Logo
Nacional

Morreu a ex-deputada comunista Odete Santos

27 Dezembro, 2023 | 13:38
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Morreu, aos 82 anos, a dirigente comunista Odete Santos. O Partido Comunista Português (PCP), emitiu um comunicado no qual manifesta "profundo pesar" pela morte da antiga deputada.

Odete Santos era membro do PCP desde 1974 e foi deputada da Assembleia da República de novembro de 1980 a abril de 2007.

“É com profundo pesar que o Secretariado do Comité Central do Partido Comunista Português cumpre o doloroso dever de informar o falecimento de Odete Santos aos 82 anos de idade e transmite à família as suas condolências”, lê-se na nota do partido.

Odete Santos, nasceu a 26 de Abril de 1941, na Freguesia de Pêga, concelho da Guarda. Estudou no Liceu de Setúbal, licenciou-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tendo exercido advocacia durante vários anos, tal como destaca o PCP.

A comunista integrou a Comissão Concelhia de Setúbal, a Direção da Organização Regional de Setúbal e o Comité Central do PCP, do qual fez parte de 2000 a 2012.

“Mulher de cultura, desde muito jovem teve intervenção cultural e antifascista em associações de cultura e recreio do distrito de Setúbal (…) Foi esse ativismo e intervenção que suscitaram a perseguição da PIDE/DGS, a polícia política do regime fascista”, frisa o partido.

Depois do 25 de Abril de 1974, Odete santos integrou a Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Setúbal, destacando-se entre as suas intervenções na nova vida democrática do concelho “o seu papel como principal impulsionadora” da criação do Teatro de Animação de Setúbal, onde representou conhecidos dramaturgos.

Autora de vários livros, como  ‘Em Maio há cerejas’ (Ausência, 2003), teve ainda participação nos anos de 2004 e 2005 em Teatro de Revista no Parque Mayer.

Foi deputada da Assembleia da República, de novembro de 1980 a abril de 2007, e “destacou-se em áreas dos Direitos, Liberdades e Garantias, na defesa dos direitos dos trabalhadores e dos direitos das mulheres, assuntos que abordou em conferências, debates, entrevistas e artigos publicados”.

“É de particular significado a sua intervenção na conquista de novos direitos para as mulheres, nomeadamente o combate ao aborto clandestino e pela despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez de que foi principal rosto na Assembleia da República. Destacou-se também na criação dos Julgados de Paz, um nível de instituição para a justiça mais próxima dos cidadãos, sendo reconhecida como a sua principal impulsionadora”, refere a mesma nota.

Posteriormente, foi membro da Assembleia Municipal de Setúbal de 1979 a 2009, tendo sido presidente deste órgão entre janeiro de 2002 e novembro de 2009. Foi homenageada pela Câmara Municipal com a Medalha de Honra da Cidade de Setúbal.

Odete Santos integrou também o Conselho Nacional do Movimento Democrático de Mulheres (MDM) e a Associação de Amizade Portugal-Cuba.

“Odete Santos destacou-se pelo seu compromisso com os trabalhadores e o povo, com uma particular ligação com a juventude, afirmando a sua notável capacidade, profundidade de análise, solidariedade, dedicação, frontalidade, coragem e força de intervenção”, sublinha o PCP.

“Mulher de Abril, destacada deputada e dirigente comunista”, Odete Santos foi “uma figura marcante na construção do Portugal de Abril e na afirmação dos direitos que a Constituição da República Portuguesa consagra, em particular sobre os direitos dos trabalhadores, sobre a igualdade e a emancipação da mulher, uma presença constante na ação de solidariedade com os povos de todo o mundo, uma incansável participante na concretização do ideal e projeto do Partido Comunista Português”.

Foto: Leonardo Negrão

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 13 Setembro, 2025

Valença: Ganfei veste-se este sábado de branco

A freguesia de Ganfei, em Valença, prepara-se para receber mais uma edição da Noite Branca do Santo, este sábado, 13 de setembro, numa celebração que promete música, dança, arte e sabores tradicionais, num ambiente totalmente vestido de branco.

Música 13 Setembro, 2025

Milhares de pessoas marcam presença na primeira noite de “Viana Bate Forte”

A cidade de Viana do Castelo voltou a encher-se de música, alegria e energia com o regresso do festival “Viana Bate Forte”, que arrancou, esta sexta-feira, com milhares de pessoas a encherem as ruas e praças do centro histórico.

Desporto 13 Setembro, 2025

Portugal na Final do Europeu de Hóquei em Patins Feminino após vitória emocionante sobre a Itália

A Seleção Nacional Feminina de Hóquei em Patins carimbou esta sexta-feira o passaporte para a final do Campeonato da Europa, ao vencer a congénere italiana por 4-3, numa partida emocionante disputada no Pavilhão Multiusos de Paredes.

Política 13 Setembro, 2025

Luís Nobre assina contrato de coesão territorial com 29 candidatos às freguesias de Viana do Castelo

O candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinou, em Castelo do Neiva, um contrato de coesão territorial com os 29 candidatos socialistas e independentes que concorrem às freguesias e uniões de freguesia do concelho.

Música 12 Setembro, 2025

Monção: Grupo “De Vacas” atua no Cine Teatro João Verde a 18 de outubro

Monção vai receber, no próximo dia 18 de outubro, pelas 21h30, um espetáculo musical imperdível protagonizado pelo irreverente grupo “De Vacas”, no palco do Cine Teatro João Verde. A proposta promete uma noite cheia de humor, talento vocal e criatividade, num tributo muito original às grandes divas da música pop.

Regional 12 Setembro, 2025

Valença acolhe ação de capacitação sobre Mobilidade Urbana Sustentável na próxima terça-feira

A Eurocidade Tui-Valença será palco, na próxima terça-feira, 16 de setembro, da ação de capacitação “Mobilidade Urbana Sustentável”, que decorrerá na Biblioteca Municipal de Valença, entre as 10h00 e as 12h30. A iniciativa insere-se na programação da Semana Europeia da Mobilidade 2025, este ano dedicada ao tema “Mobilidade para todos”, com o slogan “Combina e Move-te!”.

Regional 12 Setembro, 2025

Paredes de Coura investe 1,7 milhões em novo espaço cultural comunitário

A Câmara Municipal de Paredes de Coura lançou, esta quinta-feira, um concurso público para a transformação das antigas oficinas municipais, no centro da vila, num novo espaço comunitário dedicado à cultura, formação e bem-estar. O valor base da empreitada é de 1,7 milhões de euros e o prazo de execução é de 270 dias.