A rede de fibra ótica chegou a todas as freguesias do Vale do Gadanha, sendo expectável que, até ao final do segundo trimestre deste ano, atinja a totalidade do nosso concelho, abrangendo 95% das habitações.
A expansão e otimização da estrutura digital garante a criação de condições técnicas e tecnológicas fundamentais para que as famílias e as empresas monçanenses disponham de um serviço de comunicação moderno e inovador, com maior velocidade, melhor cobertura e mais qualidade.
Este investimento assegura igualdade no acesso ao mundo digital, melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos agregados familiares e diminuição de situações de isolamento.
Num contexto de modernização digital, revela-se, também, como um valioso e influente fator de atratividade, diversidade e competitividade empresarial, com consequências vantajosas ao nível da economia local e mercado laboral.
Além da valorização individual e empresarial, através de uma comunicação mais célere e eficaz, a realidade emergente no setor digital, aliada às novas metodologias laborais, potencia o desenvolvimento harmonioso e equilibrado em todo o concelho, contribuindo para incentivar a fixação de pessoas nas zonas mais afastadas.
“A fibra ótica conecta lugares, aproxima pessoas e impulsiona o futuro coletivo de Monção, assumindo-se como um veículo de comunicação aberto ao mundo, com serviço rápido e eficiente, que proporciona maior qualidade de vida às famílias e melhores condições técnicas e operacionais às empresas”.
O mês de janeiro de 2025 ficou marcado por acontecimentos de forte impacto social, político e humano no Alto Minho, muitos deles em destaque na Viana TV.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o palco da tradicional festa de passagem de ano, marcada para a noite de 31 de dezembro. As portas abrem às 23h00, prometendo uma noite repleta de animação, música e surpresas, que se prolongará até às 06h00 do dia seguinte.
A 15ª jornada da Primeira Divisão AF Viana do Castelo, última do calendário de 2025, trouxe emoções fortes e definiu a liderança da competição.
A 15ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, fechou o calendário de 2025 com emoção e resultados surpreendentes.
A 12.ª Corrida de São Silvestre de Viana do Castelo voltou a consagrar Mónica Silva, do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, que venceu a prova feminina com o tempo de 34:46, repetindo os triunfos alcançados em 2022, 2023 e 2024. A atleta, que é também madrinha da corrida, reforça assim o seu domínio absoluto na competição vianense, tornando-se uma das figuras maiores da história do evento.
A atriz francesa Brigitte Bardot, uma das maiores figuras do cinema europeu do século XX, morreu aos 91 anos, informou hoje a Fundação Brigitte Bardot em comunicado.
A edição 2025 do Lourear a Pevide voltou a afirmar Ponte de Lima como território de excelência na valorização da gastronomia local e do Vinho Verde Loureiro, reforçando a ligação entre restauração, produtores, consumidores e identidade territorial. A forte participação do público confirmou o crescente interesse por esta iniciativa, que alia tradição, inovação e envolvimento comunitário.