O Centro Interpretativo do Mosteiro de Sanfins (CIMOS), em Valença, abriu após um investimento de 255 mil euros financiados por fundos comunitários para valorizar o monumento românico.
Em comunicado, a autarquia de Valença explica que o CIMOS “pretende valorizar e dar a conhecer um dos monumentos românicos mais importantes de Portugal, com as primeiras referências a apontarem para o ano de 604 depois de Cristo”.
“O CIMOS é um espaço que pretende introduzir e orientar o visitante para uma experiência rica e diversa nos 23 hectares da Quinta do Mosteiro explorando o legado patrimonial, natural e etnográfico através dos seus percursos”, descreve o município.
No rés do chão, o centro “convida à descoberta do biótipo da quinta com o cantinho da ciência onde os visitantes, sobretudo os mais jovens, podem observar e sentir mais de perto os minerais e espécies da fauna e flora”, acrescenta.
No piso superior, “um conjunto de painéis, instalações e ecrãs táteis proporcionam experiências imersivas na etnografia, nos hábitos e modos de vida do antigo mosteiro, na descoberta da fauna e flora, na história, nos costumes e tradições”.
O CIMOS está instalado na antiga casa dos caseiros da quinta e desenvolve-se numa estrutura à base de granito e traves de madeira, apresentando-se como um bloco distinto “perfeitamente enquadrado com o ambiente e a arquitetura existente”.
“Este centro implicou um investimento municipal de 255 mil euros e foi financiado pelo FEDER no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE do Norte 2020”, indica o município.
O espaço pode ser visitado aos sábados e domingos das 10h30 às 12h30 e das 13h30 às 19h30, sendo objeto de marcação durante a semana.
Vila Praia de Âncora volta a vestir-se de festa a partir de hoje para celebrar uma das suas tradições mais queridas: as Festas em Honra de Nossa Senhora da Bonança, que decorrem até domingo, 14 de setembro. Este é um dos eventos religiosos e culturais mais emblemáticos do Alto Minho, atraindo todos os anos milhares de visitantes, locais e emigrantes.
A banda PUTO, uma das mais irreverentes propostas do dirty-rock nacional, atua este sábado, 13 de setembro, no Festival Viana Bate Forte. O concerto está marcado para a 01h00, no Palco da Erva (Praça da Erva), com entrada livre.
O canoísta de Ponte de Lima, Fernando Pimenta, voltou a afirmar-se como um dos maiores nomes do desporto nacional ao conquistar oito pódios internacionais em 2025, num ano tradicionalmente mais calmo para os atletas, por ser o primeiro do novo ciclo olímpico.
Vila Nova de Cerveira volta a ser palco de um dos eventos gastronómicos mais aguardados da região. De 12 a 14 de setembro, a Praça Alto Minho recebe o Festival da Pizza 2025, uma celebração dedicada à mais emblemática iguaria italiana, com um programa que alia gastronomia, música ao vivo e animação para toda a família.
A Biblioteca Municipal de Valença volta a abrir as portas ao imaginário infantil com mais uma sessão do programa "Histórias em Família", marcada para sábado, 13 de setembro, às 10h30. Desta vez, o convite é feito através do divertido e inspirador conto "Eu Quero Andar Sem Rodinhas", de Tobias Giacomazzi, apresentado por Manuela Fernandes.
É hoje, 10 de setembro, que se dá o aguardado arranque das Feiras Novas 2025, uma das maiores e mais emblemáticas romarias do Alto Minho. Ao longo dos próximos seis dias, Ponte de Lima transforma-se no centro da cultura popular minhota, celebrando com música, folclore, tradições seculares e momentos de devoção em honra de Nossa Senhora das Dores.
Vivemos tempos de incerteza. O trabalho é cada vez mais precário, a habitação “não é para o bolso” da grande maioria de nós, as novas tecnologias ultrapassam-nos a velocidades vertiginosas e as crises — da economia ao clima, das guerras à imigração — sobrepõem-se umas sobre as outras.