Logo
Regional

Monção tem novo acesso pedonal

2 Outubro, 2024 | 10:55
Partilhar
Eduarda Alves
Menos de 1 minuto de leitura

Dando continuidade ao projeto de beneficiação global da envolvente da antiga estação da CP, o Município de Monção procedeu à abertura, do novo acesso pedonal entre a Avenida D. Afonso III, a Rua do Cano e o Largo Dr. Oliveira e Silva (Largo das Finanças).

A intervenção, da responsabilidade da empresa Ibernarom, Lda, no valor de 186.672,00 €, englobou a criação de uma escadaria, pérgula, passeios, árvores e espaços ajardinados. Contemplou, também, o reforço da iluminação pública, sobressaindo, neste quadro, o antigo depósito de água da CP.

A presente requalificação, onde constou o prolongamento da “virgula” rodoviária junto à sede da Banda Musical de Monção, assegura maior disciplina e fluidez do trânsito automóvel, garantindo, ainda, um acesso mais facilitado ao Parque de Estacionamento da Cova do Cão.

O novo acesso pedonal é parte integrante do projeto de requalificação daquela área, uma das principais entradas no centro histórico. Em dezembro de 2023, abriu ao público a Avenida D. Afonso III, valorizando a mobilidade pedonal, a sustentabilidade ambiental e o património edificado.

Centrado em três aspetos fundamentais da vivência comunitária, nomeadamente, a requalificação urbanística, a eficiência energética e a dinamização comercial, o projeto de requalificação em curso terá continuidade com a beneficiação da Rua das Cancelas e toda a área junto à muralha.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 3 Fevereiro, 2026

Apoios à mobilidade da CIM Alto Minho entraram ontem em vigor com efeitos a janeiro

O regulamento que estabelece os apoios à mobilidade atribuídos pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aos operadores de transportes entrou ontem em vigor, produzindo efeitos retroativos a 1 de janeiro.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Descargas da barragem de Touvedo provocam inundações em Ponte de Lima e Ponte da Barca

As descargas da barragem de Touvedo, em Ponte da Barca, aumentaram o caudal do rio Lima, provocando inundações nas zonas ribeirinhas de Ponte de Lima e Ponte da Barca, situação que continua esta terça-feira a ser acompanhada pelas autoridades.

Regional 2 Fevereiro, 2026

Mercado imobiliário em Viana do Castelo dispara 16,8% em um ano

Os preços das casas em Viana do Castelo registaram uma subida expressiva nos últimos 12 meses. Segundo o índice do portal imobiliário Idealista, em janeiro de 2026 o valor mediano por metro quadrado atingiu 2.233 euros, refletindo um aumento de 16,8% face a janeiro de 2025.

Nacional 2 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo lança campanha solidária para apoiar vítimas da tempestade Kristin

O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.

Regional 2 Fevereiro, 2026

Paredes de Coura celebra fevereiro com cultura, teatro e tradições do Entrudo

Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.

Regional 2 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo: Reunião camarária aborda revisão orçamental, mobilidade e protocolos sociais

A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.

Cultura 2 Fevereiro, 2026

Viana Jazz entre os 10 melhores festivais ibéricos

O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.