Após um processo de requalificação, que englobou colocação de cobertura e um novo gradeamento, o Polidesportivo da Escola da Estrada, em Mazedo, já está ao serviço da comunidade educativa. Hoje, as portas abriram-se, pela primeira vez, e as crianças manifestaram-se, alegres e entusiasmadas com a nova estrutura.
A disponibilização deste espaço funcional para a aprendizagem e prática desportiva, no valor de 129.881,33 €, suportado, na totalidade, pela Câmara Municipal de Monção, responde ao desejo comum de valorização da componente desportiva e lúdica naquele estabelecimento de ensino.
António Barbosa, que esteve presente no local, constatou o contentamento natural das crianças, divididas entre chutar à baliza e lançar ao cesto, enaltecendo a importância deste género de equipamentos para reforçar o exercício físico e favorecer um ambiente propicio à atividade desportiva.

“A nossa missão é garantir as melhores condições de vida, conforto e bem-estar a todos os monçanenses. Sempre que o fazemos, sentimos uma grande satisfação. Quando isso acontece com as crianças, a sensação é muito especial. Estamos a contribuir, objetivamente, para o futuro da nossa terra, algo que nos deixa emocionados e felizes”.
A requalificação do Polidesportivo da Estrada, em Mazedo, é parte integrante de um projeto abrangente de beneficiação dos equipamentos escolares do concelho de Monção. Nos últimos anos, decorreram trabalhos de valorização nas coberturas dos edifícios, nas estruturas desportivas, nas salas de aula, nas cantinas, e nos demais espaços interiores e exteriores.
“Neste dia, onde demos mais um passo na vertente educacional e desportiva, celebramos com um brinde coletivo entre o Presidente, vereadores e técnicos do Município de Monção, direção do Agrupamento de Escolas de Monção, coordenação da Escola Básica da Estrada, e União de Freguesias de Mazedo e Cortes. Os copos tocaram-se com o desejo de um futuro, cada vez, melhor para as nossas crianças” disse o Presidente da Câmara de Monção.

O Governo galego anunciou a criação, no próximo ano, de uma nova categoria destinada a reconhecer rotas culturais de interesse regional associadas ao Caminho de Santiago, incluindo o Caminho Cultural de Santiago da Geira e dos Arrieiros, que começa em Braga.
Vila Nova de Cerveira prepara uma Passagem de Ano 2025-2026 marcada pelo glamour dos Anos 20, com dois palcos, banda ao vivo e quatro DJ’s de renome. A iniciativa da Câmara Municipal aposta numa programação diversificada, dirigida a diferentes públicos, com animação garantida até de manhã.
Viana do Castelo foi palco do I Encontro Nacional de InVolei, evento pioneiro de desporto adaptado que reuniu mais de 60 participantes no Centro Cultural da cidade, com delegações da APPACDM de Viana do Castelo e da APPACDM da Trofa.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) registou, este sábado, o parto número 1500 deste ano, um marco que reflete o aumento da procura pelos serviços de saúde materna na região.
A Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda (ACRDM) promoveu recentemente a iniciativa solidária “Uma Receita de Amor”, envolvendo as crianças da freguesia de Miranda, no concelho de Arcos de Valdevez, na criação de postais de Natal e pequenos mimos para os idosos da comunidade local.
A Operação de Natal da PSP e da GNR registou 15 vítimas mortais e 1.444 feridos, dos quais 89 em estado grave, na sequência de 4.847 acidentes de viação ocorridos entre 18 e 26 de dezembro, segundo dados divulgados pelas autoridades.
O Centro Social de Santa Marta viveu, ao longo da última semana, momentos de grande significado humano e comunitário, num ambiente pautado pelo verdadeiro espírito natalício, pela solidariedade e pela emoção.