O projeto desenvolvido por alunos do 2º ano da licenciatura em Design de Ambientes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, resulta na produção de um banco e de um painel expositivo, que será oferecido, esta quarta-feira, à Escola de Música Profissional Artística do Alto Minho.
Juntar o mundo académico, o contexto empresarial e a comunidade local foi o propósito do projeto Mood-All, desenvolvido por alunos do 2.º ano da licenciatura de Design de Ambientes, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
O resultado final é um banco, que poderá ser utilizado no exterior e no interior, assim como um painel expositivo.
O projeto contou com a colaboração da empresa de perfis de alumínio Lingote, sediada em Fafe, e a Escola de Música Profissional Artística do Alto Minho (ARTEAM), que vai receber, esta quarta-feira, a partir das 15h00, o trabalho final desenvolvido pelos estudantes da ESTG-IPVC.
Mood-All foi coordenado pelos professores Ermanno Aparo, Liliana Soares e Micael Miranda, com o apoio dos docentes de Desenho Técnico e Materiais, Jorge Teixeira e Arlete Carvalho. Durante todo o processo, os estudantes puderam participar em workshops com a empresa e visitar as instalações da ARTEAM, por forma a melhor conhecerem o espaço e toda a envolvência do local que, a partir desta quarta-feira, irá acolher dois novos equipamentos.
“Academicamente, pretendia-se que os estudantes criassem variações sobre o tema do equipamento, nomeadamente, desenvolvendo um banco e um painel expositivo para divulgação, que pudessem ser usados nas áreas comuns da ARTEAM, mas também no exterior da escola, quando alunos e professores realizam apresentações fora da instituição”, explica Ermanno Aparo.
Os projetos deveriam assumir “a vertente narrativa, no sentido de acrescentarem valor e significado associados à música. São projetos que apresentam relação com os conceitos da música” acrescentou o docente.
A ligação à comunidade local do projeto Mood-All resulta, também, da conexão que o mundo académico deve ter com o contexto empresarial. Neste sentido, a parceria com a empresa Lingote permitiu aos estudantes conhecessem processos produtivos, materiais e técnicas construtivas, preparando-os, desta forma, para o mercado de trabalho.
O Mood-All foi desenvolvido por equipas, num total de 43 estudantes onde foram apresentados 18 projetos à empresa.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.