O Centro Interpretativo do Mosteiro de Sanfins (CIMOS), em Valença, abriu após um investimento de 255 mil euros financiados por fundos comunitários para valorizar o monumento românico.
Em comunicado, a autarquia de Valença explica que o CIMOS “pretende valorizar e dar a conhecer um dos monumentos românicos mais importantes de Portugal, com as primeiras referências a apontarem para o ano de 604 depois de Cristo”.
“O CIMOS é um espaço que pretende introduzir e orientar o visitante para uma experiência rica e diversa nos 23 hectares da Quinta do Mosteiro explorando o legado patrimonial, natural e etnográfico através dos seus percursos”, descreve o município.
No rés do chão, o centro “convida à descoberta do biótipo da quinta com o cantinho da ciência onde os visitantes, sobretudo os mais jovens, podem observar e sentir mais de perto os minerais e espécies da fauna e flora”, acrescenta.
No piso superior, “um conjunto de painéis, instalações e ecrãs táteis proporcionam experiências imersivas na etnografia, nos hábitos e modos de vida do antigo mosteiro, na descoberta da fauna e flora, na história, nos costumes e tradições”.
O CIMOS está instalado na antiga casa dos caseiros da quinta e desenvolve-se numa estrutura à base de granito e traves de madeira, apresentando-se como um bloco distinto “perfeitamente enquadrado com o ambiente e a arquitetura existente”.
“Este centro implicou um investimento municipal de 255 mil euros e foi financiado pelo FEDER no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE do Norte 2020”, indica o município.
O espaço pode ser visitado aos sábados e domingos das 10h30 às 12h30 e das 13h30 às 19h30, sendo objeto de marcação durante a semana.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.