Dando continuidade ao projeto de beneficiação global da envolvente da antiga estação da CP, o Município de Monção procedeu à abertura, do novo acesso pedonal entre a Avenida D. Afonso III, a Rua do Cano e o Largo Dr. Oliveira e Silva (Largo das Finanças).
A intervenção, da responsabilidade da empresa Ibernarom, Lda, no valor de 186.672,00 €, englobou a criação de uma escadaria, pérgula, passeios, árvores e espaços ajardinados. Contemplou, também, o reforço da iluminação pública, sobressaindo, neste quadro, o antigo depósito de água da CP.
A presente requalificação, onde constou o prolongamento da “virgula” rodoviária junto à sede da Banda Musical de Monção, assegura maior disciplina e fluidez do trânsito automóvel, garantindo, ainda, um acesso mais facilitado ao Parque de Estacionamento da Cova do Cão.
O novo acesso pedonal é parte integrante do projeto de requalificação daquela área, uma das principais entradas no centro histórico. Em dezembro de 2023, abriu ao público a Avenida D. Afonso III, valorizando a mobilidade pedonal, a sustentabilidade ambiental e o património edificado.
Centrado em três aspetos fundamentais da vivência comunitária, nomeadamente, a requalificação urbanística, a eficiência energética e a dinamização comercial, o projeto de requalificação em curso terá continuidade com a beneficiação da Rua das Cancelas e toda a área junto à muralha.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.
A freguesia de Carreço acolhe este sábado, 31 de janeiro, a primeira edição do evento “Ecos de Janeiro”, uma iniciativa dedicada à preservação e valorização do Cantar dos Reis, tradição do património imaterial português.
A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, a Académica de Coimbra, em jogo da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de hóquei em patins, no Pavilhão José Natário.