Logo
Nacional

Mulheres com 45 anos serão convocadas para mamografia conforme itinerário das carrinhas de rastreio

5 Janeiro, 2025 | 10:25
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

As mulheres que completam 45 anos em 2025 serão convocadas ao longo do ano para realizar mamografia, conforme a região onde residem e o itinerário das carrinhas da Liga Portuguesa Contra o Cancro, anunciou o Ministério da Saúde.

No início de Dezembro de 2024, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) publicou a actualização da norma sobre o rastreio de base populacional do cancro da mama, que foi alargado este ano a mulheres entre os 45 e os 74 anos, quando até agora se destinava a mulheres entre os 50 e os 69 anos, cumprindo as recomendações da União Europeia.

Fazendo um ponto de situação sobre o alargamento do rastreio, a secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, disse este sábado à agência Lusa que estão asseguradas as condições para a sua operacionalização no terreno: “Está tudo montado e está tudo pronto”.

“Em 38 unidades locais de saúde (ULS) o rastreio do cancro da mama é assegurado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro [LPCC] que tem carrinhas com o equipamento para fazer as mamografias e, portanto, conforme a passagem das carrinhas, as senhoras ao longo do ano de 2025 serão chamadas para fazer a mamografia”, explicou Ana Povo.

O Algarve é a única região do país em que o rastreio do cancro da mama não é assegurado pela LPCC.

A governante referiu que a entidade responsável pelo rastreio nesta região é a Associação Oncológica do Algarve, adiantando que será celebrado um protocolo entre a ULS do Algarve e esta associação, que já está a ser mediado entre estas duas instituições e a Direcção Executiva do SNS.

Com este alargamento do rastreio, prevê-se que 1 050 000 mulheres sejam chamadas anualmente para fazer a mamografia.

O Ministério da Saúde está agora a rever e a ultimar o protocolo que já existia com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, que tem de incluir este alargamento.

“O protocolo já foi revisto pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e pela Direcção Executiva do SNS e temos já uma reunião agendada nas próximas semanas com a Liga para então fazermos a assinatura com as correcções deste protocolo”, avançou.

Em Portugal, em 2020, foram diagnosticados 7 425 novos casos de cancro da mama em mulheres, dos quais 6 346 (78%) tinham 45 ou mais anos, 4 821 (65%) entre os 45 e os 74 anos e 1 525 (20%) 75 ou mais anos.

Em 2021, registaram-se 1 798 óbitos, dos quais 828 (46%) de mulheres que tinham entre os 45 e os 74 anos e 1 671 (93%) mais de 45 anos.

Os programas de rastreio de base populacional estão associados a diminuição do risco de morte por cancro da mama e do risco de diagnóstico de neoplasias mamárias avançadas, em mulheres assintomáticas, com idades entre os 50 e os 69 anos, refere a DGS.

Estão também associados a redução do risco de morte em mulheres assintomáticas (entre os 45 e os 49 anos), e poderão estar também ligados a uma redução do risco de morte em mulheres assintomáticas entre os 70 e os 74.

Segundo a DGS, não existe informação científica sobre os benefícios ou riscos da continuação destes programas para pessoas com 74 ou mais anos.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presépio

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.

Regional 25 Dezembro, 2025

Viana do Castelo assinala 25 anos do encalhe do navio Coral Bulker

Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Meias na chaminé

Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presentes

Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Politécnico de Viana do Castelo oferece cabazes de Natal a estudantes internacionais

Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.