Promovido pela Câmara Municipal de Monção, com a colaboração da Associação Transfronteiriça de Educação Ambiental (RAIA), o Voluntariado Jovem pela Natureza e Florestas, programa do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), decorre até ao final de agosto.
No âmbito do programa, vários jovens monçanenses, com idades entre 14 e 16 anos, promovem ações de limpeza de elementos dissonantes no contexto ambiental, bem como a identificação e remoção de espécies invasoras, nos troços da Ecovia junto ao rio Minho, entre as freguesias de Lapela e Bela.
Acompanhados, pontualmente, por elementos da Associação RAIA, as ações dos jovens visam, igualmente, potenciar a consciencialização ambiental da comunidade. Um dia destes, tiveram a visita da Vereadora da Juventude, Daniela Fernandes, que elogiou e agradeceu o trabalho efetuado na proteção ambiental do nosso território.
A Amnistia Internacional divulgou o seu habitual “Dois Minutos para os Direitos Humanos”, chamando a atenção para situações graves e urgentes que continuam a afetar milhões de pessoas em diferentes partes do mundo, desde a discriminação racial sistémica até conflitos armados, ameaças a povos indígenas e possíveis crimes internacionais.
O abastecimento de água poderá sofrer perturbações, com possibilidade de interrupção, esta quarta-feira, dia 14 de janeiro, entre as 9h30 e as 11h30, numa zona da freguesia de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
A Escola Secundária de Monserrate brilhou no Parlamento dos Jovens ao vencer o Prémio Reportagem Nacional na categoria Multimédia. O trabalho premiado foi desenvolvido pela aluna Caetana Sílvia, que representou a escola na Sessão Nacional 2024/2025.
Um homem de 51 anos foi detido pela PSP na madrugada desta terça-feira após vandalizar o edifício do Tribunal de Viana do Castelo, localizado na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes de Coura reforçou esta semana a sua capacidade de resposta a emergências com a criação de uma segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP), que passa a contar com cinco novos bombeiros profissionais. Com esta expansão, o concelho passa a dispor de 10 elementos permanentes, elevando para 27 o total de profissionais ao serviço da população.
O Município de Arcos de Valdevez deu mais um passo na modernização dos serviços de limpeza urbana com a aquisição de duas novas viaturas de recolha de resíduos, destacando-se uma viatura 100% elétrica, destinada à recolha de biorresíduos verdes provenientes de jardins, parques e outros espaços públicos municipais.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai colocar à venda, em hasta pública no dia 26 de janeiro de 2026, 19 lotes de terreno municipais localizados no Pólo Industrial do Granito das Pedras Finas, em Arcozelo.