O Município de Monção vai investir cerca de 300 mil euros para requalificar a rede viária em Portela, em Trute e em Barroças e Taias.
As três empreitadas, com uma extensão de 2.6 quilómetros, integram o plano estratégico de requalificação da rede viária concelhia e representam um investimento global de 294.803.70 euros. As ruas beneficiadas são a Estrada Chão dos Coelhos/Rua do Barral, em Portela, Rua de Sande, em Trute, e a Rua de Barroças/Quelha de Verdizão, em Barroças e Taias.
Segundo o Município de Monção, as obras vão avançar a “breve prazo” e serão efetuadas pela empresa monçanense, “Habimonção, Construções, Lda”.
“As intervenções previstas incidirão na melhoria do pavimento rodoviário, encaminhamento de águas pluviais e acesso às habitações e campos agrícolas. Pretende-se uma circulação mais cómoda e segura, facilitando a rotina diária das populações locais”, esclareceu a autarquia, através de uma nota de imprensa.
O presente investimento insere-se num conjunto de empreitadas em estradas e caminhos do concelho, divididas em sete lotes, cujo objetivo geral consiste “na requalificação da rede viária em 18 freguesias do concelho, envolvendo um montante global de 1.8 milhões de euros”.

No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.
A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.
Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?