As festas em honra de Nossa Senhora da Rosa, que decorrem no fim de semana em Monção, têm nos tapetes floridos confecionados nas ruas do centro histórico um dos seus números emblemáticos, foi esta quinta-feira divulgado.
Em comunicado, a autarquia do distrito de Viana do Castelo explicou que os funcionários do município, com a ajuda de vários elementos de uma associação de Ponteareas, na Galiza, decoram o Largo de Camões, no núcleo medieval da vila, com tapetes floridos.
No Corpo de Deus, vários funcionários da Câmara de Monção retribuem, apoiando no “embelezamento de uma rua naquela localidade galega”.
Os tapetes são confecionados na noite de sábado, para que no domingo, “as ruas acordem enfeitadas com pétalas, funcho, borras de café e serrim de várias cores, com criativos desenhos geométricos e diversos motivos religiosos”, iniciativa que recebe “milhares” de visitantes.


A Região Norte volta a afirmar-se como líder nacional no compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contabilizando 426 projetos registados na Plataforma ODSlocal, provenientes de 49 municípios.
A ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, afirmou esta terça-feira, no Parlamento, que a produção de energia eólica no mar (“offshore”) só avançará quando for economicamente viável, sublinhando que esse cenário “ainda está muito longe” de acontecer.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana apresenta a estreia de “Quero Ser Feliz Agora!”, um novo espetáculo integrado no Projeto de Teatro Escolar 2025–2026, destinado ao público do ensino secundário e ao público em geral.
A Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) recebe, nos dias 6 e 7 de novembro, a 20.ª edição do Encontro Internacional das Artes, dedicada ao tema “Fronteiras (in)Visíveis: A arte como território livre de expressão e encontro”.
O sentimento de pertença e o orgulho nas origens voltam a unir a comunidade cerveirense na capital. No próximo domingo, 9 de novembro, celebra-se o 16.º aniversário da Casa Cerveirense em Lisboa, um evento que promete juntar centenas de conterrâneos num dia dedicado à amizade e às tradições do Alto Minho.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) confirmou esta terça-feira, 4 de novembro, a existência de infiltrações de água em dois gabinetes clínicos e num corredor do hospital Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima.
O distrito de Viana do Castelo vai ser um dos mais afetados pela superfície frontal fria de atividade moderada a forte que atravessa o país esta quarta-feira, provocando chuva intensa, trovoadas, vento forte e forte agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).