O Município de Monção dedica, o último domingo de abril e o primeiro domingo de maio, à promoção e divulgação da etnografia local, através de atuações dos agrupamentos folclóricos do concelho.
Verdadeiros embaixadores da cultura popular, os ranchos folclóricos, com o seu repertório, trajes e versatilidade, prometem “virar” a Praça Deu-la-Deu, numa manifestação genuína da vivência comunitária e identidade ancestral.
Com décadas de trabalho meritório, o folclore traduz-se na autenticidade, alegria e qualidade colocadas em palco, realçando-se, também, o rejuvenescimento dos grupos com o “recrutamento” de muitas crianças e jovens.
No concelho de Monção, a passagem de testemunho faz-se com dedicação e honra pelos antecessores, mantendo bem acesa a chama da cultura popular, que aquece o sentir e o viver dos monçanenses.
27 de abril, 15h30
Rancho Folclórico “Estrela dos Vales”
Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita
Rancho Folclórico “Os Moleirinhos do Gadanha”
1 de maio, 15h30
Grupo Danças e Cantares de Mazedo
Grupo Folclórico “Os Amigos de Longos Vales”
ACRD São Mamede de Troviscoso
4 de maio, 15h30
Rancho Folclórico de Santa Maria de Moreira
Grupo Folclórico das Lavradeiras S. Pedro de Merufe
Grupo Folclórico de Pinheiros
O Conselho Local de Ação Social (CLAS) reuniu-se esta sexta-feira na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, sob a presidência da vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, para apresentar novas ferramentas e projetos que reforçam a intervenção social no concelho.
O rio Minho transbordou durante a madrugada de quinta-feira, atingindo o muro das termas novas de Monção e provocando inundações em várias zonas da vila. Entre as áreas afetadas estão o parque infantil, o exterior da piscina municipal e o estacionamento do parque das Caldas.
O jogo entre as equipas seniores masculinas do Voleibol Clube de Viana e do Sport Operário Marinhense, agendado para este sábado, não se vai realizar devido aos estragos provocados pela depressão Kristin na região de Leiria.
A Câmara de Arcos de Valdevez encerrou a estrada municipal que atravessa a freguesia de Cendufe, na sequência da derrocada de um talude que sustenta a via. O presidente da Câmara, Olegário Gonçalves, adiantou que o deslizamento atingiu apenas cerca de 20 centímetros da estrada e não provocou vítimas nem danos materiais.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou a solidariedade da União Europeia a Portugal, na sequência das fortes tempestades e inundações que têm devastado várias regiões do país.
Portugal continental vai começar a sentir na manhã de sábado os efeitos da depressão Marta, que vai trazer chuva intensa, vento forte, agitação marítima e neve nas zonas mais altas. O alerta é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê condições adversas especialmente nas regiões do Sul e do Centro.
O GD Areosense acaba de lançar um novo projeto desportivo no clube: a equipa de Walking Football. Esta variante do futebol tem como objetivo incentivar a prática desportiva entre pessoas com mais de 50 anos, promovendo saúde, bem-estar e convívio social.