O Município de Monção dedica, o último domingo de abril e o primeiro domingo de maio, à promoção e divulgação da etnografia local, através de atuações dos agrupamentos folclóricos do concelho.
Verdadeiros embaixadores da cultura popular, os ranchos folclóricos, com o seu repertório, trajes e versatilidade, prometem “virar” a Praça Deu-la-Deu, numa manifestação genuína da vivência comunitária e identidade ancestral.
Com décadas de trabalho meritório, o folclore traduz-se na autenticidade, alegria e qualidade colocadas em palco, realçando-se, também, o rejuvenescimento dos grupos com o “recrutamento” de muitas crianças e jovens.
No concelho de Monção, a passagem de testemunho faz-se com dedicação e honra pelos antecessores, mantendo bem acesa a chama da cultura popular, que aquece o sentir e o viver dos monçanenses.
27 de abril, 15h30
Rancho Folclórico “Estrela dos Vales”
Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita
Rancho Folclórico “Os Moleirinhos do Gadanha”
1 de maio, 15h30
Grupo Danças e Cantares de Mazedo
Grupo Folclórico “Os Amigos de Longos Vales”
ACRD São Mamede de Troviscoso
4 de maio, 15h30
Rancho Folclórico de Santa Maria de Moreira
Grupo Folclórico das Lavradeiras S. Pedro de Merufe
Grupo Folclórico de Pinheiros
As inscrições para o Mercado de Natal de Viana do Castelo encerram esta segunda-feira, 24 de novembro. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Vianafestas no âmbito da programação “Viana Coração do Natal”, volta a animar a cidade entre 5 e 23 de dezembro.
O Tribunal de Trabalho de Viana do Castelo iniciou na quinta-feira, 20 de novembro, o julgamento do processo movido, em 2014, por antigos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que contestam o despedimento coletivo que marcou o encerramento da empresa pública. A ação, que começou com 12 autores e hoje envolve oito, tornou-se um dos processos laborais mais extensos da região, acumulando já 13 volumes.
A Câmara Municipal de Caminha anunciou que já tem garantido financiamento comunitário para duas intervenções prioritárias: a recuperação da praia de Moledo e o desassoreamento do rio Minho.
A Senhora do Minho, em Viana do Castelo, foi palco de uma operação de fogo controlado destinada à renovação de pastagens e à gestão preventiva do território. A ação contou com a presença dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, que integraram uma vasta equipa de entidades envolvidas na defesa da floresta e na proteção civil.
O Projeto Bem Comum terminou este sábado dois anos de intervenção focada na valorização e gestão sustentável dos baldios do Norte do país, numa sessão realizada na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC). O encontro reuniu comunidades, autarcas e representantes de entidades públicas, destacando o papel da academia na capacitação local e na criação de soluções aplicadas ao território.
A Casa da Cultura de Ponte da Barca recebe, no próximo dia 28 de novembro, às 21h00, a conferência “Qual o Futuro para o Lobo – A Importância do Restauro Ecológico”, inserida na iniciativa “Reais Conversas com…”, promovida pela Real Associação de Viana do Castelo, com o apoio do Município de Ponte da Barca.
O presidente da Câmara de Paredes de Coura, Tiago Cunha, foi recentemente cooptado para integrar a Comissão Executiva do Turismo do Porto e Norte de Portugal.