Logo
Nacional

Morreu Aníbal Alcino Cidadão de Mérito de Viana do Castelo

22 Outubro, 2024 | 19:18
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O pintor Aníbal Alcino, o último dos Independentes, grupo de artistas criado nos anos 40 do século XX, em Portugal, morreu na segunda-feira à noite, aos 98 anos.

O corpo encontra-se em câmara ardente na Ordem Terceira, em Viana do Castelo.

O funeral realiza-se, esta quarta-feira, às 15:00, com missa de corpo presente, seguindo para cremação em Vila Nova de Famalicão.

Em janeiro de 1995, o artista plástico e pedagogo recebeu o título de Cidadão de Mérito de Viana do Castelo, cidade onde, em 1960, foi colocado como professor da então Escola Comercial e Industrial, hoje escola secundária de Monserrate.

Segundo a biografia então divulgada pela Câmara de Viana do Castelo, Aníbal Alcino Ribeiro dos Santos nasceu em 1926, na Vila da Feira, mas cedo foi residir no Porto, onde fez os estudos liceais e ingressou na Escola Superior de Belas Artes. Concluiu o curso de pintura com 17 valores.

Com mais de mil obras, Aníbal Alcino foi discípulo do mestre Joaquim Lopes e, “desde muito jovem, integrou-se em grupos de vanguarda que se esforçavam por imprimir ousados rumos de modernidade à pintura portuguesa”, que consideravam “demasiado enfeudada a técnicas e princípios já por demais estereotipados”.

“Dentro desse espírito integrou o grupo dos Independentes, comungando ideais e camaradagem com artistas, hoje de renome nacional e internacional, como Domingues Alvarez, Júlio Resende, Júlio Pomar, Fernando Lanhas, Rogério Camarinha, Fernando Távora, António Palla, Nadir Afonso, Riga, Arlindo Rocha, Augusto Gomes, Amândio Silva, entre outros”, refere a biografia da autarquia.

O “nome Aníbal Alcino tem verbetes nos principais dicionários da especialidade e a sua obra é citada e comentada nos mais importantes estudos sobre artes plásticas em Portugal”.

A carreira de docente levou-o a lecionar, primeiro em Viana do Alentejo, distrito de Évora e, a partir de 1960, em Viana do Castelo, onde exerceu funções de diretor de turma, diretor de ciclo e diretor da então Escola Comercial e Industrial, cargo que viria a abandonar, logo após o 25 de abril.

Já se encontrava em Viana do Castelo, quando foi contemplado com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian que o levou até Madrid, em Espanha, nos anos de 1963 e 64.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 28 Dezembro, 2025

Janeiro de 2025 marca acontecimentos históricos no Alto Minho

O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.

Nacional 28 Dezembro, 2025

Viana do Castelo prepara a maior passagem de ano do norte de Portugal

O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.

Desporto 28 Dezembro, 2025

Valenciano e Ponte da Barca assumem liderança na Primeira Divisão AF Viana do Castelo

A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.

Desporto 28 Dezembro, 2025

AFVC: Távora fecha 2025 no topo da tabela classificativa da 2ª Divisão Distrital

A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.

Desporto 28 Dezembro, 2025

Mónica Silva faz história com quarto triunfo consecutivo na São Silvestre de Viana do Castelo

A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.

Internacional 28 Dezembro, 2025

Morreu Brigitte Bardot, ícone do cinema francês

A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.

Regional 28 Dezembro, 2025

Lourear a Pevide 2025 reforça Ponte de Lima como referência da enogastronomia regional

A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.