O Largo de Santa Catarina, na Ribeira de Viana do Castelo, volta a ser palco da Mostra Gastronómica, nos dias 29 e 30 de agosto, numa celebração que promete aliar os sabores tradicionais à música e à cultura popular. O evento, integrado na programação de Viana do Castelo – Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025, decorre entre as 18h00 e as 24h00, com entrada livre.
Ao longo dos dois dias, o público poderá saborear a típica gastronomia da zona ribeirinha, num ambiente de convívio, animação e celebração das tradições locais. O cartaz musical é diversificado e atrativo, trazendo artistas locais e nacionais para o coração da cidade.
Sexta-feira (29 de agosto): Fado, tradição e viagem musical
A programação musical de sexta-feira arranca com Sérgio Carvalhosa, às 18h30, seguido pela irreverência e boa disposição da Hinoportuna, às 20h00. O destaque da noite vai para Mário Moita, que sobe ao palco às 21h30 com o espetáculo “Viajando por Portugal”. Em trio — com piano/voz, guitarra portuguesa e percussão —, o artista propõe uma viagem sonora que une o romantismo do Fado à alegria das músicas tradicionais do país, num repertório que vai da Madeira ao Alentejo. Temas como Canção do Mar, Senhor Vinho, Nem as Paredes Confesso ou Cantem o Fado vão envolver o público numa experiência emocional e participativa.
Sábado (30 de agosto): Alegria popular e fusão musical
No segundo dia, o ambiente festivo começa às 18h30 com os Amigos da Concertina, seguido da atuação da Tuna de Veteranos, às 19h00. Às 21h30, o palco pertence ao multifacetado Zezé Fernandes, acompanhado do projeto Rocklore, numa fusão de rock com instrumentos e sonoridades tradicionais. Músico profissional desde 1991, Zezé é um verdadeiro autodidata, dominando uma vasta gama de instrumentos como cavaquinho, braguesa, cuatro venezuelano, bandolim, flauta de bisel, entre outros.
Com mais de mil concertos na bagagem, Zezé Fernandes promete encerrar a Mostra em grande, numa noite que será, certamente, de celebração e alegria.
Foi publicado esta quarta-feira, dia 27 de agosto, em Diário da República, o Regulamento do Serviço Público de Transporte de Passageiros do Município de Viana do Castelo, que oficializa o lançamento do TuViana, o novo sistema de transportes urbanos da cidade, com entrada em funcionamento marcada para o próximo dia 23 de setembro.
Com o regresso às aulas, a campanha nacional “Olhe pelas Suas Costas” volta a alertar para os perigos do transporte excessivo de peso nas mochilas escolares, um problema que afeta cada vez mais crianças e jovens em idade escolar.
O Município de Viana do Castelo vai promover, no próximo dia 26 de setembro, o workshop “(Sobre)viver na Selva – Luto e perdas”, uma ação formativa dirigida a profissionais que intervêm em contextos de luto e perda.
O Largo de Santa Rita, em Gondomil, Valença, recebe nos dias 30 e 31 de agosto o Festival Gastronómico Sabores do Anho, iniciativa que celebra a tradição culinária do Minho, com destaque para o emblemático anho no forno com arroz pingado, prato típico da região servido em alguidar de barro e preparado nos tradicionais fornos a lenha.
No próximo dia 4 de setembro, o Município de Ponte de Lima, através do Museu dos Terceiros, convida a comunidade a participar na Rota dos Azulejos, uma iniciativa cultural inserida no programa comemorativo dos 900 anos da atribuição do Foral à vila.
O Dia Internacional das Lesões da Coluna Vertebral celebra-se, desde 2016, a 5 de setembro, por iniciativa da International Spinal Cord Society (ISCoS). Todos os anos, este dia serve de mote para refletir sobre um tema central relacionado com estas lesões.
A freguesia de Areosa, em Viana do Castelo, volta a cumprir a tradição com a realização das Festas em Honra de São Mamede, entre os dias 29 e 31 de agosto, com uma programação que combina a componente religiosa com animação musical, cultura popular e gastronomia regional.