O Conselho Diretivo dos Baldios da Freguesia de Montaria apresentou o projeto, "Condomínio de Aldeia – Lugar de Espantar", desenvolvido no âmbito do Programa Integrado de Apoio às Aldeias Localizadas em Territórios de Floresta e financiado pelo Fundo Ambiental.
A sessão contou com a presença da Vereadora do Ambiente, Fabíola Oliveira, que destacou a relevância desta iniciativa na gestão estratégica de combustíveis, especialmente em zonas edificadas mais vulneráveis.
Este projeto tem um duplo objetivo: reduzir o risco de incêndios rurais e gerar uma nova fonte de rendimento para o baldio. Para isso, numa área de 4 hectares, antes ocupada por pinheiro-bravo, foi criada uma paisagem mais resiliente com a plantação de um pomar de laranjeiras.
O projeto englobou a plantação de 2.600 laranjeiras de quatro espécies diferentes, promovendo não só a reconstrução do património rural, mas também a preservação da biodiversidade, tendo sido simbolicamente plantadas cerca de 30 laranjeiras.
Este projeto representa um investimento estratégico na gestão do território, reforçando a segurança da população e garantindo a sustentabilidade ambiental e económica da região.
Também estiveram presentes os representantes da Divisão de Ambiente e Alterações Climáticas, do Gabinete Técnico Florestal e da Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, do Município de Viana do Castelo, assim como representantes da Freguesia da Montaria, a equipa de Sapadores Florestais do Baldio da Montaria, a equipa do Corpo Nacional de Agentes Florestais, do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, além da população local.
O Távora somou mais uma vitória expressiva na 2.ª divisão distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, ao triunfar por 1-5 no reduto do Anais FC, este fim de semana, em jogo da 12.ª jornada. A equipa arcoense mantém-se firme no topo da tabela, agora com 30 pontos, reforçando o estatuto de líder isolado.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.