Cinco Cidades Criativas da Unesco vão estar representadas na edição deste ano da Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos. O certame, que assinala o seu quadragésimo aniversário, realiza-se de 28 de julho a 6 de agosto no Parque da Cidade. Covilhã, Caldas da Rainha, Manises (Espanha), Fabriano (Itália) Porto Novo (Capital Benim) são as cinco Cidades Criativas que se juntam à Cidade de Barcelos, nesta Mostra que se afirma cada vez mais como das mais relevantes do setor, que se realizam no nosso país.
Artesanato, animação, gastronomia e música
A Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos volta a reunir em Barcelos o que de melhor se faz no concelho e no país no artesanato e na arte popular. São mais de cem artesãos e de 130 stands que no emblemático Parque da Cidade permitem o contacto direto o trabalho ao vivo, juntamente com um diversificado programa de animação, com particular destaque para o folclore internacional e para os concertos musicais que este ano contam com a presença da Banda Atlantis; Augusto Canário, Sérgio Mirra, Bárbara Tinoco e Aurea.
A gastronomia é outro ponto forte desta iniciativa. No local, está instalada uma Praça de Alimentação à sombra de um frondoso arvoredo, onde diversas associações concelhias servem pratos típicos e petiscos da região, possibilitando jantares de convívio a famílias e grupos de amigos.
Workshops criativos e trabalho ao vivo
Com o a meteorologia a prever tempo quente, os 10 dias da Mostra serão uma ótima oportunidade para ficar a conhecer melhor o maravilhoso mundo criativo dos artesãos de Barcelos, já que na sua esmagadora maioria vão estar a trabalhar ao vivo durante o decorrer do certame. Simultaneamente, e também todos os dias, haverá Workshops criativos de diversas áreas das diversas áreas da atividade artesanal, com particular destaque para os trabalhos em barro.
A mostra deste ano voltará a homenagear os artesãos do concelho, com a realização da “Gala do Artesanato”, no último dia do certame.
Realizou-se este domingo a 18.ª jornada do campeonato distrital da 1.ª divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O destaque da jornada vai para a derrota (0-2) do líder Castelense, em casa, com o Âncora Praia.
Realizou-se este domingo a 19.ª jornada do Campeonato Distrital da 2.ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. O Raianos venceu (3-1) o Paçô, mantendo-se no topo da classificação com 43 pontos, mas vendo-se agora empatado com o Távora, que bateu (4-1) o Darquense.
Um novo relatório da Amnistia Internacional denuncia abusos e erosão de direitos humanos em diversos países. Dos Estados Unidos ao Irão, passando por Cuba, Portugal e Venezuela, a organização alerta para prisões arbitrárias, repressão a protestos e violência policial.
A 28.ª edição anual da Gala dos Troféus Desportivos “O Minhoto” realiza-se na próxima segunda-feira, na Adega Cultural, em Vila Verde, com a promessa de celebrar um ano histórico para o desporto da região. Em 2025, atletas minhotos conquistaram um total de 62 títulos internacionais, um feito inédito na história da Gala.
Ponte da Barca recebe de 6 a 8 de fevereiro a tradicional Feira do Fumeiro, um evento que celebra a gastronomia, a música e a tradição local. A cantora Rosinha será a principal atração, atuando na sexta-feira, às 21h30, numa noite que promete animar visitantes de todas as idades.
O Darque Kayak Clube alerta para novos depósitos de lixo nas margens do rio Lima. O clube vianense reforça a importância de um comportamento cívico e responsável da população.
O Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV) destacou-se no Campeonato Absoluto do Norte de Portugal de Pista Coberta, conquistando títulos coletivos e individuais que consolidam o clube como referência regional.