Uma mulher de cerca de 50 anos morreu, esta quinta-feira, junto ao rio Neiva, na freguesia de Alvarães, em Viana do Castelo, disse à Lusa o coordenador da Proteção Civil municipal.
A mulher foi retirada da água “ainda com vida” e foram feitas manobras de reanimação, mas sem sucesso, pelo que o óbito acabaria por ser declarado no local, explicou António Cruz.
Segundo o que o JN apurou, “três mulheres, residentes na zona de Barcelos, estariam a realizar um ritual, que envolveria, entre outros procedimentos, atirar flores à água. Segundo testemunhos de familiares no local, a vítima subiu a uma cascata para lançar um ramo, quando escorregou, acabando por cair. Uma das outras mulheres ainda se terá atirado à água para tentar salvar a vítima, mas sem sucesso”.
Na operação estiveram envolvidos 12 homens e cinco viaturas, de acordo com o ‘site’ da Proteção Civil nacional.
O alerta que levou à “busca e resgate aquático” foi dado pelas 17h00, segundo a página da Proteção Civil.
Fonte municipal indicou que estiveram presentes seis bombeiros sapadores, apoiados por duas viaturas, uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), uma ambulância da Cruz Vermelha e a GNR, com dois militares.
A Associação Juventude de Viana celebra esta segunda-feira, 1 de dezembro de 2025, o seu 49.º aniversário, num período marcado por resultados positivos e forte união entre atletas, dirigentes e comunidade. Fundado em 1976, o clube continua a ser uma referência do hóquei em patins em Viana do Castelo.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.