Logo
Regional

Mosteiro em Valença com centro interpretativo após investimento de 255 mil euros

25 Abril, 2025 | 9:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O Centro Interpretativo do Mosteiro de Sanfins (CIMOS), em Valença, abriu após um investimento de 255 mil euros financiados por fundos comunitários para valorizar o monumento românico.

Em comunicado, a autarquia de Valença explica que o CIMOS “pretende valorizar e dar a conhecer um dos monumentos românicos mais importantes de Portugal, com as primeiras referências a apontarem para o ano de 604 depois de Cristo”.

“O CIMOS é um espaço que pretende introduzir e orientar o visitante para uma experiência rica e diversa nos 23 hectares da Quinta do Mosteiro explorando o legado patrimonial, natural e etnográfico através dos seus percursos”, descreve o município.

No rés do chão, o centro “convida à descoberta do biótipo da quinta com o cantinho da ciência onde os visitantes, sobretudo os mais jovens, podem observar e sentir mais de perto os minerais e espécies da fauna e flora”, acrescenta.

No piso superior, “um conjunto de painéis, instalações e ecrãs táteis proporcionam experiências imersivas na etnografia, nos hábitos e modos de vida do antigo mosteiro, na descoberta da fauna e flora, na história, nos costumes e tradições”.

O CIMOS está instalado na antiga casa dos caseiros da quinta e desenvolve-se numa estrutura à base de granito e traves de madeira, apresentando-se como um bloco distinto “perfeitamente enquadrado com o ambiente e a arquitetura existente”.

“Este centro implicou um investimento municipal de 255 mil euros e foi financiado pelo FEDER no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE do Norte 2020”, indica o município.

O espaço pode ser visitado aos sábados e domingos das 10h30 às 12h30 e das 13h30 às 19h30, sendo objeto de marcação durante a semana.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 7 Julho, 2025

Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana apresenta oferta de teatro escolar

A Companhia Residente do Teatro Municipal Sá de Miranda vai abranger mais de 14.000 crianças de todos os níveis de ensino obrigatório durante o próximo ano coletivo, numa temporada que contempla 6 estreias dedicadas às comunidades educativas.

Regional 7 Julho, 2025

Carlos da Torre é o candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Viana do Castelo

A CCD do Bloco de Esquerda de Viana do Castelo reuniu, para ratificar as listas de candidatos às próximas eleições autárquicas de outubro de 2025. O candidato do partido à Câmara de Viana do Castelo é Carlos da Torre, designer e artista visual.

Regional 7 Julho, 2025

Homem constituído arguido por ter na sua posse 18 armas ilegais em Valença

Um homem foi constituído arguido por ter na sua posse 18 armas sem qualquer tipo de registo ou documentação em Valença.

Regional 6 Julho, 2025

Inaugurada nova sede da junta de freguesia de Perre

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na inauguração da sede da junta de freguesia de Perre, que foi alvo de uma empreitada de refuncionalização da antiga escola primária.

Regional 6 Julho, 2025

Valença Aqua Park já começou

O Valença Aqua Park abriu esta sexta-feira, no Complexo Desportivo do Sport Clube Valenciano, e promete animar os fins de semana deste verão com muita diversão para toda a família, até 17 de agosto.

Regional 6 Julho, 2025

Inaugurada rua da Padela em Vila Nova de Anha

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na cerimónia de inauguração da nova Rua da Padela, na freguesia de Vila Nova de Anha, que foi alvo de uma empreitada de requalificação para proporcionar melhorias significativas nas condições de circulação e mobilidade da população local.

Regional 6 Julho, 2025

Viana do Castelo com 11 praias com Bandeira Azul, seis com Qualidade de Ouro e duas acessíveis

O Presidente da Câmara Municipal hasteou, de forma simbólica, a bandeira azul no Navio-Hospital Gil Eannes e entregou as bandeiras aos presidentes de junta de freguesia cujas praias foram distinguidas.