O projeto desenvolvido por alunos do 2º ano da licenciatura em Design de Ambientes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, resulta na produção de um banco e de um painel expositivo, que será oferecido, esta quarta-feira, à Escola de Música Profissional Artística do Alto Minho.
Juntar o mundo académico, o contexto empresarial e a comunidade local foi o propósito do projeto Mood-All, desenvolvido por alunos do 2.º ano da licenciatura de Design de Ambientes, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
O resultado final é um banco, que poderá ser utilizado no exterior e no interior, assim como um painel expositivo.
O projeto contou com a colaboração da empresa de perfis de alumínio Lingote, sediada em Fafe, e a Escola de Música Profissional Artística do Alto Minho (ARTEAM), que vai receber, esta quarta-feira, a partir das 15h00, o trabalho final desenvolvido pelos estudantes da ESTG-IPVC.
Mood-All foi coordenado pelos professores Ermanno Aparo, Liliana Soares e Micael Miranda, com o apoio dos docentes de Desenho Técnico e Materiais, Jorge Teixeira e Arlete Carvalho. Durante todo o processo, os estudantes puderam participar em workshops com a empresa e visitar as instalações da ARTEAM, por forma a melhor conhecerem o espaço e toda a envolvência do local que, a partir desta quarta-feira, irá acolher dois novos equipamentos.
“Academicamente, pretendia-se que os estudantes criassem variações sobre o tema do equipamento, nomeadamente, desenvolvendo um banco e um painel expositivo para divulgação, que pudessem ser usados nas áreas comuns da ARTEAM, mas também no exterior da escola, quando alunos e professores realizam apresentações fora da instituição”, explica Ermanno Aparo.
Os projetos deveriam assumir “a vertente narrativa, no sentido de acrescentarem valor e significado associados à música. São projetos que apresentam relação com os conceitos da música” acrescentou o docente.
A ligação à comunidade local do projeto Mood-All resulta, também, da conexão que o mundo académico deve ter com o contexto empresarial. Neste sentido, a parceria com a empresa Lingote permitiu aos estudantes conhecessem processos produtivos, materiais e técnicas construtivas, preparando-os, desta forma, para o mercado de trabalho.
O Mood-All foi desenvolvido por equipas, num total de 43 estudantes onde foram apresentados 18 projetos à empresa.
A GNR deteve, no passado dia 12 de setembro, um jovem de 17 anos, no concelho de Ponte de Lima, por suspeita de tráfico de estupefacientes. A detenção foi realizada pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Arcos de Valdevez, no âmbito de uma investigação em curso.
A Seleção Nacional Feminina de Futebol de Praia sagrou-se, este domingo, campeã da Liga Europeia, ao vencer a seleção espanhola por 4-2, na grande final disputada em Florença, Itália. Esta é a primeira vez que Portugal conquista o título europeu, juntando-se à lista de vencedores que conta com Espanha (2022 e 2023), Polónia (2024) e Rússia (2021).
Com o arranque do novo ano letivo, o Município de Viana do Castelo endereçou uma mensagem de boas-vindas à comunidade escolar, desejando a alunos, professores e funcionários um regresso “tranquilo, cheio de energia e motivação”.
O Santa Luzia Futebol Clube empatou este domingo, 5-5, frente ao Águias de Santa Marta, no Pavilhão José Natário, em partida da 2.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal. Num encontro repleto de emoção, reviravoltas, erros defensivos e decisões polémicas da equipa de arbitragem, o empate acabou por refletir a instabilidade do jogo, mas também a garra das vianenses, que evitaram a derrota nos segundos finais.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo congratula o Sapador Bombeiro Rui Lacerda, da Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, pelo seu brilhante desempenho nas competições internacionais de Canoagem – Maratona.
O Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora foi palco, recentemente, da apresentação de “Entre Redes e Marés”, um projeto audiovisual que cruza poesia, fé e memória coletiva, da autoria da poetisa Celina Parente, em colaboração com a produtora Creative Session.
A residência de Rui Sousa, candidato do Partido Socialista (PS) à presidência da União de Freguesias de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela, foi assaltada na manhã deste domingo, coincidindo com o dia em que apresentou formalmente a sua candidatura às eleições autárquicas 2025, no centro histórico da cidade.