Após um processo de requalificação, que englobou colocação de cobertura e um novo gradeamento, o Polidesportivo da Escola da Estrada, em Mazedo, já está ao serviço da comunidade educativa. Hoje, as portas abriram-se, pela primeira vez, e as crianças manifestaram-se, alegres e entusiasmadas com a nova estrutura.
A disponibilização deste espaço funcional para a aprendizagem e prática desportiva, no valor de 129.881,33 €, suportado, na totalidade, pela Câmara Municipal de Monção, responde ao desejo comum de valorização da componente desportiva e lúdica naquele estabelecimento de ensino.
António Barbosa, que esteve presente no local, constatou o contentamento natural das crianças, divididas entre chutar à baliza e lançar ao cesto, enaltecendo a importância deste género de equipamentos para reforçar o exercício físico e favorecer um ambiente propicio à atividade desportiva.

“A nossa missão é garantir as melhores condições de vida, conforto e bem-estar a todos os monçanenses. Sempre que o fazemos, sentimos uma grande satisfação. Quando isso acontece com as crianças, a sensação é muito especial. Estamos a contribuir, objetivamente, para o futuro da nossa terra, algo que nos deixa emocionados e felizes”.
A requalificação do Polidesportivo da Estrada, em Mazedo, é parte integrante de um projeto abrangente de beneficiação dos equipamentos escolares do concelho de Monção. Nos últimos anos, decorreram trabalhos de valorização nas coberturas dos edifícios, nas estruturas desportivas, nas salas de aula, nas cantinas, e nos demais espaços interiores e exteriores.
“Neste dia, onde demos mais um passo na vertente educacional e desportiva, celebramos com um brinde coletivo entre o Presidente, vereadores e técnicos do Município de Monção, direção do Agrupamento de Escolas de Monção, coordenação da Escola Básica da Estrada, e União de Freguesias de Mazedo e Cortes. Os copos tocaram-se com o desejo de um futuro, cada vez, melhor para as nossas crianças” disse o Presidente da Câmara de Monção.

O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.