O Conselho Diretivo dos Baldios da Freguesia de Montaria apresentou o projeto, "Condomínio de Aldeia – Lugar de Espantar", desenvolvido no âmbito do Programa Integrado de Apoio às Aldeias Localizadas em Territórios de Floresta e financiado pelo Fundo Ambiental.
A sessão contou com a presença da Vereadora do Ambiente, Fabíola Oliveira, que destacou a relevância desta iniciativa na gestão estratégica de combustíveis, especialmente em zonas edificadas mais vulneráveis.
Este projeto tem um duplo objetivo: reduzir o risco de incêndios rurais e gerar uma nova fonte de rendimento para o baldio. Para isso, numa área de 4 hectares, antes ocupada por pinheiro-bravo, foi criada uma paisagem mais resiliente com a plantação de um pomar de laranjeiras.
O projeto englobou a plantação de 2.600 laranjeiras de quatro espécies diferentes, promovendo não só a reconstrução do património rural, mas também a preservação da biodiversidade, tendo sido simbolicamente plantadas cerca de 30 laranjeiras.
Este projeto representa um investimento estratégico na gestão do território, reforçando a segurança da população e garantindo a sustentabilidade ambiental e económica da região.
Também estiveram presentes os representantes da Divisão de Ambiente e Alterações Climáticas, do Gabinete Técnico Florestal e da Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, do Município de Viana do Castelo, assim como representantes da Freguesia da Montaria, a equipa de Sapadores Florestais do Baldio da Montaria, a equipa do Corpo Nacional de Agentes Florestais, do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, além da população local.
A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.
A Assembleia Municipal de Monção aprovou, esta terça-feira, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026, no valor de 46.580.885 euros, o maior da história do concelho. A proposta recebeu 39 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.
Valença acolhe hoje a segunda jornada das VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O evento reúne especialistas, académicos e profissionais para debater tendências da economia, do mercado de trabalho e da gestão de pessoas.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.