociedade, destacando o papel da capital do Alto Minho enquanto cidade anfitriã e terra de tradições marítimas profundas.
O Estádio Dr. Lourenço Raimundo, em Valença, foi palco do Encontro do Alto Minho de Walking Football. O evento reuniu 90 atletas, representando 9 equipas da região, que demonstraram como o desporto – e, em particular, o futebol – pode ser adaptado para todas as idades, mantendo o espírito competitivo e saudável.
A piloto vianense, Mariana Afonso, garantiu o Título Nacional de Enduro 2025 na classe Senhoras, após vencer a penúltima ronda em Pataias – Alcobaça. Apesar das adversidades e de um terreno pouco favorável, Mariana mostrou determinação e sagrou-se Campeã de forma antecipada.
O Santa Luzia entrou a ganhar nas meias-finais do 'Play-off' da Liga Feminina Placard de futsal. A equipa de Viana do Castelo venceu por 3-1 na visita ao Atlético CP, a equipa sensação que tinha eliminado o campeão SL Benfica na ronda anterior.
A Academia de Marinha e o Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) organizam, a 16 de maio, o colóquio "O Mar: Tradições e Desafios", uma iniciativa integrada nas Comemorações do Dia da Marinha, que, em 2025, ocorrem em Viana do Castelo, e no âmbito do PRR BDA – Blue Design Alliance, projeto que visa dinamizar a economia azul através da inovação, da tecnologia e da preservação dos recursos oceânicos.