A rotunda de São Pedro, na Estrada Nacional 202, em Monção, ganhou uma nova peça escultórica alusiva à nova identidade do Município.
A escultura, assente em betão armado e executada com estrutura em aço galvanizado, está revestida com chapa em alumínio microperfurado, no miolo das faces verticais, e com chapa opaca, nas bordaduras e na definição da letra minúscula “m”. A base encontra-se revestida por chapa de alumínio opaca, sobressaindo a assinatura “Monção Deixa Marca”.
Com uma altura de 3,60 metros, tanto o elemento principal como as inscrições, encontram-se iluminadas, no interior, com tecnologia LED de baixa intensidade. Este “é o ponto de partida para a colocação de novas esculturas, alusivas à história, cultura e tradição, em outras rotundas de acesso à sede do concelho. O objetivo é criar uma representação visual daquilo que o município tem para oferecer”, explicou António Barbosa, presidente da Câmara Municipal de Monção.

Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.
Vila Nova de Cerveira e Tomiño, na Galiza, vão receber um investimento de mais de 521 mil euros com o projeto Eurocidade Inteligente, aprovado no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal. Do total, 391 mil euros são financiados pelo FEDER.
O ano de 2026 arranca em Viana do Castelo com energia e espírito desportivo graças à já tradicional Free Running da “Ressaca”, marcada para as 10h00 do dia 1 de janeiro.
Assinala-se hoje o quarto aniversário da morte de Francisco José Torres Sampaio (1937–2021), personalidade incontornável da vida cultural e turística do Alto Minho, amplamente reconhecido como o “Senhor Turismo” da região.
A Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia voltou, em agosto de 2025, a colocar Viana do Castelo no centro das maiores manifestações religiosas e culturais do país, reunindo milhares de fiéis, visitantes e turistas numa celebração que cruzou fé, identidade e tradição popular.
O centro histórico de Viana do Castelo é hoje palco de uma edição especial de fim de ano do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que promete animar vianenses e visitantes ao longo de todo o dia, na Praça da República, entre as 10h00 e as 20h00.