O centro urbano de Monção vai ter uma sinalética mais moderna, atrativa e uniforme. Os trabalhos, adjudicados à empresa "Bricantel, Lda", pelo montante global de 77.845,34 €, avançam a breve prazo, introduzindo, no espaço público, novos elementos informativos e identificativos da Marca Monção.
A renovação da sinalética enquadra-se, por um lado, na necessidade de atualizar e otimizar a informação existente e, por outro, em reforçar a imagem de modernização, sustentabilidade e requalificação do espaço público, verificada nos últimos anos.
Face ao progressivo aumento de visitantes, resultante da oferta turística municipal, através da realização de um conjunto apelativo e convidativo de atividades culturais, pretende-se, também, transmitir um conceito de vanguarda e homogeneidade informativa, potenciando a nossa capacidade de atração de visitantes.
A intervenção prevista divide-se em três segmentos: (Núcleo Urbano, Centro Histórico e Envolvente e Acessos ao Centro Urbano), correspondendo a uma área delimitada pelo Rio Minho, a norte, pela Rua da Lavandeira, a nascente, pela EN 101 e EN 202, a sul, e pela Avenida da Galiza, a poente.
No Núcleo Medieval, de acesso maioritariamente pedonal, a sinalização indica as 7 entradas naquela área histórica, instalando-se elementos informativos no início das artérias. Pretende-se, genericamente, informar os visitantes, em circuito pedonal, dos pontos de referência dentro do núcleo medieval.
Absorvendo a grande parte do volume de elementos sinalizadores, no Centro Histórico e Envolvente será substituída toda a sinalização existente, sendo acrescentados novos pontos de visitação, focados, essencialmente, em locais de interesse turístico e serviços públicos/municipais.
Nos Acessos ao Centro Urbano, a sinalização visa orientar o trânsito rodoviário que pretende entrar no centro urbano, através da EN 101, EN 2020 e Ponte Internacional com Salvaterra do Miño. Procura-se, igualmente, informar os automobilistas sobre as diversas direções na saída do centro urbano.
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.