Logo
Regional

Monção vai ter uma sinalética mais moderna

22 Julho, 2025 | 16:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O centro urbano de Monção vai ter uma sinalética mais moderna, atrativa e uniforme. Os trabalhos, adjudicados à empresa "Bricantel, Lda", pelo montante global de 77.845,34 €, avançam a breve prazo, introduzindo, no espaço público, novos elementos informativos e identificativos da Marca Monção.

A renovação da sinalética enquadra-se, por um lado, na necessidade de atualizar e otimizar a informação existente e, por outro, em reforçar a imagem de modernização, sustentabilidade e requalificação do espaço público, verificada nos últimos anos.

Face ao progressivo aumento de visitantes, resultante da oferta turística municipal, através da realização de um conjunto apelativo e convidativo de atividades culturais, pretende-se, também, transmitir um conceito de vanguarda e homogeneidade informativa, potenciando a nossa capacidade de atração de visitantes.

A intervenção prevista divide-se em três segmentos: (Núcleo Urbano, Centro Histórico e Envolvente e Acessos ao Centro Urbano), correspondendo a uma área delimitada pelo Rio Minho, a norte, pela Rua da Lavandeira, a nascente, pela EN 101 e EN 202, a sul, e pela Avenida da Galiza, a poente.

No Núcleo Medieval, de acesso maioritariamente pedonal, a sinalização indica as 7 entradas naquela área histórica, instalando-se elementos informativos no início das artérias. Pretende-se, genericamente, informar os visitantes, em circuito pedonal, dos pontos de referência dentro do núcleo medieval.

Absorvendo a grande parte do volume de elementos sinalizadores, no Centro Histórico e Envolvente será substituída toda a sinalização existente, sendo acrescentados novos pontos de visitação, focados, essencialmente, em locais de interesse turístico e serviços públicos/municipais.

Nos Acessos ao Centro Urbano, a sinalização visa orientar o trânsito rodoviário que pretende entrar no centro urbano, através da EN 101, EN 2020 e Ponte Internacional com Salvaterra do Miño. Procura-se, igualmente, informar os automobilistas sobre as diversas direções na saída do centro urbano.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 10 Novembro, 2025

Escolas de Viana do Castelo integram programa internacional de literacia anticorrupção

Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.

Regional 10 Novembro, 2025

Estão abertas as inscrições para o Mercado de Natal 2025 em Vila Nova de Cerveira

A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.

Regional 10 Novembro, 2025

Diocese de Viana do Castelo apela à renovação e compromisso comunitário

Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.

Regional 10 Novembro, 2025

Viana do Castelo assinala 400 anos do Convento do Carmo com Jornadas de História

O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.

Regional 10 Novembro, 2025

Arcos de Valdevez investe 2,5 milhões na ampliação do Centro de Saúde

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Regional 10 Novembro, 2025

Valença prolonga prazo do concurso para construção de creche em Gandra

A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.

Regional 10 Novembro, 2025

Vila Nova de Cerveira investe quatro milhões em água e saneamento

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.