O Instituto Politécnico de Viana do Castelo manifesta o seu sentido pesar pelo falecimento do Professor António Jorge Simões Dantas, subdiretor da Escola Superior de Desporto e Lazer deste Instituto Politécnico e docente nesta Instituição há mais de duas décadas.
O Professor Jorge Dantas, de 52 anos, era subdiretor da Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo (ESDL-IPVC) desde 31 de julho de 2019.
Formado em Educação Física, pela Universidade Técnica de Lisboa, e com mestrado em Estudos da Criança, Especialidade de Educação Física e Lazer, pela Universidade do Minho, o Professor Jorge Dantas pautou sempre o seu percurso profissional pela promoção do desporto e de uma vida saudável. Manteve também sempre uma vida associativa intensa, colaborando ativamente com várias instituições da região.
Reconhecendo o seu valor, mérito, dedicação e empenho, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo endereça as mais sinceras e sentidas condolências à família e amigos do Professor Jorge Dantas, em particular à esposa e às filhas.
O Instituto Politécnico de Viana do Castelo endereça, ainda, condolências a toda a comunidade académica, em particular ao colegas e estudantes da ESDL-IPVC, com quem o Professor Jorge Dantas contactava diariamente, disponibilizando-se para prestar apoio neste momento de dor e sofrimento.
A Presidência do Instituto Politécnico de Viana do Castelo decreta dois dias de luto académico e em todos os edifícios da Instituição será colocada a bandeira a meia haste pelo mesmo período, assim como no dia do funeral.
Arrendar ou comprar casa continua a ser um desafio enorme para os portugueses. No último trimestre de 2025, famílias em Portugal gastaram, em média, 80% do salário com renda e 70% com a compra de habitação, segundo dados do portal imobiliário idealista.
O Município de Ponte de Lima, em parceria com a Noc Studio, promove uma nova oficina criativa dirigida a crianças e famílias, combinando construção, brincadeira e criatividade.
O Governo Português deu luz verde à criação da “Eurocidade do Minho”, unindo administrativamente o Município de Melgaço e os municípios galegos de Arbo, As Neves, Crecente e A Cañiza. A decisão, oficializada pelo Despacho n.º 1346/2026, reconhece a maturidade das relações transfronteiriças e autoriza a assinatura formal do protocolo de cooperação.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, três propostas de apoio às Juntas e Uniões de Freguesia, num total de 262.500 euros, durante a reunião ordinária do executivo realizada esta quarta-feira.
A Câmara Municipal de Valença entregou ontem, durante a cerimónia do Feriado Municipal, as Medalhas de Mérito Municipal 2026, reconhecendo o contributo de cidadãos, empresas e associações para o desenvolvimento do concelho e para a projeção de Valença a nível regional e nacional.
O Sindicato Independente dos Trabalhadores da Floresta, Ambiente e Proteção Civil (SinFAP) apelou ao Governo para que isente do limite legal de horas extras os profissionais da função pública envolvidos em operações de socorro durante condições meteorológicas adversas.
A cidade de Viana do Castelo volta a preparar-se para um dos momentos mais simbólicos da sua maior festa popular. O concurso para eleição da Mordoma do Cartaz da Romaria d’Agonia 2026 vai decorrer entre os dias 20 de fevereiro e 2 de março, reforçando a projeção internacional daquela que é uma das celebrações culturais e religiosas mais emblemáticas de Portugal.