Ana Faria, artista que ficou conhecida nos anos 80 e 90 devido a projetos de grande sucesso que criou para o público infantil, entre eles os Onda Choc, morreu. Tinha 75 anos.
A notícia foi confirmada pelo marido, Heduíno Gomes, através de uma publicação no Facebook.
Ana Faria atingiu a popularidade depois de participar no ‘Zip-Zip’ em 1969. O primeiro disco – ‘Violeta Flor’ – foi lançado em 1982.
Com os Onda Choc alcançou o sucesso ao adaptar canções de pop internacionais.
Também através do Facebook, o investigador musical e radialista João Carlos Calixto, recorda a cantora como criadora de projetos “importantíssimos para a educação do gosto de tantas e tantas crianças”.
Um dos projetos destacados pelo radialista é o projeto ‘Brincando aos Clássicos’ que, a par de ‘Os Queijinhos Frescos’ se tornou muito popular entre os mais jovens.
Em 1986 surgiu o projeto dos Onda Choc, outro projeto popular junto do público infanto-juvenil, no qual foram adaptadas canções pop internacionais.
Ana Faria tornou-se conhecida em 1969 quando participou no programa ‘Zip-Zip’, onde cantou ‘Canção de Embalar’, de José Afonso.
Lançou o primeiro álbum a solo, ‘Violeta Flor’, em 1982, com originais da própria, do marido e de Mário Piçarra.
Também participou em projetos de recriação da música tradicional portuguesa com os grupos Decibel e Terra a Terra.
Centenas de autarcas de todo o país estiveram em Viana do Castelo ao longo do fim de semana para participar no XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorreu no Centro Cultural da cidade sob o lema “Poder Local – A proximidade que transforma Portugal”.
Viana do Castelo vai ganhar um novo espaço cultural e educativo com a reabilitação da antiga residência feminina de estudantes, na Avenida Conde da Carreira, nº 20.
Os ministros das Pescas da União Europeia chegaram, na sexta-feira, a um acordo sobre os volumes de captura para 2026, decidindo reduzir globalmente as quotas de algumas espécies, incluindo várias importantes para a pesca portuguesa.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo abriu, esta quinta-feira, o período de candidaturas às Bolsas de Estudo para o Ensino Superior, que irá decorrer até 31 de dezembro. A medida insere-se na política municipal de apoio aos jovens estudantes do concelho e pretende reforçar a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior.
O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) do Rio Minho aprovou, em Monção, o Plano de Atividades e Orçamento para 2026, num total de 713.550 euros, representando um aumento de 24% face ao ano anterior.
As buscas pelos três pescadores indonésios desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram retomadas esta manhã pela Autoridade Marítima Nacional (AMN), depois de terem sido suspensas ao final da tarde de domingo.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).