Ana Faria, artista que ficou conhecida nos anos 80 e 90 devido a projetos de grande sucesso que criou para o público infantil, entre eles os Onda Choc, morreu. Tinha 75 anos.
A notícia foi confirmada pelo marido, Heduíno Gomes, através de uma publicação no Facebook.
Ana Faria atingiu a popularidade depois de participar no ‘Zip-Zip’ em 1969. O primeiro disco – ‘Violeta Flor’ – foi lançado em 1982.
Com os Onda Choc alcançou o sucesso ao adaptar canções de pop internacionais.
Também através do Facebook, o investigador musical e radialista João Carlos Calixto, recorda a cantora como criadora de projetos “importantíssimos para a educação do gosto de tantas e tantas crianças”.
Um dos projetos destacados pelo radialista é o projeto ‘Brincando aos Clássicos’ que, a par de ‘Os Queijinhos Frescos’ se tornou muito popular entre os mais jovens.
Em 1986 surgiu o projeto dos Onda Choc, outro projeto popular junto do público infanto-juvenil, no qual foram adaptadas canções pop internacionais.
Ana Faria tornou-se conhecida em 1969 quando participou no programa ‘Zip-Zip’, onde cantou ‘Canção de Embalar’, de José Afonso.
Lançou o primeiro álbum a solo, ‘Violeta Flor’, em 1982, com originais da própria, do marido e de Mário Piçarra.
Também participou em projetos de recriação da música tradicional portuguesa com os grupos Decibel e Terra a Terra.
Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.
O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.