Após um processo de requalificação, que englobou colocação de cobertura e um novo gradeamento, o Polidesportivo da Escola da Estrada, em Mazedo, já está ao serviço da comunidade educativa. Hoje, as portas abriram-se, pela primeira vez, e as crianças manifestaram-se, alegres e entusiasmadas com a nova estrutura.
A disponibilização deste espaço funcional para a aprendizagem e prática desportiva, no valor de 129.881,33 €, suportado, na totalidade, pela Câmara Municipal de Monção, responde ao desejo comum de valorização da componente desportiva e lúdica naquele estabelecimento de ensino.
António Barbosa, que esteve presente no local, constatou o contentamento natural das crianças, divididas entre chutar à baliza e lançar ao cesto, enaltecendo a importância deste género de equipamentos para reforçar o exercício físico e favorecer um ambiente propicio à atividade desportiva.

“A nossa missão é garantir as melhores condições de vida, conforto e bem-estar a todos os monçanenses. Sempre que o fazemos, sentimos uma grande satisfação. Quando isso acontece com as crianças, a sensação é muito especial. Estamos a contribuir, objetivamente, para o futuro da nossa terra, algo que nos deixa emocionados e felizes”.
A requalificação do Polidesportivo da Estrada, em Mazedo, é parte integrante de um projeto abrangente de beneficiação dos equipamentos escolares do concelho de Monção. Nos últimos anos, decorreram trabalhos de valorização nas coberturas dos edifícios, nas estruturas desportivas, nas salas de aula, nas cantinas, e nos demais espaços interiores e exteriores.
“Neste dia, onde demos mais um passo na vertente educacional e desportiva, celebramos com um brinde coletivo entre o Presidente, vereadores e técnicos do Município de Monção, direção do Agrupamento de Escolas de Monção, coordenação da Escola Básica da Estrada, e União de Freguesias de Mazedo e Cortes. Os copos tocaram-se com o desejo de um futuro, cada vez, melhor para as nossas crianças” disse o Presidente da Câmara de Monção.

Entre 28 de novembro e 8 de dezembro, a Fortaleza de Valença transforma-se novamente num verdadeiro paraíso para os amantes de chocolate, com a realização de mais uma edição do evento Valença Fortaleza de Chocolate, considerado o mais doce da época natalícia.
Ponte de Lima vai receber, entre 13 de dezembro de 2024 e 22 de março de 2025, a exposição “Brinquedos que Contam Histórias”, na Sala de Exposições Temporárias do Museu do Brinquedo Português.
A 9.ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo, realizada entre 15 e 22 de novembro, encerrou com um balanço extremamente positivo, registando níveis de participação superiores aos de todas as edições anteriores. O evento, promovido pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, voltou a destacar-se pela diversidade artística e pelo compromisso exemplar com a acessibilidade.
A CP – Comboios de Portugal vai reforçar a oferta nos urbanos do Porto e de Lisboa durante os fins de semana e feriados da época natalícia, para responder ao aumento da procura motivado pelas compras, eventos e animação típica desta quadra.
A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.
A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.