O Largo de Santa Catarina, na Ribeira de Viana do Castelo, volta a ser palco da Mostra Gastronómica, nos dias 29 e 30 de agosto, numa celebração que promete aliar os sabores tradicionais à música e à cultura popular. O evento, integrado na programação de Viana do Castelo – Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025, decorre entre as 18h00 e as 24h00, com entrada livre.
Ao longo dos dois dias, o público poderá saborear a típica gastronomia da zona ribeirinha, num ambiente de convívio, animação e celebração das tradições locais. O cartaz musical é diversificado e atrativo, trazendo artistas locais e nacionais para o coração da cidade.
Sexta-feira (29 de agosto): Fado, tradição e viagem musical
A programação musical de sexta-feira arranca com Sérgio Carvalhosa, às 18h30, seguido pela irreverência e boa disposição da Hinoportuna, às 20h00. O destaque da noite vai para Mário Moita, que sobe ao palco às 21h30 com o espetáculo “Viajando por Portugal”. Em trio — com piano/voz, guitarra portuguesa e percussão —, o artista propõe uma viagem sonora que une o romantismo do Fado à alegria das músicas tradicionais do país, num repertório que vai da Madeira ao Alentejo. Temas como Canção do Mar, Senhor Vinho, Nem as Paredes Confesso ou Cantem o Fado vão envolver o público numa experiência emocional e participativa.
Sábado (30 de agosto): Alegria popular e fusão musical
No segundo dia, o ambiente festivo começa às 18h30 com os Amigos da Concertina, seguido da atuação da Tuna de Veteranos, às 19h00. Às 21h30, o palco pertence ao multifacetado Zezé Fernandes, acompanhado do projeto Rocklore, numa fusão de rock com instrumentos e sonoridades tradicionais. Músico profissional desde 1991, Zezé é um verdadeiro autodidata, dominando uma vasta gama de instrumentos como cavaquinho, braguesa, cuatro venezuelano, bandolim, flauta de bisel, entre outros.
Com mais de mil concertos na bagagem, Zezé Fernandes promete encerrar a Mostra em grande, numa noite que será, certamente, de celebração e alegria.
A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.
Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai coordenar um projeto nacional que pretende preservar e valorizar as variedades regionais de macieiras, reforçando o papel da instituição na investigação agroalimentar.