O Centro Interpretativo do Mosteiro de Sanfins (CIMOS), em Valença, abriu após um investimento de 255 mil euros financiados por fundos comunitários para valorizar o monumento românico.
Em comunicado, a autarquia de Valença explica que o CIMOS “pretende valorizar e dar a conhecer um dos monumentos românicos mais importantes de Portugal, com as primeiras referências a apontarem para o ano de 604 depois de Cristo”.
“O CIMOS é um espaço que pretende introduzir e orientar o visitante para uma experiência rica e diversa nos 23 hectares da Quinta do Mosteiro explorando o legado patrimonial, natural e etnográfico através dos seus percursos”, descreve o município.
No rés do chão, o centro “convida à descoberta do biótipo da quinta com o cantinho da ciência onde os visitantes, sobretudo os mais jovens, podem observar e sentir mais de perto os minerais e espécies da fauna e flora”, acrescenta.
No piso superior, “um conjunto de painéis, instalações e ecrãs táteis proporcionam experiências imersivas na etnografia, nos hábitos e modos de vida do antigo mosteiro, na descoberta da fauna e flora, na história, nos costumes e tradições”.
O CIMOS está instalado na antiga casa dos caseiros da quinta e desenvolve-se numa estrutura à base de granito e traves de madeira, apresentando-se como um bloco distinto “perfeitamente enquadrado com o ambiente e a arquitetura existente”.
“Este centro implicou um investimento municipal de 255 mil euros e foi financiado pelo FEDER no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE do Norte 2020”, indica o município.
O espaço pode ser visitado aos sábados e domingos das 10h30 às 12h30 e das 13h30 às 19h30, sendo objeto de marcação durante a semana.
O Santa Luzia Futebol Clube realiza, este sexta-feira, o seu primeiro jogo dos 'play-offs' da Liga Feminina Placard Futsal. No Pavilhão Municipal da Maia a equipa de Viana do Castelo começa a lutar pelo titulo com a Novasemente às 20h00, uma partida com transmissão em direto no Canal 11.
Fernando José Salgueiro Maia, foi um militar português. Foi um dos capitães do Exército Português que liderou as forças revolucionárias durante a Revolução de 25 de Abril de 1974, que marcou o final da ditadura em Portugal.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, elogiou hoje a vida e obra do Papa Francisco, "sem recusas, sem ódios", e defendeu que a sua mensagem tem tudo a ver com os valores do 25 de Abril de 1974.
O jogo, entre a Associação Desportiva de Barroselas e a equipa B do Sport Clube Vianense, referente à 31ª jornada do Campeonato Distrital da 2ª Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, terá bilhetes a preço de Champions. O Sport Clube Vianense informou, nas redes sociais, que "os bilhetes terão uma sobretaxa de 100%, conforme pedido efetuado pelo clube anfitrião à AFVC".
O Dia da Liberdade é comemorado em Portugal a 25 de abril. Este é um dos feriados nacionais obrigatórios. A Revolução de 25 de Abril, também conhecida como Revolução dos Cravos ou Revolução de Abril, refere-se a um evento da história de Portugal resultante do movimento político e social, ocorrido a 25 de abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo, vigente desde 1933.
O Centro Interpretativo do Mosteiro de Sanfins (CIMOS), em Valença, abriu após um investimento de 255 mil euros financiados por fundos comunitários para valorizar o monumento românico.
As previsões meteorológicas apontam para um fim de semana prolongado com bom tempo e temperaturas elevadas, pelo que a Autoridade Marítima Nacional aconselha a população a adotar comportamentos de segurança numa eventual ida à praia ou zonas costeiras, evitando expor-se desnecessariamente ao risco.