O executivo municipal aprovou, em reunião ordinária, o Contrato de Comodato do Edifício da Antiga Escola do 1º Ciclo da Abelheira, que será cedida gratuitamente ao Grupo Folclórico de Viana do Castelo.
No documento, aprovado por unanimidade, é referido que a antiga escola do 1º Ciclo da Abelheira “está encerrada às atividades letivas desde setembro de 2003”, mas “tem sido utilizada por associações e entidades promotoras de atividades desportivas, culturais e lúdicas, criando assim respostas que beneficiam a população da União de Freguesias de Viana do Castelo (Monserrate, Santa Maria Maior) e Meadela e freguesias limítrofes”.
Refere ainda que o Grupo Folclórico de Viana do Castelo, criado em 1976, é uma associação cultural sem fins lucrativos que promove atividades de iniciativa própria ou em diálogo com outras associações do concelho, sendo um dos Culturais de Viana do Castelo “e que necessita de um espaço condigno para potenciar a sua ação na comunidade”.
Através do protocolo, a Câmara Municipal cede gratuitamente o referido espaço por um prazo de 10 anos, podendo o mesmo ser renovado por igual período se se mantiver o destino e o objetivo “para o desenvolvimento de atividades culturais”.
Durante a vigência do protocolo, ficarão a cargo do Grupo Folclórico de Viana do Castelo “todos os trabalhos de conservação e manutenção, ordinários e extraordinários, necessários para o bom estado das instalações”, bem como as despesas de água, eletricidade, telefone e outras.
As obras na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vão estar suspensas a partir da noite desta quinta-feira, informou a Infraestruturas de Portugal. Com esta interrupção temporária dos trabalhos, não será efetuado o previsto corte de trânsito na travessia.
O Centro de Estudos Regionais (CER) promove, no próximo dia 19 de fevereiro, quinta-feira, a sexta conversa da 3.ª temporada do ciclo EntardeCER. A iniciativa terá lugar no AP Dona Aninhas – Boutique Hotel, em Viana do Castelo, parceiro do projeto, com início marcado para as 17h30.
Valença recebe este sábado, dia 14 de fevereiro, a sessão de sensibilização ambiental “Plantas Invasoras”, às 9h30, nas instalações da CIM Alto Minho, na avenida Miguel Dantas.
Uma tentativa de assalto à Capela de Nossa Senhora da Graça, localizada na Rua João Costa e Silva, em Lanhelas, provocou danos materiais ao edifício durante a tarde desta quinta-feira, confirmou a Junta de Freguesia.
A Serra d’Arga, no Alto Minho, passa a beneficiar, a partir de hoje, de um regime jurídico de proteção ambiental como Zona de Especial Conservação (ZEC), após a conclusão do processo de classificação iniciado em 2017. A medida está publicada no Diário da República através do decreto-lei 36/2026.
Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.