O executivo municipal aprovou, em reunião ordinária, o Contrato de Comodato do Edifício da Antiga Escola do 1º Ciclo da Abelheira, que será cedida gratuitamente ao Grupo Folclórico de Viana do Castelo.
No documento, aprovado por unanimidade, é referido que a antiga escola do 1º Ciclo da Abelheira “está encerrada às atividades letivas desde setembro de 2003”, mas “tem sido utilizada por associações e entidades promotoras de atividades desportivas, culturais e lúdicas, criando assim respostas que beneficiam a população da União de Freguesias de Viana do Castelo (Monserrate, Santa Maria Maior) e Meadela e freguesias limítrofes”.
Refere ainda que o Grupo Folclórico de Viana do Castelo, criado em 1976, é uma associação cultural sem fins lucrativos que promove atividades de iniciativa própria ou em diálogo com outras associações do concelho, sendo um dos Culturais de Viana do Castelo “e que necessita de um espaço condigno para potenciar a sua ação na comunidade”.
Através do protocolo, a Câmara Municipal cede gratuitamente o referido espaço por um prazo de 10 anos, podendo o mesmo ser renovado por igual período se se mantiver o destino e o objetivo “para o desenvolvimento de atividades culturais”.
Durante a vigência do protocolo, ficarão a cargo do Grupo Folclórico de Viana do Castelo “todos os trabalhos de conservação e manutenção, ordinários e extraordinários, necessários para o bom estado das instalações”, bem como as despesas de água, eletricidade, telefone e outras.
Deputados do Partido Socialista alertam para o risco iminente de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, concelho de Caminha, e exigem uma intervenção imediata da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Viana do Castelo vai marcar presença na 20ª edição da NAVARTUR – Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorre de 20 a 22 de fevereiro, em Espanha. A participação da cidade reforça a aposta estratégica no mercado ibérico, considerado de elevado potencial económico e com forte interesse por experiências culturais e gastronómicas.
Igrejas e santuários em várias regiões de Portugal estão a sofrer danos significativos após a depressão Kristin, e o Atelier Samthiago, de Viana do Castelo, juntou-se às iniciativas de apoio à recuperação do património religioso.
Vinte e três pessoas retiradas preventivamente das suas casas na terça-feira, em Ponte da Barca, devido a deslizamentos de terras, continuam sem previsão de regresso às habitações.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira cortou o trânsito na Avenida dos Pescadores, entre a entrada para a piscina municipal e o cais do rio Minho, devido ao risco de cheia do rio Minho.
O centro de Portugal continua a sofrer com as consequências das tempestades que atingem o país há 15 dias, deixando 15 mortos, dezenas de feridos e milhares de pessoas deslocadas.
O Santa Luzia FC já conhece o adversário para os quartos de final da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard. O sorteio da 5.ª eliminatória ditou um confronto frente ao GCR Nun’Álvares, numa eliminatória que garante acesso à Final Four da competição.