Uma mulher de cerca de 50 anos morreu, esta quinta-feira, junto ao rio Neiva, na freguesia de Alvarães, em Viana do Castelo, disse à Lusa o coordenador da Proteção Civil municipal.
A mulher foi retirada da água “ainda com vida” e foram feitas manobras de reanimação, mas sem sucesso, pelo que o óbito acabaria por ser declarado no local, explicou António Cruz.
Segundo o que o JN apurou, “três mulheres, residentes na zona de Barcelos, estariam a realizar um ritual, que envolveria, entre outros procedimentos, atirar flores à água. Segundo testemunhos de familiares no local, a vítima subiu a uma cascata para lançar um ramo, quando escorregou, acabando por cair. Uma das outras mulheres ainda se terá atirado à água para tentar salvar a vítima, mas sem sucesso”.
Na operação estiveram envolvidos 12 homens e cinco viaturas, de acordo com o ‘site’ da Proteção Civil nacional.
O alerta que levou à “busca e resgate aquático” foi dado pelas 17h00, segundo a página da Proteção Civil.
Fonte municipal indicou que estiveram presentes seis bombeiros sapadores, apoiados por duas viaturas, uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), uma ambulância da Cruz Vermelha e a GNR, com dois militares.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.
Os parques eólicos offshore previstos para Viana do Castelo e para a Figueira da Foz poderão gerar até 9.400 postos de trabalho durante a fase de construção, segundo um estudo apresentado esta semana em Viana do Castelo.