O Largo de Santa Catarina, na Ribeira de Viana do Castelo, volta a ser palco da Mostra Gastronómica, nos dias 29 e 30 de agosto, numa celebração que promete aliar os sabores tradicionais à música e à cultura popular. O evento, integrado na programação de Viana do Castelo – Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025, decorre entre as 18h00 e as 24h00, com entrada livre.
Ao longo dos dois dias, o público poderá saborear a típica gastronomia da zona ribeirinha, num ambiente de convívio, animação e celebração das tradições locais. O cartaz musical é diversificado e atrativo, trazendo artistas locais e nacionais para o coração da cidade.
Sexta-feira (29 de agosto): Fado, tradição e viagem musical
A programação musical de sexta-feira arranca com Sérgio Carvalhosa, às 18h30, seguido pela irreverência e boa disposição da Hinoportuna, às 20h00. O destaque da noite vai para Mário Moita, que sobe ao palco às 21h30 com o espetáculo “Viajando por Portugal”. Em trio — com piano/voz, guitarra portuguesa e percussão —, o artista propõe uma viagem sonora que une o romantismo do Fado à alegria das músicas tradicionais do país, num repertório que vai da Madeira ao Alentejo. Temas como Canção do Mar, Senhor Vinho, Nem as Paredes Confesso ou Cantem o Fado vão envolver o público numa experiência emocional e participativa.
Sábado (30 de agosto): Alegria popular e fusão musical
No segundo dia, o ambiente festivo começa às 18h30 com os Amigos da Concertina, seguido da atuação da Tuna de Veteranos, às 19h00. Às 21h30, o palco pertence ao multifacetado Zezé Fernandes, acompanhado do projeto Rocklore, numa fusão de rock com instrumentos e sonoridades tradicionais. Músico profissional desde 1991, Zezé é um verdadeiro autodidata, dominando uma vasta gama de instrumentos como cavaquinho, braguesa, cuatro venezuelano, bandolim, flauta de bisel, entre outros.
Com mais de mil concertos na bagagem, Zezé Fernandes promete encerrar a Mostra em grande, numa noite que será, certamente, de celebração e alegria.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) voltou a ganhar destaque internacional ao registar subidas significativas nos pilares da internacionalização e da ligação à indústria, segundo o Times Higher Education World University Rankings 2026.
A Câmara de Arcos de Valdevez consignou cerca de 480 mil euros para transformar um edifício na freguesia da Gavieira numa residência de estudantes, no âmbito do projeto internacional Branda Científica.
Viana do Castelo destaca-se no norte do país, com 8% das propriedades a desaparecerem rapidamente do mercado. Apesar de não chegar aos números de Faro (21%) ou do Porto (10%), a cidade mostra que a procura por imóveis na região continua forte.
A partir de amanhã, terça-feira, 20 de outubro, entra em vigor a proibição da pesca do tamboril nas águas sob jurisdição portuguesa e em várias zonas internacionais, anunciou a Direção-Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).
O Município de Caminha está a reforçar o investimento na educação infantil com o lançamento da segunda edição do School4All, um projeto inovador direcionado às crianças do pré-escolar da rede pública. A iniciativa, aprovada com financiamento de 85% pelo Fundo Social Europeu (FSE), representa um investimento total de mais de 250 mil euros, destinado a promover o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo das crianças.
Os oitavos de final da Taça da Associação de Futebol de Viana do Castelo disputaram-se este domingo e foram palco de muita emoção, com jogos equilibrados, prolongamentos e decisões nas grandes penalidades.
Os atletas Ricardo Pedra, do Olímpico Vianense, e Mónica Vinagre, dos Salesianos, foram os grandes vencedores da terceira edição da Corrida da Ponte, disputada este domingo em Viana do Castelo.