O Município de Monção dedica, o último domingo de abril e o primeiro domingo de maio, à promoção e divulgação da etnografia local, através de atuações dos agrupamentos folclóricos do concelho.
Verdadeiros embaixadores da cultura popular, os ranchos folclóricos, com o seu repertório, trajes e versatilidade, prometem “virar” a Praça Deu-la-Deu, numa manifestação genuína da vivência comunitária e identidade ancestral.
Com décadas de trabalho meritório, o folclore traduz-se na autenticidade, alegria e qualidade colocadas em palco, realçando-se, também, o rejuvenescimento dos grupos com o “recrutamento” de muitas crianças e jovens.
No concelho de Monção, a passagem de testemunho faz-se com dedicação e honra pelos antecessores, mantendo bem acesa a chama da cultura popular, que aquece o sentir e o viver dos monçanenses.
27 de abril, 15h30
Rancho Folclórico “Estrela dos Vales”
Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita
Rancho Folclórico “Os Moleirinhos do Gadanha”
1 de maio, 15h30
Grupo Danças e Cantares de Mazedo
Grupo Folclórico “Os Amigos de Longos Vales”
ACRD São Mamede de Troviscoso
4 de maio, 15h30
Rancho Folclórico de Santa Maria de Moreira
Grupo Folclórico das Lavradeiras S. Pedro de Merufe
Grupo Folclórico de Pinheiros
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.
A Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, recebe este sábado, às 15h00, o tradicional Feirão do Mel, uma iniciativa gastronómica promovida pela Associação dos Grupos Folclóricos do Alto Minho. O evento promete animar a cidade e atrair visitantes interessados em conhecer e adquirir mel de qualidade para o inverno.
A Magic Van da Salsa Jeans passou por Viana do Castelo naquela que foi uma das etapas mais participadas do percurso nacional. A iniciativa — que transformou uma carrinha num provador móvel — esteve na cidade no final de setembro, atraindo dezenas de mulheres interessadas em descobrir o seu Perfect Fit e partilhar experiências sobre a escolha de jeans.