O centro urbano de Monção vai ter uma sinalética mais moderna, atrativa e uniforme. Os trabalhos, adjudicados à empresa "Bricantel, Lda", pelo montante global de 77.845,34 €, avançam a breve prazo, introduzindo, no espaço público, novos elementos informativos e identificativos da Marca Monção.
A renovação da sinalética enquadra-se, por um lado, na necessidade de atualizar e otimizar a informação existente e, por outro, em reforçar a imagem de modernização, sustentabilidade e requalificação do espaço público, verificada nos últimos anos.
Face ao progressivo aumento de visitantes, resultante da oferta turística municipal, através da realização de um conjunto apelativo e convidativo de atividades culturais, pretende-se, também, transmitir um conceito de vanguarda e homogeneidade informativa, potenciando a nossa capacidade de atração de visitantes.
A intervenção prevista divide-se em três segmentos: (Núcleo Urbano, Centro Histórico e Envolvente e Acessos ao Centro Urbano), correspondendo a uma área delimitada pelo Rio Minho, a norte, pela Rua da Lavandeira, a nascente, pela EN 101 e EN 202, a sul, e pela Avenida da Galiza, a poente.
No Núcleo Medieval, de acesso maioritariamente pedonal, a sinalização indica as 7 entradas naquela área histórica, instalando-se elementos informativos no início das artérias. Pretende-se, genericamente, informar os visitantes, em circuito pedonal, dos pontos de referência dentro do núcleo medieval.
Absorvendo a grande parte do volume de elementos sinalizadores, no Centro Histórico e Envolvente será substituída toda a sinalização existente, sendo acrescentados novos pontos de visitação, focados, essencialmente, em locais de interesse turístico e serviços públicos/municipais.
Nos Acessos ao Centro Urbano, a sinalização visa orientar o trânsito rodoviário que pretende entrar no centro urbano, através da EN 101, EN 2020 e Ponte Internacional com Salvaterra do Miño. Procura-se, igualmente, informar os automobilistas sobre as diversas direções na saída do centro urbano.
Depois de um início difícil, com três derrotas na fase de grupos, a seleção portuguesa de hóquei em patins mostrou uma recuperação impressionante e garantiu a presença na final do Campeonato Europeu. Numa partida eletrizante disputada no pavilhão de Lordelo, Portugal venceu a Espanha nas grandes penalidades, após um empate a dois golos no tempo regulamentar.
O Pavilhão José Natário foi esta sexta-feira palco de mais um emocionante capítulo do clássico minhoto entre Juventude Viana e Óquei Clube de Barcelos. Na XIV edição da Taça Crédito Agrícola do Noroeste, os vianenses venceram por 2-1, com um golo decisivo nos derradeiros 30 segundos da partida.
A aguardada atuação das Fillas de Cassandra promete ser um dos grandes momentos da edição deste ano do Festival Viana Bate Forte. No sábado, dia 13, às 00h30, o duo sobe ao Palco da Liberdade, localizado na Praça da Liberdade, para um concerto que já está a gerar grande expectativa entre os amantes da música na região.
Todos os sábados de setembro, o centro histórico de Viana do Castelo transforma-se num espaço vibrante de alegria, convívio e criatividade com o regresso do projeto Rua a Brincar.
A edição 2025/2026 da Liga Feminina Placard arranca este sábado, 6 de setembro, e a primeira jornada reserva desde logo um dos duelos mais aguardados da época: o Santa Luzia FC, vice-campeão nacional, desloca-se ao terreno do GCR Nun’Álvares, atual detentor do título, num jogo marcado para as 19h30, em Fafe. A partida terá transmissão em direto no Canal 11.
O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) tem disponíveis várias bolsas e apoios destinados a estudantes do ensino superior, com o objetivo de garantir condições de equidade no acesso e permanência no ensino superior. Os apoios abrangem áreas como alimentação, alojamento, material de estudo, estágios e integração de estudantes internacionais.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca distribuiu cerca de 1800 quilos de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias mais afetadas pelos incêndios que devastaram o concelho em julho.