Logo
Nacional

Montenegro anuncia recandidatura à liderança do PSD

10 Outubro, 2023 | 8:50
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

O presidente do PSD anunciou que vai recandidatar-se à liderança do partido no próximo ano, independentemente do resultado das eleições europeias de junho de 2024, considerando que há "muito tempo para subir nas sondagens".

Em entrevista à TVI/CNN, Luís Montenegro repetiu que pretende ganhar as europeias, mas sublinhou que se candidatou à liderança do partido para “ganhar o país”, dando vários exemplos de líderes partidários que perderam europeias e depois venceram legislativas.

“Eu vou recandidatar-me nas próximas eleições dentro do PSD após as europeias, vou recandidatar-me porque faço uma avaliação muito positiva do que temos vindo a fazer. Estou tranquilo, acho que temos muito tempo para crescer nas sondagens. Muitos dos que estiveram sentados nesta cadeira antes de mim tiveram o mesmo problema, uns chegaram ao Governo, outros não”, disse.

Questionado se já escolheu o cabeça de lista do PSD às europeias, Montenegro admitiu que já tem esse nome na cabeça, mas não o revelou, remetendo esse anúncio para o início do próximo ano.

As eleições europeias estão marcadas para 09 de junho de 2024 e o mandato de Luís Montenegro terminará em julho, com as eleições internas a realizaram-se, provavelmente, após o verão do próximo ano.

Na entrevista, o presidente do PSD foi confrontado com resultados de sondagens recentes que colocam o partido em situação de empate técnico com o PS (atrás dos socialistas) e disse não ficar nem eufórico quando são boas, nem deprimido quando são menos boas, considerando que as principal mensagem destes estudos são “o desgaste enorme do Governo” e a “deceção de quem votou no PS” em janeiro de 2020.

“É tão normal haver deceção com a falta de resultados como é normal que os portugueses ainda tenham dúvidas relativamente à alternativa política”, considerou, salientando que está há pouco mais de um ano na presidência do PSD.

Montenegro rejeitou a conclusão de que não está a conseguir afirmar-se como líder da oposição, contrapondo que “é preciso tempo, consistência e solidez” para reconquistar os eleitores do PSD.

Ainda sobre as eleições europeias, prometeu “apresentar boas ideias e bons candidatos”, mas considerou que a avaliação do seu mandato tem de ter por base mais do que esse sufrágio e deve incluir “a apresentação de alternativas políticas” e a mobilização do partido.

“Tudo isso está a dar ao PSD uma possibilidade de poder vir a afirmar-se como alternativa política geradora de uma maioria parlamentar”, disse.

Luís Montenegro lembrou que em 2009 o PSD ganhou europeias e depois perdeu legislativas e, ao contrário, em 2014 perdeu as primeiras e venceu as segundas um ano depois.

“Não é necessário que um resultado menos bom aqui corresponda a um resultado menos bom acolá. Quero e vamos ganhar as europeias, mas eu estou focado em ganhar as legislativas. Eu vim para presidente do PSD não foi para ganhar europeias — também foi -, mas foi sobretudo para ganhar o país”, insistiu.

Questionado se ficou envergonhado com o acordo celebrado entre o PSD-Madeira e o PAN naquele arquipélago, o líder do PSD voltou a recusar que uma vitória de 43% ou o acordo celebrado — de que disse ter tido “conhecimento” – possa envergonhar os sociais-democratas.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 30 Dezembro, 2025

Junho de 2025 consagra Santa Luzia FC e afirma o desporto feminino em Viana do Castelo

O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.

Nacional 30 Dezembro, 2025

Centro Cultural de Viana do Castelo recebe New Year 2026 com noite de luxo e música internacional

O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.

Cultura 30 Dezembro, 2025

Espetáculo “Maria do Amparo” assinala encerramento dos 85 anos do Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo

O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.

Regional 30 Dezembro, 2025

Monte de São Silvestre volta a receber a tradicional romaria com a Bênção dos Animais

O alto do Monte de São Silvestre, em Cardielos, Viana do Castelo, será novamente palco da secular romaria em honra de S. Silvestre, uma das celebrações religiosas mais emblemáticas do concelho.

Regional 30 Dezembro, 2025

Maio de 2025 em Viana do Castelo marcado pelas Comemorações do Dia da Marinha

A Viana TV faz uma retrospetiva dos acontecimentos mais marcantes de maio, destacando conquistas desportivas, eventos culturais e, especialmente, as comemorações do Dia da Marinha 2025, que reforçaram a tradição marítima da cidade.

Nacional 30 Dezembro, 2025

IPVC lança pós-graduação para profissionais especializados no envelhecimento

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) abriu candidaturas para a pós-graduação em Avaliação Gerontológica Multidimensional, com prazo até 20 de janeiro de 2026. O curso decorre entre fevereiro e maio, em regime b-learning e horário pós-laboral, destinado a profissionais que atuam ou pretendem atuar na área do envelhecimento humano.

Regional 29 Dezembro, 2025

Desilusões no desporto marcam abril de 2025 em Viana do Castelo

Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.