Cinco Cidades Criativas da Unesco vão estar representadas na edição deste ano da Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos. O certame, que assinala o seu quadragésimo aniversário, realiza-se de 28 de julho a 6 de agosto no Parque da Cidade. Covilhã, Caldas da Rainha, Manises (Espanha), Fabriano (Itália) Porto Novo (Capital Benim) são as cinco Cidades Criativas que se juntam à Cidade de Barcelos, nesta Mostra que se afirma cada vez mais como das mais relevantes do setor, que se realizam no nosso país.
Artesanato, animação, gastronomia e música
A Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos volta a reunir em Barcelos o que de melhor se faz no concelho e no país no artesanato e na arte popular. São mais de cem artesãos e de 130 stands que no emblemático Parque da Cidade permitem o contacto direto o trabalho ao vivo, juntamente com um diversificado programa de animação, com particular destaque para o folclore internacional e para os concertos musicais que este ano contam com a presença da Banda Atlantis; Augusto Canário, Sérgio Mirra, Bárbara Tinoco e Aurea.
A gastronomia é outro ponto forte desta iniciativa. No local, está instalada uma Praça de Alimentação à sombra de um frondoso arvoredo, onde diversas associações concelhias servem pratos típicos e petiscos da região, possibilitando jantares de convívio a famílias e grupos de amigos.
Workshops criativos e trabalho ao vivo
Com o a meteorologia a prever tempo quente, os 10 dias da Mostra serão uma ótima oportunidade para ficar a conhecer melhor o maravilhoso mundo criativo dos artesãos de Barcelos, já que na sua esmagadora maioria vão estar a trabalhar ao vivo durante o decorrer do certame. Simultaneamente, e também todos os dias, haverá Workshops criativos de diversas áreas das diversas áreas da atividade artesanal, com particular destaque para os trabalhos em barro.
A mostra deste ano voltará a homenagear os artesãos do concelho, com a realização da “Gala do Artesanato”, no último dia do certame.
Estão oficialmente abertas as inscrições para o concurso “Coca de Edição”, uma iniciativa que convida à liberdade criativa, inovação artística e interpretação contemporânea da emblemática Coca de Monção, figura mitológica profundamente enraizada na identidade cultural do concelho.
A União das Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela lançou a primeira edição de um concurso de fotografia dirigido a toda a comunidade, com o objetivo de promover o território através do olhar dos seus habitantes.
O regulamento que estabelece os apoios à mobilidade atribuídos pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aos operadores de transportes entrou ontem em vigor, produzindo efeitos retroativos a 1 de janeiro.
As descargas da barragem de Touvedo, em Ponte da Barca, aumentaram o caudal do rio Lima, provocando inundações nas zonas ribeirinhas de Ponte de Lima e Ponte da Barca, situação que continua esta terça-feira a ser acompanhada pelas autoridades.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.