Ana Faria, artista que ficou conhecida nos anos 80 e 90 devido a projetos de grande sucesso que criou para o público infantil, entre eles os Onda Choc, morreu. Tinha 75 anos.
A notícia foi confirmada pelo marido, Heduíno Gomes, através de uma publicação no Facebook.
Ana Faria atingiu a popularidade depois de participar no ‘Zip-Zip’ em 1969. O primeiro disco – ‘Violeta Flor’ – foi lançado em 1982.
Com os Onda Choc alcançou o sucesso ao adaptar canções de pop internacionais.
Também através do Facebook, o investigador musical e radialista João Carlos Calixto, recorda a cantora como criadora de projetos “importantíssimos para a educação do gosto de tantas e tantas crianças”.
Um dos projetos destacados pelo radialista é o projeto ‘Brincando aos Clássicos’ que, a par de ‘Os Queijinhos Frescos’ se tornou muito popular entre os mais jovens.
Em 1986 surgiu o projeto dos Onda Choc, outro projeto popular junto do público infanto-juvenil, no qual foram adaptadas canções pop internacionais.
Ana Faria tornou-se conhecida em 1969 quando participou no programa ‘Zip-Zip’, onde cantou ‘Canção de Embalar’, de José Afonso.
Lançou o primeiro álbum a solo, ‘Violeta Flor’, em 1982, com originais da própria, do marido e de Mário Piçarra.
Também participou em projetos de recriação da música tradicional portuguesa com os grupos Decibel e Terra a Terra.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.