Entre os dias 12 e 19 de abril, Ponte da Barca viverá uma experiência que une tradição, fé e cultura, com a encenação de três peças teatrais que prometem transportar o público para momentos marcantes da história cristã.
Com música ao vivo, figurinos elaborados e iluminação especial, as apresentações vão ser interpretadas por cerca de 300 pessoas, com destaque para a ligação dos Mosteiros Românicos da região à Semana Santa.
A iniciativa, encenada por Jaime Ferreri, contará com a participação de atores e figurantes locais, provenientes das diversas freguesias do município. Cada peça terá como pano de fundo a fé e a beleza natural e histórica da região.
O programa terá início no dia 12 de abril, às 21h30, no Mosteiro de Vila Nova de Muía, com a encenação de “O Sermão da Montanha”, que abordará desde o nascimento de Cristo em Belém até à Sua chegada a Jerusalém.
No dia 17 de abril, também às 21h30, será encenada “A Dolorosa Paixão de Jesus Cristo”, nos arredores do Mosteiro de Bravães, retratando as últimas vinte e quatro horas de Cristo na Terra.
A programação culmina no dia 19 de abril, às 22h30, com a encenação de “A Ressurreição de Jesus Cristo”, no Mosteiro Românico de São Martinho de Crasto, marcando o encerramento desta série de representações teatrais.
Ponte de Lima recebe esta sexta-feira a inauguração da exposição “Entroido, Mobiliário Vestido”, uma mostra itinerante que já passou por várias cidades de Espanha e agora chega a Portugal. No próximo sábado, a exposição abre também em Lugo, enquanto algumas obras participam de uma coletiva em Bragança.
Pela primeira vez, Braga assumiu a liderança entre os pontos de partida de peregrinos portugueses rumo a Santiago de Compostela, graças ao Caminho da Geira e dos Arrieiros (CGA). No total, 567 pessoas escolheram este percurso em 2025, superando o tradicional Caminho Português Central (CPC), com 550 partidas.
O tema dos limites dos meios de comunicação das autarquias foi debatido no Encontro Nacional da Imprensa Regional, promovido pela ANIR – Associação Nacional de Imprensa Regional.
Moreira já conta com um Campo da Tomada requalificado, agora equipado com um relvado sintético certificado FIFA QUALITY. A obra, que custou 255.671,78 €, foi inaugurada esta segunda-feira ao final da tarde numa cerimónia presidida por António Barbosa.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo afirmou que o município vai reforçar as ações de sensibilização junto da população para a correta utilização dos contentores de lixo, após, nas últimas semanas, se terem registado situações de transbordo de resíduos em várias zonas da cidade.
A Seleção Nacional de Voleibol Sub-18 Masculinos teve ontem uma estreia exigente na 1.ª Ronda de Apuramento para o Campeonato da Europa, ao perder por 0-3 frente à Bélgica, no Centro Cultural de Viana do Castelo. Apesar do desfecho negativo, os jovens portugueses deixaram sinais positivos num encontro marcado pelo equilíbrio inicial e pelo forte apoio do público vianense.
O Gabinete de Atendimento à Família (GAF) apresenta esta sexta-feira, dia 9 de janeiro, o livro 30 anos [des]concerto social, que celebra três décadas de serviço à comunidade. A cerimónia realiza-se às 17h15, no Auditório da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Noroeste, na Praça Dr. António Feio Ribeiro da Silva.