Logo
Nacional

Mulheres com 45 anos serão convocadas para mamografia conforme itinerário das carrinhas de rastreio

5 Janeiro, 2025 | 10:25
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

As mulheres que completam 45 anos em 2025 serão convocadas ao longo do ano para realizar mamografia, conforme a região onde residem e o itinerário das carrinhas da Liga Portuguesa Contra o Cancro, anunciou o Ministério da Saúde.

No início de Dezembro de 2024, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) publicou a actualização da norma sobre o rastreio de base populacional do cancro da mama, que foi alargado este ano a mulheres entre os 45 e os 74 anos, quando até agora se destinava a mulheres entre os 50 e os 69 anos, cumprindo as recomendações da União Europeia.

Fazendo um ponto de situação sobre o alargamento do rastreio, a secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, disse este sábado à agência Lusa que estão asseguradas as condições para a sua operacionalização no terreno: “Está tudo montado e está tudo pronto”.

“Em 38 unidades locais de saúde (ULS) o rastreio do cancro da mama é assegurado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro [LPCC] que tem carrinhas com o equipamento para fazer as mamografias e, portanto, conforme a passagem das carrinhas, as senhoras ao longo do ano de 2025 serão chamadas para fazer a mamografia”, explicou Ana Povo.

O Algarve é a única região do país em que o rastreio do cancro da mama não é assegurado pela LPCC.

A governante referiu que a entidade responsável pelo rastreio nesta região é a Associação Oncológica do Algarve, adiantando que será celebrado um protocolo entre a ULS do Algarve e esta associação, que já está a ser mediado entre estas duas instituições e a Direcção Executiva do SNS.

Com este alargamento do rastreio, prevê-se que 1 050 000 mulheres sejam chamadas anualmente para fazer a mamografia.

O Ministério da Saúde está agora a rever e a ultimar o protocolo que já existia com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, que tem de incluir este alargamento.

“O protocolo já foi revisto pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e pela Direcção Executiva do SNS e temos já uma reunião agendada nas próximas semanas com a Liga para então fazermos a assinatura com as correcções deste protocolo”, avançou.

Em Portugal, em 2020, foram diagnosticados 7 425 novos casos de cancro da mama em mulheres, dos quais 6 346 (78%) tinham 45 ou mais anos, 4 821 (65%) entre os 45 e os 74 anos e 1 525 (20%) 75 ou mais anos.

Em 2021, registaram-se 1 798 óbitos, dos quais 828 (46%) de mulheres que tinham entre os 45 e os 74 anos e 1 671 (93%) mais de 45 anos.

Os programas de rastreio de base populacional estão associados a diminuição do risco de morte por cancro da mama e do risco de diagnóstico de neoplasias mamárias avançadas, em mulheres assintomáticas, com idades entre os 50 e os 69 anos, refere a DGS.

Estão também associados a redução do risco de morte em mulheres assintomáticas (entre os 45 e os 49 anos), e poderão estar também ligados a uma redução do risco de morte em mulheres assintomáticas entre os 70 e os 74.

Segundo a DGS, não existe informação científica sobre os benefícios ou riscos da continuação destes programas para pessoas com 74 ou mais anos.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 17 Novembro, 2025

Casa Peixoto inaugura primeira loja em Palmela e reforça presença no Sul do país

A Casa Peixoto, empresa nacional especializada no comércio de materiais de construção, casas de banho, pavimentos, revestimentos, decoração, bricolagem e jardim, inaugurou a sua primeira loja em Palmela, assinalando um passo estratégico na expansão para o Sul do país. O investimento, no valor de 4,5 milhões de euros, permitiu a criação de 12 novos postos de trabalho.

Regional 17 Novembro, 2025

Viana do Castelo recebe ciclo de reflexão sobre fotografia

Viana do Castelo vai acolher nos dias 29 e 30 de novembro a 4.ª edição do ciclo RE.VER, um evento dedicado à reflexão e ao diálogo sobre fotografia contemporânea.

Regional 17 Novembro, 2025

Ponte de Lima recebe 1º Congresso Internacional sobre o Brinquedo

Ponte de Lima vai receber nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026 o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, subordinado ao tema “Brinquedo, Património e Identidade Cultural: vínculos de história e memória coletiva”. O evento decorre no Auditório dos Paços do Concelho e insere-se nas comemorações dos 900 anos da vila.

Regional 17 Novembro, 2025

Valença abre candidaturas ao Incentivo Agrícola para Produção Integrada e Biológica

A Câmara Municipal de Valença tem abertas, até 31 de dezembro, as candidaturas ao Incentivo Agrícola nos Modos de Produção Integrada e Produção Biológica, uma medida que visa reforçar a sustentabilidade e a competitividade do setor agrícola local.

Cultura 17 Novembro, 2025

Festival de Teatro de Viana do Castelo debate sobre liberdade artística

Esta segunda-feira, 17 de novembro, o Festival de Teatro de Viana do Castelo promove, às 15h00, o debate “Interferência Política nas Artes: Pela Liberdade Artística Contra a Censura”.

Desporto 16 Novembro, 2025

AFVC: Courense e Valenciano partilham liderança da 1ª divisão distrital

A 9.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe várias alterações na tabela classificativa e confirmou o bom momento de Courense e Valenciano, que seguem lado a lado na liderança com 19 pontos.

Desporto 16 Novembro, 2025

Távora segue firme no comando da Segunda Divisão da AFVC

A 9.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, voltou a mostrar um campeonato vibrante, competitivo e com vários protagonistas em destaque. No topo, o Távora continua a dar cartas e somou mais uma vitória importante, desta vez diante do Campos, por 1-0, reforçando a liderança isolada com 24 pontos.