Logo
Nacional

Morreu a ex-deputada comunista Odete Santos

27 Dezembro, 2023 | 13:38
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Morreu, aos 82 anos, a dirigente comunista Odete Santos. O Partido Comunista Português (PCP), emitiu um comunicado no qual manifesta "profundo pesar" pela morte da antiga deputada.

Odete Santos era membro do PCP desde 1974 e foi deputada da Assembleia da República de novembro de 1980 a abril de 2007.

“É com profundo pesar que o Secretariado do Comité Central do Partido Comunista Português cumpre o doloroso dever de informar o falecimento de Odete Santos aos 82 anos de idade e transmite à família as suas condolências”, lê-se na nota do partido.

Odete Santos, nasceu a 26 de Abril de 1941, na Freguesia de Pêga, concelho da Guarda. Estudou no Liceu de Setúbal, licenciou-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tendo exercido advocacia durante vários anos, tal como destaca o PCP.

A comunista integrou a Comissão Concelhia de Setúbal, a Direção da Organização Regional de Setúbal e o Comité Central do PCP, do qual fez parte de 2000 a 2012.

“Mulher de cultura, desde muito jovem teve intervenção cultural e antifascista em associações de cultura e recreio do distrito de Setúbal (…) Foi esse ativismo e intervenção que suscitaram a perseguição da PIDE/DGS, a polícia política do regime fascista”, frisa o partido.

Depois do 25 de Abril de 1974, Odete santos integrou a Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Setúbal, destacando-se entre as suas intervenções na nova vida democrática do concelho “o seu papel como principal impulsionadora” da criação do Teatro de Animação de Setúbal, onde representou conhecidos dramaturgos.

Autora de vários livros, como  ‘Em Maio há cerejas’ (Ausência, 2003), teve ainda participação nos anos de 2004 e 2005 em Teatro de Revista no Parque Mayer.

Foi deputada da Assembleia da República, de novembro de 1980 a abril de 2007, e “destacou-se em áreas dos Direitos, Liberdades e Garantias, na defesa dos direitos dos trabalhadores e dos direitos das mulheres, assuntos que abordou em conferências, debates, entrevistas e artigos publicados”.

“É de particular significado a sua intervenção na conquista de novos direitos para as mulheres, nomeadamente o combate ao aborto clandestino e pela despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez de que foi principal rosto na Assembleia da República. Destacou-se também na criação dos Julgados de Paz, um nível de instituição para a justiça mais próxima dos cidadãos, sendo reconhecida como a sua principal impulsionadora”, refere a mesma nota.

Posteriormente, foi membro da Assembleia Municipal de Setúbal de 1979 a 2009, tendo sido presidente deste órgão entre janeiro de 2002 e novembro de 2009. Foi homenageada pela Câmara Municipal com a Medalha de Honra da Cidade de Setúbal.

Odete Santos integrou também o Conselho Nacional do Movimento Democrático de Mulheres (MDM) e a Associação de Amizade Portugal-Cuba.

“Odete Santos destacou-se pelo seu compromisso com os trabalhadores e o povo, com uma particular ligação com a juventude, afirmando a sua notável capacidade, profundidade de análise, solidariedade, dedicação, frontalidade, coragem e força de intervenção”, sublinha o PCP.

“Mulher de Abril, destacada deputada e dirigente comunista”, Odete Santos foi “uma figura marcante na construção do Portugal de Abril e na afirmação dos direitos que a Constituição da República Portuguesa consagra, em particular sobre os direitos dos trabalhadores, sobre a igualdade e a emancipação da mulher, uma presença constante na ação de solidariedade com os povos de todo o mundo, uma incansável participante na concretização do ideal e projeto do Partido Comunista Português”.

Foto: Leonardo Negrão

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 2 Março, 2024

Eleições: Viana TV transmite último debate com candidatos pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo

Os cabeça de lista dos partidos com representação parlamentar, candidatos às Eleições Legislativas do próximo dia 10 de março, pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo, fazem esta segunda-feira um último debate.

Desporto 2 Março, 2024

Voleibol Clube de Viana perdeu em casa com o Vitória SC

Em jogo da 11ª jornada da fase final do campeonato nacional da 1ª divisão de Voleibol, realizado, este sábado à tarde, a equipa sénior masculina do Voleibol Clube Viana perdeu (2-3) no Pavilhão de Santa Maria Maior com o Vitória SC, com parciais de 25-22, 25-18, 17-25, 22-25 e 13-15.

Regional 2 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima

Sete distritos do continente, incluindo Viana do Castelo, vão estar este sábado sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros, segundo o IPMA.

Regional 2 Março, 2024

“Concertos nas Freguesias” voltam à Igreja de Santa Maria da Silva Valença

O ciclo 'Concertos nas Freguesias' regressa a Valença, este sábado, 2 de março, mais precisamente à Igreja Paroquial de Santa Maria da Silva, às 21h30, com um espetáculo de Manuel Araújo ao piano, acompanhado, como sempre, pelo Maestro Victorino d'Almeida e Miguel Leite.

Desporto 2 Março, 2024

Canal 11 transmite jogo do Santa Luzia em Fafe

A Liga Feminina Placard regressa este sábado, com seis jogos imperdíveis agendados para o final da tarde, e a contarem para a jornada 20.

Desporto 2 Março, 2024

Juventude Viana recebe hoje Académica de Espinho

A Juventude Viana recebe, este sábado às 21h00, no Pavilhão José Natário a Associação Académica de Espinho, em jogo referente à 17ª jornada do campeonato nacional de 2ª divisão de hóquei em patins.

Nacional 2 Março, 2024

Eleições: Mais de 200 mil inscritos para voto antecipado em mobilidade

Mais de 200 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente em mobilidade no domingo, uma semana antes das eleições legislativas, anunciou o Ministério da Administração Interna (MAI).