Logo
Nacional

Morreu Aníbal Alcino Cidadão de Mérito de Viana do Castelo

22 Outubro, 2024 | 19:18
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O pintor Aníbal Alcino, o último dos Independentes, grupo de artistas criado nos anos 40 do século XX, em Portugal, morreu na segunda-feira à noite, aos 98 anos.

O corpo encontra-se em câmara ardente na Ordem Terceira, em Viana do Castelo.

O funeral realiza-se, esta quarta-feira, às 15:00, com missa de corpo presente, seguindo para cremação em Vila Nova de Famalicão.

Em janeiro de 1995, o artista plástico e pedagogo recebeu o título de Cidadão de Mérito de Viana do Castelo, cidade onde, em 1960, foi colocado como professor da então Escola Comercial e Industrial, hoje escola secundária de Monserrate.

Segundo a biografia então divulgada pela Câmara de Viana do Castelo, Aníbal Alcino Ribeiro dos Santos nasceu em 1926, na Vila da Feira, mas cedo foi residir no Porto, onde fez os estudos liceais e ingressou na Escola Superior de Belas Artes. Concluiu o curso de pintura com 17 valores.

Com mais de mil obras, Aníbal Alcino foi discípulo do mestre Joaquim Lopes e, “desde muito jovem, integrou-se em grupos de vanguarda que se esforçavam por imprimir ousados rumos de modernidade à pintura portuguesa”, que consideravam “demasiado enfeudada a técnicas e princípios já por demais estereotipados”.

“Dentro desse espírito integrou o grupo dos Independentes, comungando ideais e camaradagem com artistas, hoje de renome nacional e internacional, como Domingues Alvarez, Júlio Resende, Júlio Pomar, Fernando Lanhas, Rogério Camarinha, Fernando Távora, António Palla, Nadir Afonso, Riga, Arlindo Rocha, Augusto Gomes, Amândio Silva, entre outros”, refere a biografia da autarquia.

O “nome Aníbal Alcino tem verbetes nos principais dicionários da especialidade e a sua obra é citada e comentada nos mais importantes estudos sobre artes plásticas em Portugal”.

A carreira de docente levou-o a lecionar, primeiro em Viana do Alentejo, distrito de Évora e, a partir de 1960, em Viana do Castelo, onde exerceu funções de diretor de turma, diretor de ciclo e diretor da então Escola Comercial e Industrial, cargo que viria a abandonar, logo após o 25 de abril.

Já se encontrava em Viana do Castelo, quando foi contemplado com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian que o levou até Madrid, em Espanha, nos anos de 1963 e 64.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 4 Dezembro, 2025

“Lote of Christmas” anima Cais da Marina esta sexta-feira

A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.

Nacional 4 Dezembro, 2025

Oito detidos em megaoperação no Norte por suspeitas de corrupção na certificação dos Vinhos Verdes

A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).

Regional 4 Dezembro, 2025

Mercado de Natal anima Vila Nova de Cerveira a partir de amanhã

O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.

Música 4 Dezembro, 2025

Noble atua em Paredes de Coura a 20 de dezembro com concerto intimista no Xapas

Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.

Cultura 4 Dezembro, 2025

Exposição sobre Amália e Bienal de Pintura marcam programação cultural do “Viana Coração do Natal”

O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.

Internacional 4 Dezembro, 2025

Viana STARTS reforça presença europeia em conferência sobre conservação sustentável na Irlanda

O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.

Regional 3 Dezembro, 2025

Bloco de Esquerda conquista avanços para o Alto Minho no Orçamento de Estado de 2026

O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.