Ana Faria, artista que ficou conhecida nos anos 80 e 90 devido a projetos de grande sucesso que criou para o público infantil, entre eles os Onda Choc, morreu. Tinha 75 anos.
A notícia foi confirmada pelo marido, Heduíno Gomes, através de uma publicação no Facebook.
Ana Faria atingiu a popularidade depois de participar no ‘Zip-Zip’ em 1969. O primeiro disco – ‘Violeta Flor’ – foi lançado em 1982.
Com os Onda Choc alcançou o sucesso ao adaptar canções de pop internacionais.
Também através do Facebook, o investigador musical e radialista João Carlos Calixto, recorda a cantora como criadora de projetos “importantíssimos para a educação do gosto de tantas e tantas crianças”.
Um dos projetos destacados pelo radialista é o projeto ‘Brincando aos Clássicos’ que, a par de ‘Os Queijinhos Frescos’ se tornou muito popular entre os mais jovens.
Em 1986 surgiu o projeto dos Onda Choc, outro projeto popular junto do público infanto-juvenil, no qual foram adaptadas canções pop internacionais.
Ana Faria tornou-se conhecida em 1969 quando participou no programa ‘Zip-Zip’, onde cantou ‘Canção de Embalar’, de José Afonso.
Lançou o primeiro álbum a solo, ‘Violeta Flor’, em 1982, com originais da própria, do marido e de Mário Piçarra.
Também participou em projetos de recriação da música tradicional portuguesa com os grupos Decibel e Terra a Terra.
A Associação Juventude de Viana celebra esta segunda-feira, 1 de dezembro de 2025, o seu 49.º aniversário, num período marcado por resultados positivos e forte união entre atletas, dirigentes e comunidade. Fundado em 1976, o clube continua a ser uma referência do hóquei em patins em Viana do Castelo.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.