Logo
Regional

Moradores da Cova contra construção de superfície comercial em “zona residencial”

15 Março, 2025 | 14:25
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

Cerca de 300 moradores no lugar da Cova, freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, manifestaram-se contra a construção de uma superfície comercial, por considerarem que, no Plano Diretor Municipal (PDM), a zona está destinada a residências.

O porta-voz dos moradores, Pedro Reis, referiu tratar-se “de uma zona residencial onde vai nascer um edifício que não cumprirá o que está previsto no PDM”.

“Ao que nós tentámos apurar, uma vez que isto é um processo que está muito ainda na parte sigilosa, há muito pouca informação, da análise ao PDM a eventuais suspensões que possa ter havido do PDM naquela zona, a estudos que possam ter surgido, não existe nenhum indício, não existe nenhum documento que indique que aquela zona fosse alterada em termos de PDM”, afirmou.

Pedro Reis adiantou que, para aquela zona, “o PDM prevê a construção de edifícios multifamiliares e não a construção de equipamentos”.

“Agora, as interpretações podem ser muito alargadas nesse sentido. Nós não somos donos da razão, muito do contrário. Só queremos alguns esclarecimentos adicionais, porque se, eventualmente, houver legitimidade para a sua construção, não há nada a dizer. Agora, pelo que nós pudemos apurar, verificámos que a zona em causa não estaria adequada, não estaria prevista para uma superfície daquelas”, adiantou.

Os moradores “consideram que todo o processo tem sido conduzido de forma pouco transparente e que, após manifestação pública contra, por parte de um conjunto de cerca de 300 cidadão, a Câmara Municipal de Viana do Castelo tenta, à pressa, através de procedimentos administrativos, pouco claros, viabilizar a empreitada”, referem, em comunicado, os moradores.

Pedro Reis referiu tratar-se de “uma zona residencial calma, que tem uma qualidade de vida acima do normal, bastante pacífica e agora vão instalar ali um equipamento comercial de média dimensão”, que vai tirar o “sossego” a quem lá habita.

Pedro Reis acrescentou que os moradores, que já lançaram um abaixo-assinado com 300 assinaturas, estão “revoltados”, por “não entenderem a utilidade de uma área comercial de material desportivo”.

“Se fosse outro tipo de construção, um supermercado, uma coisa de bens essenciais, até se compreendia. Agora, estar a implantar um edifício ou uma superfície comercial que vai trazer muita confusão, muita gente, não achamos que seja uma solução tão interessante para aquela zona”, disse.

Os moradores marcaram uma reunião para sexta-feira, às 18h30, na Associação de Moradores da Cova, com o objetivo de discutir estratégias e exigir esclarecimentos.

Em resposta por escrito à Agencia Lusa, a Câmara de Viana do Castelo explica que “o local onde ficará implantado o estabelecimento é caracterizado por possuir (ou poder vir a possuir) uma ocupação do solo de tipo predominantemente habitacional, equipamento, comércio e serviços e elevado grau de infraestruturação”.

“No caso, está em causa a construção de um estabelecimento comercial e não de uma grande superfície (área inferior a 2 000 metros quadrados), ou seja, o uso proposto – estabelecimento de comércio – enquadra-se no uso previsto para esta categoria de espaço”, refere a autarquia.

Segundo o município, o projeto cumpre o PDM e Plano de Urbanização da Cidade (PUC) de Viana do Castelo.

“No processo de licenciamento, foram tidos em conta a envolvência e o seu enquadramento, foram solicitadas obras de urbanização para integração de todas as infraestruturas (no âmbito da análise da pretensão foi tido em consideração a integração do estabelecimento na envolvente em termo de cércea e alinhamento, foi salvaguardado que a cércea proposta, ao longo da Rua das Oliveiras, não fosse superior ao muro de vedação em pedra existente ao longo desta via) e foram tidos em conta os pareceres dos setores específicos, nomeadamente da mobilidade”, adianta a autarquia.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Setembro, 2025

Ponte de Lima: GNR detém jovem de 17 anos por tráfico de droga

A GNR deteve, no passado dia 12 de setembro, um jovem de 17 anos, no concelho de Ponte de Lima, por suspeita de tráfico de estupefacientes. A detenção foi realizada pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Arcos de Valdevez, no âmbito de uma investigação em curso.

Desporto 15 Setembro, 2025

Portugal é Campeão da Europa de Futebol de Praia Feminino ao vencer Espanha na final

A Seleção Nacional Feminina de Futebol de Praia sagrou-se, este domingo, campeã da Liga Europeia, ao vencer a seleção espanhola por 4-2, na grande final disputada em Florença, Itália. Esta é a primeira vez que Portugal conquista o título europeu, juntando-se à lista de vencedores que conta com Espanha (2022 e 2023), Polónia (2024) e Rússia (2021).

Regional 15 Setembro, 2025

Município de Viana do Castelo deseja bom regresso às aulas e reforça compromisso com a comunidade educativa

Com o arranque do novo ano letivo, o Município de Viana do Castelo endereçou uma mensagem de boas-vindas à comunidade escolar, desejando a alunos, professores e funcionários um regresso “tranquilo, cheio de energia e motivação”.

Desporto 15 Setembro, 2025

Santa Luzia e Águias de Santa Marta empatam na 2ª jornada da Liga Feminina de Futsal

O Santa Luzia Futebol Clube empatou este domingo, 5-5, frente ao Águias de Santa Marta, no Pavilhão José Natário, em partida da 2.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal. Num encontro repleto de emoção, reviravoltas, erros defensivos e decisões polémicas da equipa de arbitragem, o empate acabou por refletir a instabilidade do jogo, mas também a garra das vianenses, que evitaram a derrota nos segundos finais.

Desporto 15 Setembro, 2025

Bombeiro Sapador de Viana do Castelo conquista títulos mundiais e europeus em Canoagem

A Câmara Municipal de Viana do Castelo congratula o Sapador Bombeiro Rui Lacerda, da Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, pelo seu brilhante desempenho nas competições internacionais de Canoagem – Maratona.

Regional 15 Setembro, 2025

“Entre Redes e Marés” emociona no Cineteatro de Vila Praia de Âncora

O Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora foi palco, recentemente, da apresentação de “Entre Redes e Marés”, um projeto audiovisual que cruza poesia, fé e memória coletiva, da autoria da poetisa Celina Parente, em colaboração com a produtora Creative Session.

Regional 15 Setembro, 2025

Candidato do PS a União de Freguesias Viana do Castelo vítima de assalto no dia do lançamento da sua candidatura

A residência de Rui Sousa, candidato do Partido Socialista (PS) à presidência da União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, foi assaltada na manhã deste domingo, coincidindo com o dia em que apresentou formalmente a sua candidatura às eleições autárquicas 2025, no centro histórico da cidade.