O projeto desenvolvido por alunos do 2º ano da licenciatura em Design de Ambientes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, resulta na produção de um banco e de um painel expositivo, que será oferecido, esta quarta-feira, à Escola de Música Profissional Artística do Alto Minho.
Juntar o mundo académico, o contexto empresarial e a comunidade local foi o propósito do projeto Mood-All, desenvolvido por alunos do 2.º ano da licenciatura de Design de Ambientes, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
O resultado final é um banco, que poderá ser utilizado no exterior e no interior, assim como um painel expositivo.
O projeto contou com a colaboração da empresa de perfis de alumínio Lingote, sediada em Fafe, e a Escola de Música Profissional Artística do Alto Minho (ARTEAM), que vai receber, esta quarta-feira, a partir das 15h00, o trabalho final desenvolvido pelos estudantes da ESTG-IPVC.
Mood-All foi coordenado pelos professores Ermanno Aparo, Liliana Soares e Micael Miranda, com o apoio dos docentes de Desenho Técnico e Materiais, Jorge Teixeira e Arlete Carvalho. Durante todo o processo, os estudantes puderam participar em workshops com a empresa e visitar as instalações da ARTEAM, por forma a melhor conhecerem o espaço e toda a envolvência do local que, a partir desta quarta-feira, irá acolher dois novos equipamentos.
“Academicamente, pretendia-se que os estudantes criassem variações sobre o tema do equipamento, nomeadamente, desenvolvendo um banco e um painel expositivo para divulgação, que pudessem ser usados nas áreas comuns da ARTEAM, mas também no exterior da escola, quando alunos e professores realizam apresentações fora da instituição”, explica Ermanno Aparo.
Os projetos deveriam assumir “a vertente narrativa, no sentido de acrescentarem valor e significado associados à música. São projetos que apresentam relação com os conceitos da música” acrescentou o docente.
A ligação à comunidade local do projeto Mood-All resulta, também, da conexão que o mundo académico deve ter com o contexto empresarial. Neste sentido, a parceria com a empresa Lingote permitiu aos estudantes conhecessem processos produtivos, materiais e técnicas construtivas, preparando-os, desta forma, para o mercado de trabalho.
O Mood-All foi desenvolvido por equipas, num total de 43 estudantes onde foram apresentados 18 projetos à empresa.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.