O projeto desenvolvido por alunos do 2º ano da licenciatura em Design de Ambientes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, resulta na produção de um banco e de um painel expositivo, que será oferecido, esta quarta-feira, à Escola de Música Profissional Artística do Alto Minho.
Juntar o mundo académico, o contexto empresarial e a comunidade local foi o propósito do projeto Mood-All, desenvolvido por alunos do 2.º ano da licenciatura de Design de Ambientes, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
O resultado final é um banco, que poderá ser utilizado no exterior e no interior, assim como um painel expositivo.
O projeto contou com a colaboração da empresa de perfis de alumínio Lingote, sediada em Fafe, e a Escola de Música Profissional Artística do Alto Minho (ARTEAM), que vai receber, esta quarta-feira, a partir das 15h00, o trabalho final desenvolvido pelos estudantes da ESTG-IPVC.
Mood-All foi coordenado pelos professores Ermanno Aparo, Liliana Soares e Micael Miranda, com o apoio dos docentes de Desenho Técnico e Materiais, Jorge Teixeira e Arlete Carvalho. Durante todo o processo, os estudantes puderam participar em workshops com a empresa e visitar as instalações da ARTEAM, por forma a melhor conhecerem o espaço e toda a envolvência do local que, a partir desta quarta-feira, irá acolher dois novos equipamentos.
“Academicamente, pretendia-se que os estudantes criassem variações sobre o tema do equipamento, nomeadamente, desenvolvendo um banco e um painel expositivo para divulgação, que pudessem ser usados nas áreas comuns da ARTEAM, mas também no exterior da escola, quando alunos e professores realizam apresentações fora da instituição”, explica Ermanno Aparo.
Os projetos deveriam assumir “a vertente narrativa, no sentido de acrescentarem valor e significado associados à música. São projetos que apresentam relação com os conceitos da música” acrescentou o docente.
A ligação à comunidade local do projeto Mood-All resulta, também, da conexão que o mundo académico deve ter com o contexto empresarial. Neste sentido, a parceria com a empresa Lingote permitiu aos estudantes conhecessem processos produtivos, materiais e técnicas construtivas, preparando-os, desta forma, para o mercado de trabalho.
O Mood-All foi desenvolvido por equipas, num total de 43 estudantes onde foram apresentados 18 projetos à empresa.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.