Cinco Cidades Criativas da Unesco vão estar representadas na edição deste ano da Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos. O certame, que assinala o seu quadragésimo aniversário, realiza-se de 28 de julho a 6 de agosto no Parque da Cidade. Covilhã, Caldas da Rainha, Manises (Espanha), Fabriano (Itália) Porto Novo (Capital Benim) são as cinco Cidades Criativas que se juntam à Cidade de Barcelos, nesta Mostra que se afirma cada vez mais como das mais relevantes do setor, que se realizam no nosso país.
Artesanato, animação, gastronomia e música
A Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos volta a reunir em Barcelos o que de melhor se faz no concelho e no país no artesanato e na arte popular. São mais de cem artesãos e de 130 stands que no emblemático Parque da Cidade permitem o contacto direto o trabalho ao vivo, juntamente com um diversificado programa de animação, com particular destaque para o folclore internacional e para os concertos musicais que este ano contam com a presença da Banda Atlantis; Augusto Canário, Sérgio Mirra, Bárbara Tinoco e Aurea.
A gastronomia é outro ponto forte desta iniciativa. No local, está instalada uma Praça de Alimentação à sombra de um frondoso arvoredo, onde diversas associações concelhias servem pratos típicos e petiscos da região, possibilitando jantares de convívio a famílias e grupos de amigos.
Workshops criativos e trabalho ao vivo
Com o a meteorologia a prever tempo quente, os 10 dias da Mostra serão uma ótima oportunidade para ficar a conhecer melhor o maravilhoso mundo criativo dos artesãos de Barcelos, já que na sua esmagadora maioria vão estar a trabalhar ao vivo durante o decorrer do certame. Simultaneamente, e também todos os dias, haverá Workshops criativos de diversas áreas das diversas áreas da atividade artesanal, com particular destaque para os trabalhos em barro.
A mostra deste ano voltará a homenagear os artesãos do concelho, com a realização da “Gala do Artesanato”, no último dia do certame.
Um homem, com cerca de 40 anos, foi resgatado na manhã desta quinta-feira da Ínsua da Lapela, no concelho de Monção, depois de ter ficado isolado devido à subida do caudal do rio Minho, na sequência do mau tempo.
Os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo participaram, entre os dias 22 e 23 de janeiro, numa ação de treino em montanha na Serra da Estrela, em parceria com outras forças de socorro.
A Romaria de Santa Marta prepara-se para animar a comunidade com o Baile de Carnaval, um evento que combina música, convívio e tradição. A iniciativa, aberta a todas as idades, promete celebrar a alegria e a união que marcam a identidade da romaria.
O consumo diário de energia elétrica no sistema elétrico nacional atingiu sucessivos máximos históricos ao longo do mês de janeiro, impulsionado pelo frio intenso que se fez sentir em todo o país, de acordo com dados divulgados pela REN – Redes Energéticas Nacionais.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) lançou o seu primeiro curso na plataforma nacional de ensino online NAU, dedicado à Diabetes, uma das doenças crónicas com maior impacto na população.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP intercetou, no dia 25 de janeiro, três jovens com idades entre os 15 e os 22 anos, em Ponte de Lima.
O concelho de Viana do Castelo encontra-se hoje, 28 de janeiro de 2026, sob Aviso Vermelho devido à forte agitação marítima, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).