Após um processo de requalificação, que englobou colocação de cobertura e um novo gradeamento, o Polidesportivo da Escola da Estrada, em Mazedo, já está ao serviço da comunidade educativa. Hoje, as portas abriram-se, pela primeira vez, e as crianças manifestaram-se, alegres e entusiasmadas com a nova estrutura.
A disponibilização deste espaço funcional para a aprendizagem e prática desportiva, no valor de 129.881,33 €, suportado, na totalidade, pela Câmara Municipal de Monção, responde ao desejo comum de valorização da componente desportiva e lúdica naquele estabelecimento de ensino.
António Barbosa, que esteve presente no local, constatou o contentamento natural das crianças, divididas entre chutar à baliza e lançar ao cesto, enaltecendo a importância deste género de equipamentos para reforçar o exercício físico e favorecer um ambiente propicio à atividade desportiva.

“A nossa missão é garantir as melhores condições de vida, conforto e bem-estar a todos os monçanenses. Sempre que o fazemos, sentimos uma grande satisfação. Quando isso acontece com as crianças, a sensação é muito especial. Estamos a contribuir, objetivamente, para o futuro da nossa terra, algo que nos deixa emocionados e felizes”.
A requalificação do Polidesportivo da Estrada, em Mazedo, é parte integrante de um projeto abrangente de beneficiação dos equipamentos escolares do concelho de Monção. Nos últimos anos, decorreram trabalhos de valorização nas coberturas dos edifícios, nas estruturas desportivas, nas salas de aula, nas cantinas, e nos demais espaços interiores e exteriores.
“Neste dia, onde demos mais um passo na vertente educacional e desportiva, celebramos com um brinde coletivo entre o Presidente, vereadores e técnicos do Município de Monção, direção do Agrupamento de Escolas de Monção, coordenação da Escola Básica da Estrada, e União de Freguesias de Mazedo e Cortes. Os copos tocaram-se com o desejo de um futuro, cada vez, melhor para as nossas crianças” disse o Presidente da Câmara de Monção.

Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.
A organização da Corrida São Silvestre CLS Brands de Viana do Castelo reconheceu que o atual formato da prova atingiu o limite face ao número recorde de participantes e anunciou que serão introduzidas alterações já nas próximas edições.
Viana do Castelo realizou esta segunda-feira, 29 de dezembro, uma ação de fogo controlado na freguesia de Outeiro, numa iniciativa integrada na estratégia municipal de prevenção de incêndios rurais e de gestão ativa do território.
Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.