A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez atribuiu um apoio municipal de mais de 73 mil euros a dez projetos da área de animação turística, da restauração tipo tradicional e da área dos alojamentos turísticos. Os contratos foram celebrados no âmbito do Investarcos- Programa de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego e contam com um investimento global superior a 173 mil euros.
O Investarcos, em Arcos de Valdevez, destina-se a apoiar a criação e promoção do emprego e empreendedorismo de micro e pequenas empresas em todo o concelho. “Sendo o turismo um dos pilares do desenvolvimento económico de Arcos de Valdevez, a Câmara Municipal pretendeu contribuir para a estimulação deste setor, através do apoio direto ao investimento empresarial nas áreas do alojamento, restauração e animação turística”, explicou o município.
Estas são medidas de apoio à economia local para a dinamização e revitalização da atividade empresarial no concelho, através do reforço da sua competitividade, inovação e diferenciação. De igual modo pretende “contribuir para a criação de postos de trabalho e fixação de investimento em Arcos de Valdevez”.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.